Autores
Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)
Resumo
A finalidade deste trabalho foi analisar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos do curso licenciatura em química, do primeiro e segundo período do CESP. Os currículos ressaltam que o ensino de química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento, mas sim, que este ensino faça referência com a vida do acadêmico, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade.Esta investigação teve como objetivo geral: analisar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da licenciatura em química nos anos iniciais do curso. Como objetivos específicos: Identificar a partir dos alunos do curso de licenciatura as disciplinas que são consideradas mais difíceis; Concluiu-se que as disciplinas consideradas mais difíceis foram matemática elementar e química geral I.
Palavras chaves
Ensino-Aprendizagem; Ensino de Química; Dificuldades
Introdução
Este trabalho artigo trata das dificuldades do ensino de química como um componente do processo educativo que tem como finalidades orientar o ensino e facilitar a aprendizagem de química no ensino superior. Entendemos que o ensino tem como objetivo a aquisição de conhecimento pelos acadêmicos. O ensino se realiza quando alunos e professores atingem a coerência acerca dos significados em discussão. O processo requer que o professor avalie se os conteúdos que os alunos estão aprendendo são aqueles planejados para serem compreendido e os alunos devem avaliar se estão captando os conteúdos propostos pelo professor para, então, elaborar sua crítica. Nesta concepção de ensino, professor e acadêmico necessitam avaliar continuamente o conhecimento que circula em aula para estabelecer os patamares de entendimento no ensino superior. Assim, o ato de avaliar é essencial ao ensino de química, uma vez que o curso possui um nível de dificuldade. Após o ensino, pode acontecer a internalizarão dos conteúdos captados, gerando aprendizagem. A assimilação dos conteúdos exige que os acadêmicos relacionem as novas informações trazidas à aula com o conhecimento que possuíam anteriormente ao ensino de química. Cabe aos acadêmicos, além de analisar as dificuldades encontradas no ensino de química, como as possíveis relações entre conhecimento novo e conhecimento prévio, avaliar o potencial dos conteúdos emergentes na sua interação com o ambiente social e natural, para poder decidir sobre sua aprendizagem. Portanto, o ensino de química dever passar por esse diagnóstico, uma vez que seria de esperar que a avaliação no ensino superior fosse uma atividade cotidiana de colaboração entre docente e discente na busca do conhecimento.
Material e métodos
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que objetiva analisar a dificuldade enfrentada pelos acadêmicos do curso de química do centro de estudos superiores de Parintins. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas e de campo, bem como entrevistas com acadêmicos do segundo período do CESP. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que é uma abordagem de investigação muito usada nas ciências sociais/humanas;pois pretende conhecer, explorar, entender os “porquês” e o “como” de um fenômeno, acontecimento ou mesmo análise de diversos fatores inseridos num contexto real. De acordo com Ponte (2006, p.01) um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”, fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularista, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Vale lembrar que esse tipo de pesquisa não permite uma generalização de resultados, porém possibilita a formulação de hipóteses para o direcionamento de futuras pesquisas. Para isso, foram aplicados dez (10) questionários na sala do primeiro e segundo período, contendo perguntas objetivas e subjetivas. Tais questionários foram construídos a partir de um conjunto de indicadores previamente selecionados para a avaliação dos acadêmicos.
Resultado e discussão
Os questionários aplicados aos acadêmicos tiveram como questões, as dificuldades
encontradas por ambos em relação ao processo ensino-aprendizagem, a
disponibilidade e utilização de recursos didáticos nas aulas, a relação teoria
prática, a contextualização e, outros fatores que foram julgados importantes
para o ensino aprendizagem do curso.Os acadêmicos, quando questionados, porque
escolheram o curso de Química, 60,0% afirmaram que escolheram o curso por ser
menos concorrido; 10,0% não tinham opção de escolha, somente 30,0% afirmam que
gostam de química. 24,5% dos acadêmicos gostam de Química. Isso demonstra que
a maioria escolhe o curso por ser menos concorrido ou por falta de opção. Isso
pode ser reflexo de que a maioria não conhece o curso que vai fazer. Esses
acadêmicos precisam gostar do curso que vão fazer, para que possam construir um
conhecimento significativo.
Os acadêmicos foram unânimes ao afirmarem que a disciplina mais edifício no
primeiro período é matemática elementar. Os cálculos matemáticos são as maiores
dificuldade enfrentada no inicio da graduação. As outras disciplinas como
comunicação e expressão, introdução à computação, metodologia do ensino e
filosofia da educação também fazem parte do primeiro período, porem não
apresentam tais dificuldades.Essa maioria dos academicos não tiveram um
nivelamento da disciplina e por esse motivo encontraram muitas dificuldade no
primeiro período. Os conteúdos repassados em matemática elementar não foram
captados pelos alunos, demonstrando uma grande reprovação nessa disciplina.
No segundo período, os acadêmicos sentiram dificuldade na disciplina de Química
Geral I. Outro fator relevante é que esse acadêmico não tinha interesse na
matéria, e quando ingressaram na universidade se depararam com outra realidade.
Conclusões
Os resultados da pesquisa revelaram que: grande parte dos acadêmicos não gosta de Química, pois prestam o vestibular para o curso devido ser menos concorrido, e suas maiores dificuldades enfrentadas nos primeiros períodos estão na disciplina matemática elementar e em química geral I. Constatou-se, ainda que, o centro superior de Parintins possui biblioteca, embora os acadêmicos não a utilizem com frequência.Partindo dessas constatações e das sugestões apontadas pelos acadêmicos para melhorar o seu aprendizado no ensino de química, faz-se necessário que o docente adote uma nova metodologia.
Agradecimentos
Referências
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