Autores
Macêdo, G.M.E. (IFPI) ; Silva, A.L. (UFF)
Resumo
A abordagem de um conteúdo e sua compreensão por parte do educando é facilitada com a utilização de recursos ou materiais conhecidos do seu dia-a-dia. Este trabalho, realizado em uma Unidade Escolar da rede pública estadual de Teresina- PI tem como objetivo contribuir para a aprendizagem do conteúdo de polímeros utilizando materiais do cotidiano. Realizada com aplicação de questionário diagnóstico, seguida de uma situação de aprendizagem utilizando-se materiais simples. Por fim, a aplicação de um questionário avaliativo verificou que 99% dos discentes compreenderam o conteúdo com mais facilidade e solidez. Constatou- se, assim, a importância da inserção de materiais alternativos no processo de aprendizagem dos educandos, isto é, de recursos encontrados ou utilizados em suas vidas.
Palavras chaves
Polímeros; Materiais Alternativos; Ensino-Aprendizagem.
Introdução
Os materiais poliméricos convencionais estão em praticamente tudo que se é utilizado, possuem grande versatilidade e empregabilidade, garantindo importante destaque na vida em sociedade. Denominam-se polímeros, macromoléculas químicas que possuem alta massa molecular, provenientes da repetição de unidades moleculares menores denominadas monômeros (MARCONATO & FANCHETTI, 2002). Há três categorias de polímeros: termoplásticos, termorrígidos e elastômeros, ressaltando-se a existência de polímeros naturais como as proteínas e polissacarídeos, e polímeros eletroluminescentes, emissores de luz (HAGE Jr, 2008). Apesar de esse conteúdo integrar alguns livros didáticos de Química adotados nas escolas de Ensino Médio, é pouco trabalhado, além de observar-se uma carência de textos e experimentos adequados à realidade das escolas, o que agrava a situação do ensino de Química, frente à percepção e aprendizagem dos educandos (MACÊDO & BATISTA, 2013). As novas metodologias de ensino têm sido apontadas como meios facilitadores do trabalho docente, de assimilação e aprendizado do educando, contribuindo para seu desenvolvimento crítico e cientifico. O uso de materiais do cotidiano possibilita a compreensão de conteúdos com olhar diferente do tradicional, de forma interessante e concreta, além de estimular o relacionamento interpessoal do educando, a interdisciplinaridade e contribuir para que o aluno compreenda a importância de certos conceitos do cotidiano (BAGATIN & VIANA FILHO, 2013). Por isso, o objetivo deste trabalho é contribuir para aprendizagem do conteúdo polímeros utilizando recursos encontrados no dia-a-dia do discente.
Material e métodos
A pesquisa aqui desenvolvida possui natureza quantitativa, no que se refere ao levantamento e analise de dados, contribuindo para dar maior credibilidade aos questionamentos e levantamentos por ela abordado, realizada em uma unidade da rede pública estadual do Piauí, no município de Teresina, com 200 alunos distribuídos em 6 turmas de 3º ano do Ensino Médio. A metodologia foi realizada em etapas. Primeiramente, aplicou-se um questionário diagnóstico para averiguar quais conhecimentos prévios os alunos possuíam sobre o conteúdo e sobre alguns materiais utilizados no cotidiano, classificados como polímeros. Em um segundo momento, foi ministrado uma microaula e um vídeo informativo sobre a Química e os polímeros, e os principais materiais poliméricos no mercado, ressaltando a importância destes e o crescente desenvolvimento tecnológico do setor. Em um terceiro momento, os educandos pesquisaram sobre sua aplicabilidade, dando ênfase em materiais presentes no cotidiano e no desenvolvimento tecnológico. Na sequência, os alunos trouxeram para a sala de aula vários materiais classificados como polímeros, considerando a composição molecular e aplicabilidade. A atividade foi finalizada com um teste avaliativo, abrangendo perguntas sobre conceito, classificação, aplicabilidade e principais materiais utilizados pela sociedade, provenientes de polímeros bem como sobre a reciclagem desses materiais, ligações químicas e estrutura molecular.
