Autores

Silva, F. (IFPI-PICOS) ; Macêdo, S. (IFPI-PICOS)

Resumo

O trabalho teve o objetivo de investigar a didática das ciências e as implicações no ambiente escolar a partir da postura e metodologia dos professores. A pesquisa realizou-se no V módulo de Química do Instituto Federal de Educação/Picos,na disciplina Didática das Ciências e Química. Enfatizou-se a didática das ciências e a relação na formação inicial docente por meio da análise dos pontos:como a postura e metodologia vivenciada ao longo de sua vida como estudantes influenciam na sua formação. É uma pesquisa qualitativa com o objetivo de explorar a postura didática. Os procedimentos seguiram a orientação da pesquisa participante utilizando a sala de aula como meio de investigação destacando a importância dessa abordagem na formação inicial, e durante o seu processo de formação.

Palavras chaves

Didática das Ciências; Ensino; Professor

Introdução

A didática das ciências busca investigar e problematizar as questões do ensino e aprendizagem com o intuito de resignificar o conhecimento cientifico em conhecimento escolar(Schnetzler,2002).Essa investigação iniciou-se por volta de 1960 com o movimento das concepções alternativas. Assim, a didática das ciências analisa os eixos envolvidos no processo de aquisição de conhecimento pelo aluno, abordando a maneira como aprendem; as diversas metodologias e as ações docentes dentro deste campo tendo como foco a formação inicial dos docentes na medida em que os eixos de investigação são explorados dentro das disciplinas voltadas para a área. Proporcionando aos futuros professores, experiências que contribuam para a habilidade de realizar a transposição didática. Adquirindo habilidade desde a graduação para relacionar a ciência e o seu contexto educacional, transformando em conhecimento significativo para os alunos, utilizando-se de fenômenos e linguagem própria da área. O programa da avaliação Internacional de Estudantes (PISA) 2012 que avalia o ensino de ciências, matemática e linguagens constatou que os jovens tem dificuldades na compreensão e resolução de problemas do cotidiano. Segundo a LDB nª 9394/96 e os parâmetros Curriculares Nacionais orientam para um ensino de ciências voltado para a realidade, mas o que vemos é a dificuldade do aluno em identificar as aplicações dos conteúdos na sua vida principalmente na química. Um professor de ciência tem a oportunidade de contribuir com a formação científica dos seus alunos na medida em que incentiva a formação critica e investigativa a partir do momento que capacita o estudante a enxergar o mundo com os olhos da ciência entendendo sua complexidade e natureza dentro do eixo da ciência e tecnologia.

Material e métodos

Frente a discussão na disciplina didática das ciências e Química no curso de licenciatura em química no V módulo do IFPI Campus Picos percebeu-se a necessidade de investigar a vivência dos alunos frente a metodologia e a postura dos professores no ensino de ciências ao longo do processo de formação estudantil. O intuito era obter dados sobre a compreensão da didática das ciências e suas implicações no ambiente escolar. A partir da vivência, refletir sobre as posturas e novas formas de ensinar. Aplicou-se um questionário, com a turma de 29 alunos, sendo que 69% participaram do estudo após debates teóricos sobre os eixos: fenômenos, teorias e linguagem no ensino de Química, o qualitativo e o quantitativo na constituição da química, a experimentação, a química como “matriz Cultural”, profissão e instituição sociocultural. Em seguida realizou-se a análise qualitativa dos dados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com um enfoque exploratório utilizando a sala de aula como meio de investigação.

Resultado e discussão

A pesquisa mostrou que 60% experenciaram metodologias tradicionais com aulas expositivas direcionadas por livros didáticos. Nesta o docente é o sujeito do processo, elemento decisivo e decisório no ensino(Pilleti,2010). O estudo aponta que 25% dos alunos ressaltaram a metodologia do professor motivador; 10% a importância da formação inicial adequada para o conhecimento de metodologias atuais possibilitando melhorias no ensino de ciências. Os demais 5% citaram a transposição didática visto que está transforma um objeto de saber a ensinar em objeto de ensino. A didática ligada ao ensino de ciências, 40% destacam que esta área é importante para o futuro docente aprender “Como Ensinar”. Os 50% dos entrevistados citaram a contribuição da área para conhecer as novas metodologias; 5% a viabilidade da Didática para a transmissão do conhecimento e 5% a implicação na formação crítica, com um ensino didático englobando o papel de um professor de ciência na formação científica dos alunos. Sobre a relevância da área no campo do ensino de ciências, 50% entende como ferramenta para preparar o docente na medida em que este ressalta as competências e habilidades docentes levando em conta sua prática,a congnição do seu público e a formação do espírito científico discente. E 50% dos entrevistados destacou a didática como via de implantação de estratégias de ensino, na medida em que o docente torna-se um facilitador da aprendizagem propondo discussões, experimentações destacando pontos sobre o papel da ciência na sociedade. Para Astolfi e Develay(2008) a didática é o lugar onde ocorre às práticas pedagógicas envolvendo três níveis: epistemológica que são os saberes; a psicológica que destaca a lógica da apropriação dos saberes; a pedagógica que conduz ao conhecimento; ou seja Didática.

Conclusões

A Didática das Ciências busca contribuir com estas discussões a partir do momento em que trava uma reflexão sobre “o que é ensinar ciências?”Percebe-se assim uma mudança reflexiva por parte dos alunos sobre a importância da postura didática do professor e como este interfere no saber ensinado. Na ação docente e a riqueza de suas propostas metodológicas na formação inicial docente da área de ciências. Reflexão que nasce do debate em sala de aula, nas graduações para que o futuro professor possa analisar sua escola e sala de aula como ambientde investigação tornando se um professor pesquisador.

Agradecimentos

Referências

ASTOLFI, J.P; DEVELAY,M.Didática das Ciências.12ªed. Campinas: Papirus, 2008.
PILETTI,Claudino.Didática Geral.24ªed.São Paulo: Ática, 2010.
SCHNETZLER, R.P. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química. Química Nova na Escola, n. 16, p. 15-20, 2002.