Autores

Bastos, T. (IFAL) ; Rodrigues, L. (IFAL)

Resumo

Este artigo trata de um projeto de pesquisa PIBIC, desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, cujo objetivo é contribuir para uma aprendizagem mais significativa de química, através da utilização de materiais didáticos elaborados com foco na transdisciplinaridade.São apostilas que tratam os conteúdos relacionando-os com temas como alimentação, meio ambiente, drogas, lixo.A metodologia da pesquisa tem um enfoque qualitativo, e utiliza a observação como instrumento de coleta de dados. Os materiais didáticos estão sendo utilizados numa Escola Pública localizada na cidade de Maceió-Alagoas e as observações indicam que uma aprendizagem mais significativa gera mudanças nos alunos que se mostram mais participativos, questionadores e interessados em realizar pesquisas.

Palavras chaves

Trandisciplinaridade ; Ensino de química; Materiais didáticos

Introdução

A educação tradicional transmitida de geração a geração, vêm mostrando um ensino que, tratado de forma isolada, sem conexões com as situações do cotidiano do aluno, dificulta uma aprendizagem mais significativa, e impede o diálogo entre os conhecimento disciplinares e a experiência de vida, gerando uma aprendizagem muitas vezes apenas memorística. A carta da Trandisciplinaridade (Freitas,1994) nos mostra a necessidade de ultrapassar os domínios do ensino tradicional, informando que a educação autêntica não pode privilegiar a abstração no conhecimento, mas incentivar o aluno a entender e assim compreender melhor o todo. A Trandisciplinaridade maximiza a aprendizagem trabalhando com os conjuntos tanto o emocional como corporal, além do mecanismo do conhecimento, onde a educação que vem se tornando cansativo pelo simples fato dos professores dedicarem as explicações exaustivas, desvinculando o conhecimento da experiência do cotidiano. Behrens (2008) defende a ideia de que a educação atual deve contemplar a visão da totalidade, a visão de rede, a visão de sistemas integrados, a visão de relatividade e movimento e a visão de cidadania e ética, e esclarece sobre a importância das diversas visões que devem ser desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem: Dessa forma, percebeu- se a necessidade de trabalhar um ensino de química numa perspectiva transdisciplinar, mostrando o aluno as diversas alternativas de transmissão do conhecimento. Esse projeto de pesquisa tem com objetivo a elaboração de materiais didáticos transdisciplinares para serem trabalhados em turmas de ensino médio, e com isso promover uma ampliação dos conhecimentos químicos e uma aprendizagem que possa conectar o que se aprende com os fenômenos do cotidiano do aluno.

Material e métodos

A metodologia utilizada neste projeto tem um enfoque qualitativo, onde o instrumento de coleta de dados será a observação direta que acontecerá durante o desenvolvimento das aulas, procurando avaliar as mudanças atitudinais ocorridas nos alunos frente a utilização do material didático transdisciplinar nas aulas de química. O material didático será utilizado em turmas de ensino médio com alunos pertencentes a uma Escola Pública Estadual na cidade de Maceió-Alagoas, durante as aulas de química. A elaboração dos materiais didáticos segue as seguintes etapas: Seleção dos conteúdos de química que são trabalhados na pesquisa que contemplam conteúdos do 1ºe 2º do ensino médio; seleção dos temas e sub-temas de diversas áreas do conhecimento que dialoguem com a química; elaboração dos textos mostrando a relação direta entre esses temas de pesquisa e os conteúdos de química e contendo atividades para serem realizadas pelos alunos; utilização dos materiais didáticos em sala de aula; avaliação das aulas.

Resultado e discussão

Desde a iniciação do projeto, alguns materiais didáticos transdisciplinares foram elaborados trabalhando os conteúdos químicos: tabela periódica, soluções coloidais, eletroquímica, ligações químicas e soluções, interligados aos temas: alimentação e saúde, lixo e meio ambiente e drogas. Esses materiais didáticos estão sendo trabalhados com alunos de 1º e 2º anos do ensino médio na Escola Pública Estadual Moreira E Silva, localizada na cidade de Maceió-Alagoas, em um projeto de extensão também desenvolvido no IFAL, cujo objetivo é levar o aluno a aprender química a partir de materiais didáticos transdisciplinares. Durante as aulas, através de uma observação direta, anota-se as atitudes, gestos e falas dos alunos, e nos resultados iniciais, observa-se a maior participação e envolvimento dos alunos durante as aulas, mostrando interesse em realizar pesquisas sobre os temas tratados, e fazendo mais questionamentos durante as aulas. Com isso, acredita-se que ao tratar os conhecimentos químicos de forma conectado com a realidade do aluno, permite-se a aprendizagem de conteúdos não apenas conceituais , mas também procedimentais e atitudinais.

Conclusões

A realização desse projeto de pesquisa vem sendo uma oportunidade de utilizar materiais didáticos transdisciplinares em sala de aula, tendo como objetivo final auxiliar em uma aprendizagem mais significativa de química, contribuindo para uma formação integral do aluno. Com o projeto acredita-se estar contribuindo para a construção de um processo ensino-aprendizagem que possibilita ao aluno perceber as relações do conhecimento químico com o seu dia-a-dia e transformando seu modo de pensar, suas emoções e conhecimentos.

Agradecimentos

Referências

BEHRENS, M., Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos e portfólios. 2ª ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FREITAS, L.;MORIN, E.; NICOLESCU, B.Carta da transdisciplinaridade. Lisboa, Portugal, 1994.