Autores

Vera, G.W.G. (UFPA) ; Fernandes, A.C. (UFPA) ; Vanzeler, E.P.B. (UFPA)

Resumo

Este trabalho buscou avaliar o conteúdo de eletroquímica em livros didáticos de química utilizados no nível médio. Após o levantamento bibliográfico foi possível abranger a visão sobre o tema. O foco principal deste trabalho foi à interdisciplinaridade relacionada ao conteúdo de eletroquímica presente em alguns livros didáticos de química. Desta forma, buscou-se comparar algumas estratégias comumente utilizadas pelos autores de livros didáticos desta disciplina na busca por aprimorar suas obras. Através do formulário avaliativo de cada livro, possibilitou identificar a presença ou não do caráter interdisciplinar nas obras em questão.

Palavras chaves

Ensino de Química; eletroquímica; interdisciplinaridade

Introdução

Há várias possibilidades para se trabalhar os conteúdos de Eletroquímica(os processos de eletrodeposição relacionados à prevenção da corrosão nos metais, processos de sínteses de materiais orgânicos e decomposição de poluentes pesados e de gases poluentes atmosféricos), dentre elas, os PCNEM, por exemplo, sugerem que é preciso considerar e avaliar criticamente os conteúdos curriculares que levem em conta a perspectiva da investigação sobre o desenvolvimento dos processos tecnológicos presentes em nossa sociedade. O uso do livro didático (LD) deve proporcionar aos alunos domínio e reflexão dos conhecimentos escolares, auxiliando-os a ampliar sua compreensão da realidade, sua formulação de hipóteses de solução para problemas atuais, ou seja, o LD deve tentar promover no aluno um exercício de cidadania (BRASIL, 2004). As análises dos livros tem o intuito de verificar o conteúdo de eletroquímica na obra, pois é de suma importância um diagnóstico deste material para a melhoria na aprendizagem, uma vez que na maioria das escolas este é o único material didático disponível em sala de aula.

Material e métodos

Este trabalho se classifica como sendo uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados 5 livros didáticos de Química, onde é abordado os conteúdos de eletroquímica, os livros selecionados nessa analise tiveram como referência o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLD/2012( Brasil, 2012), os quais foram: Coleção Química - Meio Ambiente, Cidadania e Tecnologia (FONSECA, 2010 editora FTD, 1º edição); Química na abordagem do cotidiano (PERUZZO; CANTO, 2010 editora Moderna 4º edição); Química - Ser protagonista (FOSCHINI, 2010 editora SM; 1º edição). Química & Sociedade (SANTOS; MÓL, 2011, editora Nova Geração, 1º edição). As analises foram realizadas por meio de um formulário de avaliativo das obras.

Resultado e discussão

Analisaram-se os livros através de um questionário avaliativo, o qual é constituído por sete perguntas: 1. As figuras são claras e explicativas; 2. A obra apresenta uma abordagem do conhecimento químico com a valorização de uma visão interdisciplinar e contextualizada; 3. Apresenta informações suficientes para a compreensão dos temas abordados; 4. Incentiva uma postura de respeito ao meio ambiente, tanto no que se refere à sua conservação quanto à maneira com que os seres vivos são retratados; 5. A execução dos experimentos/ demonstrações propostas é viável, com base nas instruções fornecidas; 6. Os experimentos e demonstrações propostos são importantes e pertinentes para a compreensão dos fenômenos que estão sendo discutidos; 7. Apresenta exercícios contextualizados. O primeiro livro apresenta um caráter interdisciplinar que ainda pode melhorar bastante, possibilitando uma maior inter-relação dos conteúdos com diversas áreas de conhecimento. No segundo livro o conteúdo de eletroquímica mostra um caráter interdisciplinar vago, mas ainda assim apresenta informações suficientes para a compreensão de seus conteúdos. O terceiro livro apresenta alguns exercícios resolvidos, no entanto as atividades propostas são descontextualizadas. A respeito do quarto livro os conteúdos são bastantes contextualizados,mas seus exercícios não são,este ponto deve ser aperfeiçoado, pois possibilitaria um maior entendimento do aluno. O último livro também é bastante contextualizado, porém seus exercícios não são, este ponto dever ser aperfeiçoado,pois possibilitaria uma aproximação maior do aluno com situações presentes em seu cotidiano, tornando assim melhor o aprendizado. A tabela 1 a seguir mostra os resultado dos formulários avaliativos.

tabela 1 - resultado dos formulários avaliativos



Conclusões

Foi criado um um sistema de valores a partir do formulário para avaliar os livros didáticos e de acordo com as análises feitas nos diferentes livros didáticos,o livro 4 apresentou uma maior qualidade em relação aos demais livros analisados,obtendo a nota 80,tendo apenas que acrescentar mais sugestões de leituras complementares a obra.O livro 1 e livro 3,atingiram as notas 78 e 76 respectivamente.Já o livro 5 e 2,obtiveram as piores notas 75 e 64, respectivamente.Essas notas se deram há vários pontos que foram destacados que devem ser aperfeiçoados,para melhor desenvolvimento de seus conteúdos.

Agradecimentos

Agradeço ao Profº:. Drº. Adriano Caldeira Fernandes pela orientação deste trabalho e a minha namorada e futura esposa Amanda Dias que eu amo tanto.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Guia de livros didáticos – 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC, 2004.
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, MEC/SEB, 2006, v.2, p.99-137.
BOCANEGRA, C. H. Aspectos conceituais e epistemológicos do tema eletroquímica nos livros didáticos de química aprovados pelo programa nacional do livro didático para o ensino médio - PNLEM (2007).
MACIEL, M. L.; XAVIER, E. S.; AMARAL, C. L. C. Abordagem das relações ciência/tecnologia/sociedade nos conteúdos de funções orgânicas em livros didáticos de química do ensino médio.
MENDONÇA, J.R.; CAMPOS, A.F.; JÓFILI, Z.M.S. O conceito de oxidaçãoredução nos livros de Química Orgânica. Química nova na escola, p.45-48, dez, 2004. n. 20.