Autores
Leal, N.J.S. (IFPI) ; Araujo, A.M.L. (IFPI)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância da parodia- musica como recurso didático para o ensino de química,auxiliando e contextualizando a aprendizagem. Já que estudos apontam para uma realidade de um ensino de química focalizado apenas na memorização de conceitos e fórmulas . A inserção da música pode proporcionar diversão associado ao interesse pelo o conteúdo aproximando a metodologia do cotidiano. Esse melhor rendimento foi visto através de uma aula sobre átomo em que foi utilizada uma parodia e em seguida aplicado um questionário.
Palavras chaves
Paródia; Metodologia; Aprendizagem
Introdução
Atualmente as dificuldades enfrentadas no ensino- aprendizagem de Química são notáveis. A metodologia utilizada ainda é tradicional baseada em recursos que obriga os alunos apenas a decorar os conteúdos de forma que é comum notar a aversão dos mesmos por a disciplina “Nessa situação, uma aula de Química poderia começar de maneira lúdica, procurando estimular os alunos com a música” (SILVEIRA e KIOURANIS, 2008, p. 30). E nesse propósito a paródia surge como uma dessas alternativas que possam melhorar o ensino de Química. O uso de paródias é um método interessante, pois através da mesma os conteúdos estudados estão presentes na vida do aluno não só dentro da escola mais também nos seus momentos de lazer, ouvindo uma música com sua melodia preferida e a letra relacionada à química, o que levará ao um aprendizado espontâneo de forma dinâmica. Como coloca Cardoso, "É fundamental manter um ambiente de alegria e ludicidade na classe." Para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), é muito importante que as atividades não se limitem a nomeações e manipulações de vidrarias, é fundamental que as atividades práticas tenham garantido o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de idéias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes.
Material e métodos
Na realização dessa pesquisa foi utilizada uma parodia em sala de aula elaborada da melodia do funk “Glamurosa” do cantor “MC Marcinho”, por esta ser divertida e conhecida pelos alunos. A letra foi elaborada para falar mais da química para os alunos e para explicar o Modelo Atômico, respectivamente. A paródia foi apresentada para 32 alunos de química do 1º ano do ensino médio da unidade escolar Landri Sales uma escola pública de Picos (PI), tendo eles um conhecimento prévio do assunto, foi usada como forma de revisão e assimilação do conteúdo. Essa paródia foi feita pelo professor mestre em Química, Marcos Henrique da silva passos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Após a apresentação da música foi realizado, em forma de diálogo, uma análise da letra da paródia para que os alunos entendessem o que dizia a música e porque o Modelo atômico é importante para o entendimento da disciplina. Em seguida de debate foi aplicado um questionário sendo ele composto de 06 questões, todas objetivas.Logo adiante alguns trechos da paródia: "Vamos agora, aprender atomística Com a história dos grandes cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e o grande Bohr Com os seus modelos vamos ver qual é o melhor Dalton diz que é uma esfera indivisível Já o Thomson diz que é um fluido positivo Onde ficam os elétrons formando então O pudim de passas vamos prestar atenção Rutherford com os seus aparatos Formulou a estrutura dos átomos Núcleo, eletrosfera agora vamos ter Preste atenção é pra você aprender O núcleo é, positivo e denso Concentrando toda massa Do átomo que temos E na eletrosfera vamos ter então Os elétrons cujas cargas são Negativas para neutralizar as positivas Que no núcleo vão está E pra não esquecer e fixar ele é o sistema solar"
Resultado e discussão
Quando indagados de uma forma geral sobre
o que acham da química, 61,36% dos
discentes consideram a mesma como uma
disciplina de difícil compreensão, 95,45%
afirmou que uso da parodia torna a aula
mais criativa e desperta o interesse do
aluno pelo o conteúdo. E 79,54% afirmam
que uso da parodia simplifica o conteúdo
de modo a facilitar a aprendizagem. Essa
aula repercutiu de maneira positiva e
bastante proveitosa, no final da aula os
alunos saíram da sala cantando trechos da
parodia, ou seja, levando consigo o que
foi repassado durante a aula.
Conclusões
Contudo é possível concluir através desta pesquisa que não é suficiente apenas ministrar aulas. É necessário enovar, fazer a diferença e por meio das paródias proporcionar uma aprendizagem rápida, cômoda,com uma metodologia diferenciada e próxima da realidade do aluno fazendo com que este interaja e aprenda determinado conteúdo com eficiência e dinamismo. Além disso, quando se inclui elementos da vivência e prática os aluno deixam de “decorar” os conceitos e passariam a ter outra forma de memorizar através da letra de músicas facilitando a relação ensino- aprendizagem.
Agradecimentos
Agradeço a Deus, a minha família e amigos pelo o apoio e confiança.
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da natureza; matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
SILVEIRA, M. P. S. KIOURANIS, N. M. M. A Música e o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. nº 28, p. 28-31, maio/2008.
CARDOSO, C. M. A canção da inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/viewFile/2744/2322
http://pioquimica.blogspot.com.br/2012/06/utilizacao-de-parodias-como-ferramenta_06.html