Autores

Santos, J.V.I.S. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL) ; Santos, V.N.T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL) ; Costa, L.T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL)

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência do Curso de Extensão “Produção de Polímeros Biodegradáveis”, desenvolvido no IFAL – Campus Maceió. O projeto citado visou o desenvolvimento de polímeros sustentáveis a partir de matérias-primas naturais. Como resultados, destacam-se as práticas realizadas de produção dos polímeros, além dos conhecimentos ligados ao manuseio de materiais, reagentes e vidrarias de laboratório, microscopia e contextualização dos assuntos relacionados à disciplina de química. O projeto além de fornecer uma contextualização dos conhecimentos acadêmicos da disciplina de química, possibilitou uma atividade extracurricular a todos os estudantes envolvidos.

Palavras chaves

Polímeros; Ensino de Química; Sustentabilidade

Introdução

Polímeros industriais, como plástico, camisinhas, borrachas e outros, são fabricados através de matérias-primas que não podem ser degradadas em um curto período de tempo. Tal característica impede que esse tipo de produto sofra decomposição oriunda de microrganismos. Nesse sentido, os produtores de biopolímeros buscam nos materiais biodegradáveis, uma semelhança quanto aos polímeros produzidos industrialmente (ROZ, 2013). A maior parte dos fornecedores vendem polímeros (plásticos) derivados do petróleo. Estes produtos geralmente são poluentes e considerando que o descarte desses materiais é intenso, muitos pesquisadores estão em busca de biopolímeros, a fim de substitui-los, já que os polímeros biodegradáveis são facilmente deteriorados por um microrganismo, o que é ambientalmente correto, pois evita o acúmulo de lixo (LISBOA, 2010). Assim, considerando a importância do tema mencionado, desenvolveu-se o Curso de Extensão “Produção de Polímeros biodegradáveis”, no IFAL- Campus Maceió. Dentre os objetivos do curso mencionado, destacam-se principalmente a exposição de conteúdos relativos à química a partir da sua contextualização com a análise de degradação dos polímeros industriais e conscientização sobre o uso e a produção de biopolímeros ambientalmente corretos.

Material e métodos

O Curso de Extensão “Produção de Polímeros biodegradáveis” foi desenvolvido a partir da exposição de conteúdos teóricos, bem como de procedimentos experimentais. A atividade mencionada foi fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió e foi executada no Laboratório de Aulas Demonstrativas e Experimentais de Química Geral da Coordenação de Química e Tecnologia de Alimentos. Inicialmente, de forma teórica, foram discutidos conteúdos envolvidos com as rotinas de laboratório e com produção de polímeros, como a degradação e a estrutura molecular de polímeros e as técnicas básicas de manuseio dos materiais e equipamentos de laboratório. Na parte experimental, realizou-se as análises microscópicas da decomposição dos polímeros industriais a partir da exposição destes ao fungo Aspergillus niger. A partir do resultado das análises, discutiram-se diversos temas da química envolvidos, como a biodegradação, além das vantagens de se utilizar polímeros naturais para a conservação do meio ambiente.

Resultado e discussão

A atividade de Extensão desenvolvida possibilitou aos estudantes um conhecimento prático sobre a degradação de materiais a partir de microrganismos, além de um amplo contato com as principais normas de segurança e procedimentos em laboratório e o manuseio de vidrarias e reagentes. A parte teórica do curso contou com a discussão de conteúdos básicos do ensino médio, que foram experimentalmente explanados, tais como eletronegatividade, polaridade, ligações e separações de misturas. De acordo com o Lisboa (2010), a vinculação de temas da química à atividades práticas em laboratório, como a que foi desenvolvida, é uma excelente ferramenta para estudantes, pois contribui para a fixação do aprendizado de conteúdos da disciplina, além de desenvolver o incentivo pela disciplina.

Conclusões

A vinculação das aulas teóricas e práticas de degradação dos polímeros forneceram uma contextualização prática de diversos assuntos da disciplina de química aos estudantes envolvidos, além de contribuir com a conscientização destes para com os problemas ambientais causados pelo descarte dos mais diversos tipos de materiais industrializados, incentivando o uso de produtos biodegradáveis para preservação dos ecossistemas.

Agradecimentos

À PROEX e ao IFAL pelo suporte estrutural e financeiro.

Referências

ROZ, A. L. O futuro dos plásticos: biodegradáveis e fotodegradáveis. Polímeros [online]. 2003, v. 13, n. 4, p. 4-5. ISSN 0104-1428.

LISBOA, J. C. F. L. Química – Ser Protagonista. 1ª Edição. São Paulo, Editora SM, 2010.