Autores

Lins, J.P.C. (UFPA) ; Soares, N.L. (UFPA) ; Cardoso, R.L. (UFPA) ; Souza, J.R.T. (UFPA)

Resumo

Este trabalho objetivou fazer análises das vivências, das memórias e do perfil de dois professores de diferentes escolas públicas da região metropolitana de Belém. Questões como realização e satisfação profissional foram investigadas através de questionários. Os resultados mostram o quão frágeis são as formações destes educadores, assim como a vontade de se reciclar como profissionais, tendo em vista a falta de conhecimento de termos comuns e atuais na área da educação.

Palavras chaves

perfil do professor; escolas públicas; reciclagem profissional

Introdução

Os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio PCNEM (BRASIL, 2002) enaltecem que a sociedade e seus cidadãos interagem com o conhecimento químico por diferentes meios. Mas para uma eficiente compreensão dos conhecimentos químicos, a presença do professor é indispensável, pois informações veiculadas por meios de comunicação podem ser errôneas ou superficiais. Atualmente, a formação dos futuros professores, a importância dos atuais professores para a sociedade e as condições para um ensino eficaz são questões que vem se tornando muito relevantes. Houve uma revolução na educação, o aluno deixou de ser mero expectador, e passou a ser o protagonista do processo de ensino e da aprendizagem. Músicas como “Another Brick in the Wall” do grupo Pink Floyd (1979) tornaram-se sucesso por registrarem atemporalmente protestos contra o sistema de ensino onde o professor era o detentor do conhecimento absoluto e inquestionável. As manutenções curriculares acadêmicas sempre visam uma reforma de modo que os novos professores tomem conhecimento de técnicas pedagógicas, e vivências em sala de aula – estágios supervisionados - em prol de uma educação mais facilitada e eficaz. Mas o que deve ser feito com os professores que estão trabalhando há mais tempo e não tiveram oportunidade de ter uma formação acadêmica adequada e atual? Como solução há a reciclagem profissional por meio de cursos de pós-graduação, participação em workshops, seminários, palestras e encontros que possam promover a troca de experiência mútua entre os professores, uma vez que a educação continuada não representa mais um diploma na gaveta e sim a atitude positiva que um professor comprometido com a educação apresenta para enfrentar os problemas da sociedade contemporânea.

Material e métodos

Os dados foram obtidos por meio dos resultados de um questionário que possuía como principal intuito conhecer o perfil de dois professores de química de diferentes escolas públicas da região metropolitana de Belém-Pa. O questionário continha 13 questões e foi aplicado para os professores de Química (A e B) da Escola E. E. F. M. Dona Helena Guilhon (Belém-PA) e da Escola E. E. F. M. Mario Chermont, respectivamente (Belém-PA). Os questionamentos eram sobre as perspectivas da carreira de professor de Química, sobre o tempo de atuação nesta área da educação, sobre seus métodos de ensino, sobre suas concepções sobre Instrumentos de Ensino (IE) e perspectiva CTS, sobre a estruturação das escolas em que trabalham e sobre o motivo que os levaram a seguir esta carreira.

Resultado e discussão

Após a análise dos questionários dos dois professores (A e B), foi perceptível a importância desta pesquisa, pois revelou a realidade da educação nas escolas. Os dois são licenciados em Química pela UFPA. Eles usam os mesmos métodos de ensino e avaliação: aulas expositivas, experimentais, vídeos, provas e trabalhos. O professor A sabe o que são IE e concordou ser importante o uso deles, mas não justificou por que são importantes. O professor B afirmou que não sabe o que são IE. Na tabela 1 pode-se observar alguns IE que foram apresentados a eles, onde identificaram quais utilizam. Ainda na tabela 1 nota-se que utilizam os IE: Experimentação, Analogias e Multimídia, mas apenas o A utiliza Informática (softwares) e Modelos. O professor A afirma que a escola proporciona uma estrutura básica; o professor B afirma que a escola possui laboratório, porém faltam reagentes. Eles assumem desconhecer o que é perspectiva CTS. O professor A não está satisfeito com sua carreira devido ao nível salarial e certos aspetos da estrutura da escola; o professor B está satisfeito com sua carreira. O professor A diz que menos alunos por turma e salas climatizadas iriam melhorar suas aulas; já o professor B diz que a infraestrutura da escola seria o ponto principal para o melhoramento de sua aula. Nas respostas são perceptíveis pontos em comum (direta ou indiretamente) da má estruturação das escolas, o que geram profissionais frustrados pelas péssimas condições de trabalho. O que se encaixa com a perspectiva de Rossi (2013), “considerando a diversidade de contextos, o cotidiano da escola pública tem algumas características comuns que incluem certas dificuldades recorrentes como salas de aulas com pouca infraestrutura diferenciada e grande número de estudantes, em geral, desinteressados”.

Tabela 1: instrumentos de ensino apresentados aos professores e que sã



Conclusões

A pesquisa revelou que os professores acham importante a colaboração da escola para uma melhoria no ensino, como construção e manutenção de laboratórios equipados. A pesquisa também revelou que os professores não possuem concepções a respeito da perspectiva CTS, isso pode ser reflexo de uma falha da formação acadêmica destes docentes, e por isso, não sabem – ou não tem interesse – em pesquisar técnicas ou fazer cursos voltados para uma formação continuada.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília, 2002.

ROSSI, A. V. O PIBID e a Licenciatura em Química num contexto Institucional de Pesquisa Química Destacada: Cenários, Dificuldades e Perspectivas. Química Nova na Escola, n. 1. p. 01- 09, 2013.
PINK FLOYD. Another Brick In The Wall. R. Waters [compositor]. In: ____ (1979)