Autores
Duarte da Silva, A.C.A. (CRQ14º REGIÃO/SEDUC-AM) ; Assis Junior, P.C. (UEA/SEDUC-AM)
Resumo
Grande parte dos alunos do Ensino Médio tem dificuldades com a disciplina de Química, tendo uma visão distorcida principalmente sobre a Tabela Periódica, verificamos que os alunos não assimilavam o conteúdo ministrado de forma tradicional. Com essa necessidade buscamos trabalhar o conteúdo através de atividades lúdicas, utilizando recursos educativos como jogos online e cartas. A finalidade desse trabalho é demonstrar como as atividades lúdicas podem ajudar no ensino de Química. O trabalho foi aplicado na Escola Estadual Cleomenes do Carmo – Manaus, com 124 alunos. Foram utilizados jogos como a tabela periódica e o corpo humano e de cartas. Com a utilização dos jogos os alunos participaram mais das aulas e demonstraram mais interesse pela disciplina.
Palavras chaves
Ensino de Química; jogos; tabela periódica.
Introdução
O trabalho foi realizado na escola estadual Cleomenes do Carmo com os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio. Foram ministradas aulas sobre a tabela periódica e elementos químicos. Após os conteúdos ministrados, os alunos foram para sala de mídia da escola onde foi apresentado o jogo online tabela periódica e o corpo humano, disponível no site do MEC. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a manusear a tabela periódica através das perguntas referentes a ela. Após essas aulas foi solicitado aos alunos um trabalho de grupo no qual deveriam montar um jogo de cartas intitulado, Que Rei Sou Eu. O jogo consiste em cartas com perguntas referentes à tabela periódica onde cada participante deverá acertar o nome do elemento. As perguntas são baseadas na localização do elemento, cada grupo confeccionou 20 cartas e o gabarito. O objetivo do trabalho é ajudar no processo de aprendizagem e memorização dos símbolos dos elementos e localização na tabela periódica.
Material e métodos
Cada grupo elaborou 20 perguntas referente a tabela periódica com o gabarito, as cartas foram confeccionadas de papel cartão sendo 10cm de altura e 5 de largura, todas foram identificadas de acordo com a numeração e com o nome do jogo "Que Rei Sou Eu". Cada grupo brincou com o jogo montado, depois foi realizada disputa entre os grupos onde cada grupo tinha que responder as perguntar elaboradas pelos outros grupos. Ao mesmo tempo em que jogavam aprendiam sobre o conteúdo, o grupo vencedor foi o que mais acertou as perguntas.
Resultado e discussão
O jogo foi confeccionado pelos próprios alunos, contribuindo para que eles mesmo
busca-se o conhecimento através do conteúdo ministrado em sala de aula e do jogo a
tabela periódica e o corpo humano (MEC). Aumentando assim o interesse deles pela
disciplina, através dos dados coletados após os jogos, dos 124 participantes, 113
concordaram que os jogos contribuíram para o melhor entendimento da disciplina e
11 participantes discordaram. Com esses resultados podemos dizer a utilização de
jogos no ensino da química contribui satisfatoriamente para um melhor aprendizado
dos alunos e aumenta significavelmente o interesse deles pela disciplina.
O gráfico mostra que 91% dos alunos concordaram que os jogos colaboraram para o processo de ensino- aprendizagem e 9% não concordaram.
Conclusões
No processo de ensino-aprendizagem, é de fundamental importância a utilização de métodos lúdicos, servindo como auxilio nos conteúdos apresentados. O jogo usado neste trabalho contribui para o processo de aprendizagem dos alunos.
Agradecimentos
Agradecemos ao CRQ 14 Região pelo apoio e realização deste projeto, e a escola que abriu seu espaço para a realização do mesmo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, v. 3. Brasília, 1999.
VYGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.