Autores

Araujo, A.M.L. (IFPI) ; Leal, N.J.S. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Coelho, F.L. (IFPI) ; Lima, R.N.N. (IFPI)

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados quanto às limitações no ensino de química, de que forma elas estão presentes no ambiente escolar, para constatar dados mais precisos, teve como universo de pesquisa uma escola de rede estadual do município de Picos Piauí, buscou conhecer o espaço físico da escola, e investigar quais os fatores que limitam quanto ao ensino de Química. Foi aplicado um questionário ao professor formado na área, além de observações no ambiente escolar, mediante a análise do questionário e a discussão com o professor, pôde-se constatar que há interesse por parte dos alunos e do corpo docente, mas ainda existem muitas barreiras que interferem no Ensino/Aprendizado.

Palavras chaves

ensino/aprendizado; professor; química

Introdução

As dificuldades dos professores em ensinar resumem-se à formação deficiente dos estudantes nas séries iniciais de sua formação e/ou à formação deficiente do próprio docente. Outra dificuldade enfrentada pelos professores de química é justamente a de fornecer aos alunos informações que permita que eles tenham um bom entendimento do conteúdo, o professor sempre tem que se manter atualizado, ou seja, fazer pesquisas para manter-se “competente para fazer opções de conteúdos, metodologias e organização didática do que ensina” (BRASIL, 2002), visando sempre na melhoria do aprendizado do aluno. No entanto, o professor deve pesquisar formas de se relacionar com os alunos, isto é, deve criar situações na sala de aula em que os alunos interajam com a disciplina e entendam o conteúdo ministrado, seja por jogos lúdicos ou experiências, o importante é que o aluno entenda o que está sendo repassado a ele, e isso só ocorre se o professor estiver sempre atualizado. Esse trabalho visa discutir as barreiras na atuação profissional docentes de química e as dificuldades que muitos sentem ao ministrarem suas aulas. As mesmas ocorrem por vários motivos, entre eles podem estar a má formação docente, carência no espaço físico da escola, e às vezes estar nos próprios alunos, por parte dos docentes se dão quando deixam de adquirir novas informações que permitam aperfeiçoar sua metodologia (ALMEIDA, S/D). Isso acaba por afetar o aluno dificultando assim o seu entendimento com a relação à disciplina de Química. Portanto, tomamos como objeto de estudo os professores de Química da Unidade Escolar Dirceu Mendes. Para tanto, uma questão relevante se colocou: por que alguns professores de Química sentem dificuldades ao tentar repassar o conteúdo específico para os alunos?

Material e métodos

O referente trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, buscando analisar as dificuldades enfrentadas pelo professor no âmbito do ensino de química para o ensino médio. Fazendo uso de levantamento bibliográficos, fundamentado na leitura de livros, artigos aplicou-se um questionário ao professor da escola, para servir de base para as discussões, embasadas nas teorias pesquisadas. O participante foi o professor atuante formado na área, verificou-se a opinião, a partir da realidade encontrada. Para maiores informações, utilizaram-se, de conversas informais, e observações diretas na escola e em sala de aula.

Resultado e discussão

De acordo com as resposta do entrevistado, e dados coletados no recinto escolar, podemos concluir que o ensino de Química na escola deixa muito a desejar por não haver recursos necessários para o ensino dessa disciplina. Na escola não há laboratórios, não conta com bibliotecas e acervo disponíveis para pesquisas não há materiais didáticos que auxiliem o fazer docente, percebe-se a preocupação do professor em querer dinamizar suas aulas mais ainda há muitos empecilhos que o impede. O professor afirma que a culpa do fracasso escolar se deve ao sistema educacional. As instalações desfavorecem o interesse do aluno e também dificultam as atividades de ensino, destacando a ausência de um laboratório para aulas práticas, geralmente ausentes em muitas escolas da rede estadual. Muitas aulas experimentais são improvisadas, verificou-se uma maior participação dos alunos nessas aulas e isso prova quão é necessária. Segundo os parâmetros curriculares nacionais (PCN) “a Investigação e compreensão possibilita o aluno a Selecionar e utilizar ideias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a resolução de problemas qualitativos e quantitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes”. O ensino de Química exige interdisciplinaridade, pois a mesma inclui a matemática, português e outras disciplinas que ajudam na construção do conhecimento químico.

Conclusões

A partir da analise, segundo a opinião do professor os empecilhos se deve ao sistema educacional. Existem métodos eficazes de se ensinar química, técnicas, equipamentos, laboratórios e materiais. O professor sente-se sem apoio, tendo que realizar todas as atividades possíveis dentro do seu alcance. E esses fatores são os responsáveis por essas barreiras presentes no ensino da disciplina, geram dificuldade no aprendizado dos alunos, tão pouco estimula o lado curioso deles, é necessário rever essa causa, e de uma ação para minimizar por parte das políticas publicas.

Agradecimentos

A Deus sem ele não consigo nada e a minha família por o apoio e confiança.

Referências

ALMEIDA, E. C. S. et al. Contextualização do Ensino de Química: Motivando Alunos de Ensino Médio. Disponível em http://www.prac.ufpb.br/. Acessado no dia 18 de Maio de 2014.


BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Vol.2. 135 p. Brasília, 2006.

BRASIL. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.