Autores

Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Tavares, C.D.A. (UECE)

Resumo

Este trabalho foi realizado com o intuito de chamar a atenção de alunos do Ensino Superior para abordagem da CTS dentro de sala de aula. Com relatos apresentados e observados na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade, no Curso de Química, podemos visualizar o quanto esse tema ainda não é discutido nesse ambiente. Vinte se sete alunos da disciplina foram avaliados por questionários e debates e foi verificado que eles nunca tinham visto ou trabalhado diretamente com as questões de CTS. A relação da ciência e tecnologia é direta e precisa ser maiis discutida na Universidade. Questões relacionadas com a CTS no Ensino médio e superior ainda são muito discretas, pois a inserção dessa disciplina nos currículos escolares deverá ser contextualizada dentro de outras discussões

Palavras chaves

ciências; tecnologia; sociedade

Introdução

A expressão “ciência, tecnologia e sociedade” (CTS) procura definir um campo de trabalho acadêmico cujo objeto de estudo está constituído pelos aspectos sociais da ciência e da tecnologia, tanto no que concerne aos fatores sociais que influem na mudança científico-tecnológica, como no que diz respeito às consequências sociais e ambientais. Utilizaremos a expressão “CTS” para fazer referência ao objeto de estudo – às relações ciência-tecnologia-sociedade – e a denominação “estudos CTS” para o âmbito do trabalho acadêmico que compreende as novas aproximações ou interpretações do estudo da ciência e da tecnologia. A concepção clássica das relações entre a ciência e a tecnologia com a sociedade é uma concepção essencialista e triunfalista, que pode resumir-se em uma simples equação, o chamado “modelo linear de desenvolvimento”: ciência = + tecnologia = + riqueza = + bem-estar social. Tal concepção com freqüência está presente em diversos espaços do mundo acadêmico e nos meios de divulgação. Vivemos hoje em um mundo notadamente influenciado pela ciência e tecnologia. Tal influência é tão grande que podemos falar em uma autonomização da razão científica em todas as esferas do comportamento humano. Essa autonomização resultou em uma verdadeira fé no homem, na ciência, na razão, enfim, uma fé no progresso (BERNARD e CROMMELINCK,1992). As sociedades modernas passaram a confiar na ciência e na tecnologia como se confia em uma divindade. A lógica do comportamento humano passou a ser a lógica da eficácia tecnológica e suas razões passaram a ser as da ciência (BAZZO, 1998). Alfabetizar, portanto, os cidadãos em ciência e tecnologia é hoje uma necessidade do mundo contemporâneo (SANTOS e SCHNETZLER, 1997).

Material e métodos

Este trabalho visou abrir uma discussão sobre a maneira de abordagem da relação ciência, tecnologia e sociedade. Foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, na busca de artigos, livros e comunicações que permitissem uma leitura de entendimento ao tema, para tal foram usados sites da internet como: sciencedirect, scielo, google acadêmico, scholar, revista química nova na escola, portal da educação – MEC, entre outros. Foram abordados temas comuns em sala de aula, utilizando como amostra a disciplina de CTS do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará – UECE, apesar de ser uma disciplina optativa, ela vem sendo cada vez mais procurada, hoje com um total de 27 alunos participantes, foram realizados questinários, debates e discussões. A metodologia discursiva aplicada vem deixando de lado o borrão que disciplinas mais didáticas são enfadonhas. E trazendo esses alunos para o debate de como abordar CTS?

Resultado e discussão

No primeiro momento da disciplina, percebeu-se que os alunos não tinham idéia sobre o que seria abordado na mesma. Mas com a leitura do material didático verificaram que o estudo da CTS, na realidade é uma análise da relação do desenvolvimento da ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade. Para Grinspun (1999), o conceito de educação tecnológica diz respeito ou à formação do indivíduo para viver na era tecnológica de forma crítica e mais humana, ou à aquisição de conhecimentos importantes para a formação profissional, abrangendo tanto a invenção como a inovação tecnológica. Na visão de Vaccarezza (2004) a origem do movimento de CTS na América Latina se encontra na reflexão da ciência e da tecnologia como uma competência das políticas públicas. [...] esta se configurou como um pensamento latino-americano em política científica e tecnológica. Os estudos CTS são recentes, heterogêneos, mesmo que consolidados são críticos sobre a imagem essencialista e de caráter interdisciplinar. Buscam compreender a dimensão social da ciência e da tecnologia, tanto no que diz respeito a fatores de natureza social, política ou econômica quanto às questões éticas, ambientais ou culturais provocadas pela mudança científico-tecnológica. Logo com o passar das aulas os alunos começaram a sentir que, a CTS deverá ser praticada dentro de outras disciplinas, visando introduzir esse conhecimento, e relacionando-o com os problemas da sociedade causados pela invasão de tecnologia ocorrida nas últimas décadas. Mesmo com os benefícios da avanço científico e tecnológico, temos hoje problemas sociais como: lixo industrial, tecnológico, eletro-eletrônico, hospitalar, que ainda não são incinerados adequadamente. Pesquisas futuras sugerem expectativas de sanar esses problemas dessa essência.

CONHECIMENTO DE CTS

Conhecimento dos alunos acerda da disciplina de Ciências, Tecnologia e Sociedade, no ensino superior.

TEMAS DE CTS

Principais temas discutidos na disciplina de CTS.

Conclusões

Na concepção de conceitos de CTS, os alunos aprenderam a relação gerada entre esses três sistemas integrados e concluíram que os três podem conviver de maneira adequada se forem tratados com a devida importância e assim perpassada para a comunidade em seu redor.

Agradecimentos

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA.

Referências

BASTOS, J.A.S.L.A (1998a).A educação tecnológica : conceitos, características e perspectivas. In: . (org). Tecnologia & Interação. Curitiba. PPGTE/ CEFET-PR. pp.31-52.

BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (Eds). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade. Madrid: OEI, 2003. Capítulo 4: O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade?pp. 119-155.

BERNARD, F., CROMMELINCK M. (1992). Sciences de la nature, technologies et sociétés. In:
MEULDERS, M., CROMMELINCK, M., FELTZ B. Pourquoi la science? Paris: Champ Vallon.

GRINSPUN, M. P. S. (1999). Educação Tecnológica . In: (org.) Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez. .pp. 25 - 73.

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. (1997). Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ.

VACCAREZZA, Leonardo Silvio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: O estado da arte na América Latina.In: Santos L. W. et al. (org.) Ciencia, tecnologia e sociedade: O desafio da interação . 2 ed. Londrina. IAPAR, 2004.