Autores

Freire, M.S. (IFPE) ; Moscatelli, C.A.P. (IFPE) ; Silva, M.M. (IFPE) ; Silva, G.O. (IFPE) ; Falcão, A.P.S.T. (IFPE)

Resumo

O presente trabalho objetivou-se em identificar se os moradores do Oiteiro – Zona Rural de Vitória de Santo Antão – PE estão perceptíveis quanto a importância da educação ambiental na construção de uma sociedade sustentável, foram estudados 20 sujeitos e para a obtenção de dados foi utilizado um questionário, onde a partir dos informações encontradas fica comprovado que há a necessidade da presença da educação ambiental bem como do conceito se sustentabilidade na vida dos indivíduos, pois diante da pesquisa realizada fica claro que os cidadãos ainda possuem pouca percepção acerca do assunto em tela.

Palavras chaves

Percepção; Educação Ambiental; Sustentabilidade

Introdução

Atualmente a sociedade encontra-se no entorno de uma crise socioambiental provocada devido à maneira não sustentável como o homem tem vivido, o que o faz hoje refletir acerca dessa problemática e que, por sua vez, o faz buscar uma forma de vida sustentável, mas para que isso ocorra é necessário que a população possua um saber acerca da sustentabilidade como relata GUIMARÃES e INFORSATO (2012) que existe a necessidade de superar o saber científico, compartimentalizado e superespecializado, para que haja a superação de uma crise ambiental, portanto a solução seria uma educação voltada para essa temática, ou seja a Educação Ambiental que é definida como sendo um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos, políticos e no convívio social (CARVALHO Apud SORRENTINO et al, 2005). Diante da problemática ambiental e da importância da educação ambiental surgiu à necessidade de identificar se as pessoas estão perceptíveis quanto a importância da educação para se construir um mundo sustentável, pois é de suma importância que toda a sociedade saiba a relevância das variáveis aqui abordadas, já que é um tema de grande relevância para a população, porque temas ambientais estão intrínsecos na vida do ser humano.

Material e métodos

Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, os sujeitos estudados foram pessoas de idades que variam entre 19 e 35 anos que moram no Oiteiro – Zona Rural de Vitória de Santo Antão - PE. Para a obtenção de dados foi utilizado um questionário contendo quatro perguntas abertas e para a análise dos dados foi utilizada a análise do conteúdo de BARDIN (2006) onde as perguntas são dispostas em categorias que partem de empíricas para analíticas.

Resultado e discussão

Através do questionário aplicado foi possível identificar se esses sabem o que é e se acham importante à educação ambiental na construção de uma sociedade sustentável. Na categoria “Como definiria Educação Ambiental” 40% dos sujeitos estudados afirmaram não saber do que se trata, alguns responderam dessa forma: “ deve ser algo educativo que contribui com a natureza”, 30% disseram ser a ciência que estuda o meio ambiente e os 30% restante alegaram ser a uma educação voltada para problemas ambientais. Na segunda categoria “Você acha a Educação Ambiental importante para a sociedade” 75% dos sujeitos da pesquisa responderam: “deve ser” alguns desses disseram nunca ter escutado falar em Educação Ambiental quanto estava na escola, 12% alegaram que sim, por que por se tratar de uma ciência relacionada ao meio ambiente seria importante essa por sua vez ser abordada tanto na escola bem como na sociedade como um todo, os 13% também responderam que sim, mas justificando como de suma importância visto que através dela se conscientizará a população. Ao considerar a categoria “Como você definiria sustentabilidade”, 89% dos pesquisados responderam não saber o que significa essa palavra, embora já ter escutado em muito lugares, os 11% restantes disseram ser a forma de se desenvolver sem agredir o meio ambiente. Sustentabilidade pode ser definida como desenvolver-se atingido as necessidades da população atual sem afetar a população futura (GUIMARÃES e INFOSATO, 2012). Com relação à categoria “ Em sua opinião, a Educação Ambiental contribui na formação de cidadãos sustentáveis”, 55% dos sujeitos responderam como sendo importante, por que formará pessoas que irão preservar o meio ambiente, 45% disseram ser importante, alegando que temas ambientais devem ser abordados na sala de aula.

Conclusões

Por tanto a partir dos dados obtidos fica comprovado que há a necessidade de maior inserção da educação ambiental, tanto no âmbito escolar como na população em geral, é perceptível que as pessoas ainda possuem carência ao abordar assuntos dentro da temática aqui abordada. É importante que a sociedade esteja consciente e que a mesma possua conhecimento acerca das variáveis: educação ambiental e sustentabilidade, pois só após um conhecimento em torno desse assunto é que as pessoas também poderão contribuir para um viver sustentável, pois a forma para alcançar isso, se dar através da Educação.

Agradecimentos

Aos Sujeitos da pesquisa, ao CNPQ e ao IFPE pelo apoio a pesquisa

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. (L. de A. Rêgo & A. Pinheiro, trads.) Lisboa. Edição 70. 2006. (Obra original publicada em 1977)

GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, Edson do Carmo. A percepção dos professores de Biologia e a sua formação: A educação ambiental em questão. Revista Ciência e Educação, V.18, N.3, p: 737-754, 2012.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, V.31, N. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.