Autores
Mesquita, J.M. (UFC) ; Ribeiro, W.H.F. (UVA) ; Lima, I.B. (UECE) ; Almeida, M.M.B. (UFC) ; Silva, F.C.A. (IFPI-PICOS)
Resumo
A Química possui elementos bastante aproximados da vida das pessoas, contudo, esta aproximação não é presumida pelos estudantes desta ciência no espaço escolar. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do ensino médio de duas escolas da cidade de Sobral no interior do estado do Ceará. Numa proposta contextual, os alunos foram motivados a construir uma Tabela Periódica com o maior número possível de elementos presentes em substâncias usadas no cotidiano dos discentes. A pesquisa realizada pelos discentes, assim como a discussão proporcionada pela apresentação das tabelas, revelaram um maior entendimento deste objeto do conhecimento químico.
Palavras chaves
Ensino de Química; Tabela Periódica; Contextualização
Introdução
A Tabela Periódica é um objeto do conhecimento químico que, ao ser trabalhado no ensino médio, possibilita um maior entendimento dos elementos químicos conhecidos e a compreensão de que a Química, assim como as outras ciências, está em constante construção e reelaboração. Todavia, para o ensino deste conteúdo em sala de aula têm prevalecido ações de memorização acerca das famílias e períodos, propriedades e classificações sem que haja uma reelaboração deste conhecimento voltada à aproximação do mesmo com aspectos importantes para a vida dos estudantes de Química. Como os alunos, muitas vezes, não compreendem a organização dos elementos e suas características, acabam por recorrer constantemente à memorização das informações constantes nela (GODOI et al., 2010). Muitos pesquisadores em Educação Química e a própria legislação educacional vigente alertam o risco que o ensino por memorização pode provocar e, à contramão, propõem um ensino significativo, onde o aluno manipule os objetos do conhecimento químico, elaborando novos significados e, acima de tudo, que o aluno compreenda a importância daquele conhecimento para a sua vida. Conhecer os elementos químicos, suas propriedades, riscos e cuidados ajuda o indivíduo a se posicionar diante do meio onde vive, escolhendo de maneira consciente o destino que dará a cada substância (SANTOS; SCHNETZLER, 1996). Entendendo a importância do conhecimento dos elementos químicos, sobretudo, aqueles que estão mais presentes no cotidiano dos discentes, uma professora de Química da educação básica propôs a alunos de duas turmas do primeiro ano a confecção de tabelas alternativas onde o espaço para a descrição do elemento seria constituída, quando possível, por substâncias e objetos constituídos pelo elemento químico em questão.
Material e métodos
Esta pesquisa envolveu 61 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio de duas escolas particulares da cidade de Sobral (CE). As escolas envolvidas com a pesquisa estão inseridas no contexto de um ensino propedêutico que visa à preparação dos alunos do ensino médio para a aprovação nos vestibulares tradicionais locais e o Enem. Portanto, há uma preocupação incisiva com o acúmulo de conteúdos e pouca atenção é dada à formação dos indivíduos no tocante à preparação dos mesmos para a vida em sociedade e relação com o meio ambiente. Refletindo esta realidade a professora que leciona Química nas referidas escolas preparou uma atividade envolvendo o ensino da Tabela Periódica com a presença dos elementos químicos no cotidiano dos discentes. A pesquisa se dividiu em seis momentos: (1) Apresentação do conteúdo (Tabela Periódica) em sala de aula de forma tradicional (Histórico de desenvolvimento da tabela, classificação/organização atual e propriedades periódicas;, (2) Levantamento da ocorrência e coleta dos elementos químicos em objetos e substâncias que utilizamos no cotidiano; (3) Elaboração da tabela periódica alternativa constando os objetos e substâncias coletadas pelos discentes; (4) Apresentação/discussão das Tabelas Periódicas em sala de aula; (5) Exposição das Tabelas Periódicas nos espaços coletivos da escola e (6) Avaliação da atividade quanto à metodologia adotada e à aprendizagem do conteúdo.
Resultado e discussão
A primeira etapa da pesquisa contou com a apresentação tradicional do conteúdo e
o envolvimento dos alunos foi muito inexpressivo, prevalecendo a fala da
professora em todos os momentos das aulas.
Na terceira aula destinada ao assunto a professora lançou a proposta de
confecção de uma tabela alternativa (com elementos presentes no cotidiano).Mesmo
alegando ser uma atividade complicada, os alunos aceitaram a proposta da
pesquisa e começaram um processo de seleção e construção da tabela.
Concluído o processo de construção das tabelas, iniciaram-se as apresentações
que surpreenderam tanto pelo número de objetos e substâncias que algumas equipes
trouxeram (uma equipe conseguiu apresentar 61 substâncias) como pelo
conhecimento que alguns alunos revelaram sobre os elementos, seus principais
usos e as precauções devidas. Alguns alunos relataram a incidência de metais
pesados em objetos cotidianos e seus riscos á saúde humana. Uma equipe trouxe
dados de uma reportagem sobre a incidência de chumbo em maquiagens e bijuterias.
Outra equipe alertou sobre o uso e o descarte indiscriminado de aparelhos
eletrônicos alegando o percentual de metais pesados e outras substâncias tóxicas
presentes nestes aparelhos.
Para divulgação da pesquisa realizada pelos alunos, as tabelas foram afixadas em
locais coletivos das escolas de modo que outras turmas acessassem o conhecimento
produzido.
Como finalização da pesquisa, os alunos foram reunidos para discutir a
metodologia adotada e, sobretudo, a aprendizagem do conteúdo. Sendo avaliada
positivamente pelos discentes, a atividade revelou-se como uma importante
alternativa para a produção do conhecimento e um mecanismo de pesquisa,
investigação e reflexão acerca do conhecimento químico e sua relação com a vida
dos discentes.
Conclusões
O ensino de Química significativo deve envolver o aluno ativamente na produção do conhecimento. A confecção da tabela alternativa possibilitou que os alunos buscassem, a partir de suas pesquisas, aprofundar o conhecimento sobre os elementos químicos e, acima de tudo, proporcionou um olhar mais afinado para a presença dos elementos no nosso cotidiano. Este conhecimento dá subsídios aos alunos para agirem de maneira mais consciente nas decisões simples do dia a dia, amparados nos conhecimentos químicos produzidos na escola.
Agradecimentos
Referências
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica: Um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, v.32, n.1, p. 11-14, 2010.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, p. 28-34, 1996.