Autores
Freire, M.S. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Moscatelli, C.A.P. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Silva, M.M. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Júnior, O.P.S. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Nascimento, A.M.S. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Santana, J.M. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Silva, L.S. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Santiago, D.F. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA) ; Falcão, A.P.S.T. (IFPE - CAMPUS VITÓRIA)
Resumo
Trata-se de um trabalho que é parte de um projeto de desenvolvimento sustentável, a criação Agenda 21 do IFPE – Campus Vitória que teve origem na sala de aula. Foi feito todo um levantamento para a detecção de problemas que envolvem o tema de Resíduos sólidos, ao qual se destina o presente artigo, após isso foi criada metas para a melhoria do que foi constatado, trabalhando em maior parte o conceito de conscientização. O presente trabalho foi desenvolvido em forma observacional e como forma de resultados mostram-se as fotografias tiradas ao decorrer da pesquisa.
Palavras chaves
Resíduos sólidos; conscientização na escola; sustentabilidade
Introdução
Atualmente existem muitas alternativas para o crescimento sustentável, como fontes de energia renováveis, reciclagem, reutilização e reflorestamento, essas são algumas possibilidades que se tem para desenvolver-se sem afetar o meio ambiente. O presente trabalho é oriundo de um projeto que se constituiu na criação da Agenda 21 e a implantação da mesma no IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) – Campus Vitória, essa aborda diversas áreas na promoção do desenvolvimento sustentável e a área resíduos sólidos é a qual o presente artigo destina-se, tendo como intuito identificar se o IFPE – Campus Vitória as pessoas (desde alunos a servidores) jogam o lixo no local correto e se esse é reutilizado ou reciclado, visto que, o descarte inadequado dos resíduos sólidos provoca sérias e danosas consequências à saúde publica a ao meio ambiente, a partir disso pressupõe-se a extrema importância do estudo acerca do tema abordado. Gouveia e Prado (2010) afirmam que resíduos sólidos ou lixo é qualquer material inútil ou supérfluo gerado pela atividade humana. Mas será que o autor estar certo quanto a sua definição de que todo material gerado pela atividade humana é inútil? Sabe-se que atualmente podemos reciclar e reutilizar esses materiais. Os lixões prejudicam a saúde humana, causando doenças como: diarreia, enfermidades provocadas por verminoses, doenças respiratórias, contato com substâncias tóxicas entre outras, Gouveia (2012). Enquanto que os aterros sanitários causam danos ao lençol freático contaminado águas e tornado-as impróprias para o consumo humano e contaminando o solo deixando-o infértil. O que reforça a suma importância do tema em tela principalmente no âmbito educacional onde a todo momento há o processo ensino aprendizagem.
Material e métodos
O presente trabalho, como já mencionado anteriormente, é parte de um projeto que abrange três áreas de relevância a de ensino, pesquisa e extensão, a justificativa para essa afirmativa se da pelo fato de o projeto ter sido criado em sala de aula promovendo a educação ambiental, ensino, proporcionando a pesquisa para a identificação de problemas nessa instituição e as devidas soluções e extensão porque ao desenvolver do projeto é retornável para a comunidade de ensino (IFPE) em forma de ações o que foi estudado. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, para a obtenção de dados foi utilizado o método observacional e investigativo, os sujeitos de pesquisa sendo toda a comunidade IFPE – Campus Vitória, analisando desde alunos a servidores. Inicialmente foi feita uma pesquisa na instituição com o intuito de identificar onde estavam localizados os resíduos sólidos, como eles eram armazenados, o uso de lixeiras de coleta seletiva e para onde o lixo era enviado, se era levado para aterros sanitários ou lixões, sendo tudo fotografado para registro, após essa identificação foi trabalhado metas que podem que a principio possa promover a conscientização dos indivíduos em estudo acerca dessa temática.
Resultado e discussão
Foi realizado um levantamento sobre o que era feito com o lixo do IFPE – Campus Vitória e identificou-se que o lixo produzido pelo mesmo era guardado no próprio instituto, de maneira inadequada, podendo assim acarretar em doenças, insetos e mau cheiro, onde aqui estão os registros em formas fotográficas da pesquisa realizada. Após isso foi verificado se no ambiente estudado havia lixeiras de coleta seletiva e se essas estavam em bom estado para o seu uso, a partir dessa observação percebeu-se que possuem lixeiras, mas essas não se encontravam em bom estado, pois muitas estavam quebradas e foi perceptível que a quantidade de lixeiras ainda é pouca, quando comparada ao tamanho do instituto e a quantidade de pessoas que lá convivem.No decorrer do presente artigo foi possível identificar também que muitos alunos, bem como servidores colocam lixo no lugar errado, como mostram as imagens. A partir dessa pesquisa percebe-se que há uma necessidade de consciência ambiental acerca do fator lixo. O que pode ser feito para a melhoria é realizar campanhas em prol da educação ambiental como meio de conscientização e até mesmo a diminuição de problemas ambientais devido ao fato das pessoas estarem informadas sobre o assunto indo a encontro com as observações de Freitas (2006). Visto que para uma sociedade consciente é necessário que a mesma possua algum conhecimento para que possa desenvolver a prática sustentável.
Conclusões
Portanto conclui-se que a comunidade IFPE- Campus Vitória ainda possui deficiências quanto à área de resíduos sólidos, precisando ser realizada a melhora do ambiente, lixeiras, e também que no mesmo se desenvolva a educação ambiental para que assim o Instituto possa formar cidadãos conscientes e sustentáveis, já que esse participa da formação de jovens na forma educacional, e que promova igualmente a conscientização dos servidores acerca desse tema analisado.
Agradecimentos
Ao CNPQ, ao IFPE pelo apoio a pesquisa e a todos que colaboraram
Referências
FREITAS, E. S. Representações sociais, meio ambiente e saúde: Por uma educação ambiental de qualidade. Mundo da saúde, São Paulo. V. 30, n.4 ,598-606. out/dez, 2006.
GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social Solid urban waste: socio-environmental impacts and prospects for sustainable management with social inclusion. Ciênc. saúde coletiva, v. 17, n. 6, p. 1503-150. 2012
GOUVEIA, Nelson and Prado, Rogério Ruscitto do Riscos à saúde em áreas próximas
a aterros de resíduos sólidos urbanos. Rev. Vol.44,p. 859-866. ISSN 0034 – 8910. Out, 2010.