Autores
Ferreira, C.C.S. (IFPE) ; Silva, A.L. (IFPE) ; Souza, D.O. (IFPE) ; Nascimento, A.M.S. (IFPE)
Resumo
Os livros didáticos atuais apresentam uma diagramação inovadora e, muitas vezes, estão mais carregados de imagens e figuras do que de textos. Foi realizado uma pesquisa, com uma abordagem quali-quantitativa, acerca de alguns livros didáticos utilizados em salas de aula por professores de química, por meio de questionários aplicados com 109 discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)- Campus Vitória de Santo Antão. O trabalho teve por objetivo saber que conceito os discentes do ensino médio possuíam a respeito dos recursos visuais desses livros didáticos utilizados por eles como objeto de estudo.
Palavras chaves
Química; Livros Didáticos ; Recursos Visuais
Introdução
O uso do livro didático como norte para aplicação de exercícios em sala de aula é um fato comum em aulas de Química. Os livros didáticos atuais apresentam uma diagramação inovadora e, muitas vezes, estão mais carregados de imagens e figuras do que de textos. Para a compreensão desses, segundo Silva (1985), a decodificação feita pelo aluno realiza-se em dois momentos: inicialmente, ele reconhece todo o conjunto e distinguem as ilustrações, os títulos e subtítulos, os gráficos etc; e por fim, detém-se nos detalhes dessas subáreas; ou seja, é a partir disso que ele tem uma leitura mais completa de toda a página. Para transmitir a mensagem, o designer se baseia em quatro elementos básicos: (A)as letras; (B)as imagens: fotos ou ilustrações; (C)os brancos da página; (D)os fios tipo Gráficos e as vinhetas. Foi realizado uma pesquisa acerca de alguns livros didáticos utilizados em salas de aula por professores de Química. O trabalho teve por objetivo saber o conceito que os discentes do ensino médio possuíam a respeito dos recursos visuais desses livros didáticos utilizados por eles como objeto de estudo. Segundo (LOGUERCIO; SAMRSIA; PINO, 2001), a análise de livros didáticos é um tema frequente em estudos acadêmicos. Mas o foco desses estudos variam muito, no que diz respeito às análises de livros didáticos de química, incluindo aspectos como a produção, a comercialização, a inserção do conhecimento na evolução histórica, a qualidade gráfica e a adequação dos conteúdos. Um tratamento visual mal exercido, pode trazer tantos prejuízos à aprendizagem quanto um conteúdo mal estruturado.
Material e métodos
Trata-se de uma pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, acerca dos recursos visuais dos livros didáticos realizada por meio de questionários aplicados com 109 discentes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória de Santo Antão.
Resultado e discussão
Dentre as diversas questões que eclodiram durante a pesquisa, distinguiram-se
algumas para análise que focalizaram os recursos visuais: (1)Como mostra a ficha
catalográfica do Livro Didático de Química?; (2)Como apresenta o Índice
Remissivo do seu Livro Didático de Química?; (3)Como exibi a uniformidade
gráfica do Livro Didático de Química?; (4)Como mostra a diagramação do Livro
Didático de Química?; (5)Como apresenta a impressão do Livro Didático de
Química?; (6) O Livro Didático exibi poluição visual?;
As duas primeiras indagações refere-se à ficha catalográfica e o índice
remissivo do livro didático. Embora, durante a pesquisa, tenham surgido alguns
“contratempos” como, por exemplo, ter que exclarecer com ajuda de alguns
exemplares de livros, de que se tratava a Ficha Catalográfica e o Índice
Remissivo, os resultados obtidos foram os seguintes:
Ficha Catalográfica: Ótimo (15,5%); Bom (36%); Razoável (40,3%); Ruim (6,4%);
Péssimo (1,8%).
Índice Remissivo: Ótimo (66%); Boa (19,2%); Razoável (14,8%); Ruim (0%); Péssimo
(0%).
Uniformidade gráfica: Ótimo (45%); Bom (25,6%); Razoável (17,4%); Ruim (12%);
Péssimo (0%).
Diagramação: Ótimo (47,6%); Bom (32%); Razoável (10%); Ruim (7,4%); Péssimo
(3%).
Impressão: Ótimo (31,3%); Bom (24,7%); Razoável (44%); Ruim (0%); Péssimo (0%).
A sexta indagação é sobre a poluição visual, responderam: SIM (14,6%); NÃO
(85,3%).
Questionário elaborado pelo(a) autor(a) para a realização da pesquisa com os discentes do Ensino Médio do IFPE- Campus Vitória
Conclusões
Ao realizar a pesquisa percebeu-se que uma parte dos discentes do ensino médio desconheciam alguns recursos que o livro didático possui. Porém, o resultado foi satisfatório, visto que, das respostas obtidas, as que possuíram maior porcentagem foram “Ótimo” e “Bom”.
Agradecimentos
Primeiramente à Deus pela graça concebida. Ao IFPE pelo apoio e ao meu orientador Assis Leão da Silva pela dedicação e pelo conhecimento compartilhado.
Referências
LOGUERCIO, R. Q.; SAMRSIA, V. E. E. e PINO, J. C. D. A dinâmica de Analisar Livros Didáticos com professores de Química. Química Nova, Brasil, v. 24, n.4,2001.
SILVA, R. S. Diagramação – o planejamento visual Gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985. Coleção Novas buscas em comunicação, volume 7.