Resultado e discussão
No questionário diagnóstico realizado com os educandos, foram feitas perguntas
sobre o conceito, classificação, aplicação, estrutura molecular e ligações
químicas presentes em um polímero. Verificou-se que 98 % dos educandos não
sabiam responder com clareza os questionamentos. E quando perguntados a cerca de
sua aplicação no cotidiano, 95% dos alunos não souberam responder com clareza o
questionamento. Sabe-se que a Química pode ser um instrumento de construção
humana, contribuindo para formar indivíduos pensantes, com postura critica e
reflexiva na sociedade. No entanto, verifica-se que este ensino enfrenta algumas
dificuldades, como a mera reprodução de formulas e leis, observando-se a falta
de postura crítica e reflexiva por parte do educando (MACHADO, 2004; FAZENDA,
2008). Após a realização da situação de aprendizagem proposta na pesquisa, com a
observação dos principais materiais poliméricos, realizou-se um novo
questionário avaliativo, em que, desta vez, 99% dos educandos demostraram
compreender o conteúdo, assim como a importância da aplicabilidade destes no
dia-a-dia de cada um. Conseguiram, também, observar o potencial tecnológico dos
polímeros, empregado em materiais simples usados por eles frequentemente, e
compreender que com a mudança da estrutura molecular ou ligação química,
origina-se outro polímero com propriedades e potencial tecnológico diferente. Os
materiais alternativos facilitam a aprendizagem do conteúdo de maneira
interessante e concreta, além de possibilitarem ao educando a construção do seu
próprio conhecimento, aproximando o conteúdo de sua realidade, tornando-o
significativo e, consequentemente, formando um ser crítico e reflexivo
(SCHNETZLER, 2008; BAGATIN & VIANA FILHO, 2013).
Conclusões
Conclui-se que os alunos, antes da realização da situação de aprendizagem e da utilização de materiais de uso cotidiano, possuíam certos conhecimentos sobre o conteúdo, no entanto não conseguiam associá-los ao seu dia-a-dia. Com a aplicação da estratégia de ensino proposta, e com a utilização de materiais alternativos, comuns, a partir da discussão teórica e da vivência do educando, possibilitou-se a compreensão do conteúdo. Então, se observa que, através de materiais simples e comuns é possível se adquirir as competências e habilidades necessárias, além de postura crítica e reflexiva.
Agradecimentos
Referências
BAGATIN, A. C. K; VIANA FILHO, R. P. Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Química: Geometria Molecular. Congresso nacional de educação EDUCERE, XI, 2013, Curitiba. Anais Eletrônicos...Curitiba: Editora Champagnat, 2013. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/15226_7200.pdf>. Acesso: em 04 junho. 2014.
FAZENDA, I. C. A (b). Didática e Interdisciplinaridade. 13º ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 141 p.
HAGE Jr, E. Aspectos Históricos sobre o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia de Polímeros. Revista Polímeros, São Carlos, V. 8, n. 2, Abril/junho. 1998. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14281998000200003&nrm=iso&tlng=pt>.Acesso em: 04 junho. 2014.
MACÊDO, G. M. E; BATISTA, F.B; A Ciência dos Materiais como Tema Gerador no Ensino de Química: As Ligações Químicas nos Materiais. Simpósio brasileiro de educação química, 11., 2013, Teresina. Anais Eletrônicos...Rio de Janeiro: ABQ, 2013. Disponível em: < http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/trabalhos.html>. Acesso: em 04 junho. 2014.
MACHADO, A. H; Aula de Química: Discurso e Conhecimento. 2º ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004. 200 p.
MARCONATO, J. C; FANCHETTI, S. M. M. Polímeros Superabsorventes e as Fraldas Descartáveis: Um Material Alternativo para o Ensino de Polímeros. Química Nova na Escola, n. 15, p. 42-44, Maio. 2002. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a09.pdf>. Acesso em: 04 junho. 2014.
SCHNETLZER, R. Apontamentos sobre a história do ensino de química no Brasil. In: SANTOS, W.L.P. e MALDANER, O.A. (Orgs). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010, p. 51-75. (Coleção Educação em Química).