Autores
Silva, A.M. (UECE/UFC) ; Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Magalhães, A.C. (UFC)
Resumo
Este estudo foi feito de forma pontual em uma Escola Profissionalizante de Fortaleza-CE, a qual é composta por quatro cursos técnicos, nos quais, foram trabalhados temas que relacionassem os conteúdos de química com os conteúdos do curso técnico, bem como, com a futura profissão que os estudantes atuarão no mercado de trabalho. Os temas escolhidos e aplicados foram: Cosméticos, Toxicologia dos Alimentos, Lixo Eletrônico e Tecnologia de Produtos Sanitários. Para tanto se utilizou a metodologia de ensino dos três momentos pedagógicos, em que diferentes abordagens foram utilizadas, como aplicação de questionários, atividades experimentais e trabalhos em grupo.
Palavras chaves
educação em química; ensino profissionalizante; ensino de química
Introdução
A educação, atualmente, tem buscando uma nova modalidade de ensino, mas que há muito tempo fora criada. Trata-se do ensino integral, em que diferentes tipos de conteúdos, de vertentes diferentes, são englobados em uma única didática. Com o desenvolvimento industrial, a preocupação por uma melhor educação de jovens, foram implantadas leis que tratassem desta modalidade de ensino, favorecendo assim a inclusão social de jovens para o mercado profissional (BRASIL, 1996). Objetivando incluir este ensino técnico, as escolas profissionalizantes de tempo integral foram criadas, onde os alunos desenvolvem os estudos não apenas nas disciplinas da educação básica, mas também em disciplinas técnicas com uma principal finalidade: criar mão de obra para um mercado de trabalho cada vez mais em expansão (GARCIA, 2000). Esta modalidade de ensino, como qualquer outra modalidade, está sujeita a determinados problemas no tocante ao seu desenvolvimento prático. São problemas que podem relacionar tanto à educação profissional, como também à educação regular. Muitos problemas da educação básica, que têm se integrado ao ensino profissional, podem ser tratados em cada disciplina. os professores de escolas profissionalizantes encontram um novo problema: atrair os alunos para o conteúdo das disciplinas da base regular. Tal desinteresse torna-se mais evidente quando se constata o empenho e a determinação dos alunos com as disciplinas do curso técnico.
Material e métodos
O trabalho foi todo desenvolvido em uma escola profissionalizante situada na cidade de Fortaleza - CE, que utiliza uma metodologia de ensino de tempo integral e médio. Esta escola é composta por quatro cursos técnicos que são ministrados juntos com as disciplinas regulares. Os cursos técnicos, profissionalizantes são: Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Produção de Moda e Técnico em Finanças. O total de alunos que envolvidos foram 370, distribuídos em dez turmas e quatro cursos técnicos. No primeiro momento se partiu da análise do curso e o cotidiano do profissional que ingressa na área, objetivando analisar os diferentes entendimentos dos estudantes a cerca dos temas escolhidos com sua futura vida profissional. No segundo momento foi feita uma compreensão do tema abordado, desenvolvendo conceitos, métodos, relações e orientações. No terceiro momento os alunos utilizaram dos conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula articulando com os conhecimentos técnicos obtidos no andamento do curso técnico, bem como, profissional. Como forma de registro foram feitos questionários respondidos pelos estudantes que participaram do desenvolvimento de aplicação do respectivo trabalho, desta forma o instrumento de retorno foi a teoria em ação quantificando assim os resultados em valores definidos, através de tabelas, bem como gráficos. Em partes, os questionários foram compostos além de perguntas objetivas, que facilitam o recolhimento dos resultados e uma boa avaliação, como também foram feitas perguntas subjetivas, poucas a fim de apenas analisar a opinião do aluno.
Resultado e discussão
Para o curso técnico: Produção de Moda (3 turmas e 106 alunos), o tema
desenvolvido foi “A Química dos Cosméticos”. Perguntado sobre o conhecimento do
processo de fabricação de um cosmético, 45 alunos responderam sim, enquanto 61
desconhecem. Com relação a química, após o projeto, 85 alunos apresentam
condições de descrever os compostos químicos presentes nos cosméticos, e somente
21 não conseguem (gráfico 1). Para o curso técnico: Enfermagem (2 turmas e 77
alunos), o tema desenvolvido foi “Toxicologia dos Alimentos”. Questionado se em
suas casas existem uma preocupação na manipulação e tratamento dos alimentos, 63
alunos afirmam que sim, mas 14 informaram que não. 21 alunos responderam que já
havia feito algum curso, ou consulta com algum profissional de alimentos,
entretanto a maioria não (56 alunos). Para o curso técnico: Informática (3
turmas e 111 alunos), o tema desenvolvido foi “Lixo Eletrônico”. 86 alunos
tinha conhecimento a respeito dos perigos da contaminação por meio do lixo
eletrônico, entretanto 25 não tinha. Questionado se em suas casas existem a
preocupação em fazer reciclagem e descarte do lixo eletrônico, 27 alunos
afirmaram que sim, mas 84 responderam que não (gráfico 2). Para o curso técnico:
Finanças (2 turmas e 76 alunos), o tema desenvolvido foi “Tecnologia de Produtos
Sanitário – uma miniempresa”. Os produtos sanitários alguma vez foram foco de
estudo por sua parte? Somente 8 alunos responderam sim e a grande maioria (68
alunos) responderam não. A relação entre a criação de uma empresa e os processos
de produção se tornaram agora uma preocupação para sua formação técnica? 67
alunos afirmam que sim, enquanto que 9 responderam não.
Respostas dos alunos referentes as 5 questões do questionário aplicado ao Curso Produção de Moda.
Respostas dos alunos referentes as 5 questões do questionário aplicado ao Curso de Informática.
Conclusões
No presente trabalho, analisamos o uso de ferramentas lúdicas, com ênfase na tematização objetivando incentivar alunos de ensino médio a darem um maior foco ao ensino de química. Relacionar temas teóricos vistos em sala de aula com questões sociais, isto é, relacionar com o meio cotidiano do aluno o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula é uma das bandeiras mais levantadas atualmente no quesito metodologia de ensino. Um dos pioneiros e grande defensor deste tipo de metodologia no Brasil foi o pedagogo Paulo Freire, que desde então tem conseguido cada vez mais defensores de suas ideias.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB. Lei 9.394/96. Brasília. 1996.
CEARÁ. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará. Ceará: mar/2008. Disponível em:
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:VpyrBu6MpyYJ:testeplone.sct.ce.gov.br/> Acesso em: 20 set. 2013.
GARCIA, S. R. de O. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. In: Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.
MORAES, R. Cotidiano no Ensino de Química: superações necessárias. In: GALIAZZI, M. do C. et al. (Org) Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 304 p.