Autores

Lima, J.O.G. (UECE) ; Medeiros, A.V.L.J. (UECE) ; Leite, L.R. (UECE)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes fundamentais, explorados nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, que representam obstáculos no aprendizado da Química do Ensino Médio. Para coleta de dados, foi usado um questionário com 10 questões, respondidas por 440 alunos de Ensino Médio de seis Escolas Públicas. Foi constatado que os alunos não dominam algumas operações básicas da matemática, como divisão e multiplicação. Observou-se também que eles não apresentam um nível de leitura satisfatório e, por isso, não conseguem compreender até textos muito simples. O Ensino Fundamental cursado por estes estudantes parece não ter conseguido desenvolver as competências e as habilidades necessárias para compreender os saberes químicos que são trabalhados no Ensino Médio

Palavras chaves

IDEB; Leitura; Ensino Médio

Introdução

Os últimos resultados do IDEB revelaram uma preocupante deficiência nas habilidades e competências de nossos alunos ao tratar os conhecimentos das disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa (BRASIL, 2013). Para Kleiman (2012), essas deficiências afetam diretamente a aprendizagem das outras disciplinas escolares. Freitas (2011) afirma que, a falta de conhecimento sólido da Matemática explorada no Ensino Fundamental, tem contribuído para o fracasso dos alunos do Ensino Médio. Já De Jou e Sperb (2008) discutem que os conteúdos fundamentais da Língua Portuguesa, o hábito da leitura de textos bem elaborados e a prática da elaboração de textos pelos alunos, são aspectos relacionados ao domínio da língua que têm se tornado cada vez mais distantes da prática escolar. Do mesmo modo, Lima (2012) observa que, ao longo dos tempos, tem ocorrido uma intensificação gradativa na diminuição no interesse dos alunos em apreender os conteúdos da disciplina de Química. Analisando esta situação, Lima e Leite (2012) apontam que, uma das causas desse desinteresse, está nas dificuldades representadas pela falta de um aprendizado satisfatório dos conteúdos da Matemática e da Língua Portuguesa abordados no Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar alguns dos saberes fundamentais, explorados nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, que representam verdadeiros obstáculos no aprendizado da disciplina de Química. A pretensão desta pesquisa foi identificar quais tipos de deficiências no aprendizado dos conhecimentos básicos, tratados nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, podem afetar o desenvolvimento do processo de aprendizagem da Química no Ensino Médio

Material e métodos

Numa abordagem quantitativo-qualitativa, o processo metodológico utilizado no desenvolvimento desta pesquisa baseou-se na técnica de estudo de campo, na qual um questionário foi aplicado a 440 alunos do segundo ano do Ensino Médio das seis Escolas Estaduais do município de Crateús-CE (MARCONI; LAKATOS, 2010), possibilitando obter informações valiosas acerca das origens das dificuldades manifestadas por esses alunos na assimilação e compreensão dos conteúdos de Química. O questionário aplicado continha 10 questões cujo objetivo foi identificar se a falta de conhecimentos básicos da Matemática (questões de 1 a 5) e da Língua Portuguesa (questões 6 a 10), estariam se constituindo num dos gargalos que impedem um melhor desenvolvimento dos alunos no estudo dos conteúdos da disciplina de Química. As respostas dadas pelos estudantes foram de extrema importância para a elaboração de um referencial empírico, possibilitando uma reflexão mais profunda sobre a realidade do Ensino de Química que se desenvolve nessas escolas. Realidade essa que não difere significativamente do restante do país. Todos os alunos que responderam ao questionário estavam regularmente matriculados no segundo ano do Ensino Médio de sua respectiva escola. Dos 440 alunos entrevistados, 140 deles estudavam no período matutino, 200 no período vespertino e 100 no período noturno. A aplicação dos questionários ocorreu na própria sala de aula dos estudantes durante os meses de abril, maio e junho de 2013. Antes que cada turma de alunos iniciasse o trabalho de responder ao questionário, o qual se desenvolveu de modo individualizado, foram feitos os devidos esclarecimentos sobre a investigação, de modo que eles pudessem entender a importância de suas contribuições para esta pesquisa

Resultado e discussão

Na 1ª questão, apenas 52,3% dos alunos acertaram cálculos simples (soma e subtração), sem envolver raciocínios complexos. Na 2ª, 9,1% deles identificaram a posição correta de números negativos e positivos. Na 3ª, 25% não souberam posicionar corretamente os números numa reta numérica e somente 56,8% acertaram a regra de três muito simples da 4ª questão. A 5ª apresentava cálculos envolvendo potenciação, soma de fração, proporção, multiplicação e outras operações extremamente simples. Somente 11,4% acharam o valor correto de ‘x’ em ‘x/2=5/20’ e apenas 22,7% somaram corretamente ‘5+10/2. Estes resultados demonstram que esses alunos não possuem domínio dos conteúdos fundamentais da Matemática que deveriam ter sido apreendidos nas séries do Ensino Fundamental. Para responder as outras questões, foi apresentado aos alunos um texto muito pequeno e simples. Na 6ª questão, apenas 13,6% conseguiram identificar a ideia central do texto. Na 7ª, somente 61,4% dos alunos demonstram compreender a substituição de termos em um texto para evitar repetições de vocábulos. Na 8ª, 75% não conseguiram entender o uso de algumas expressões e palavras que enriquecem o texto. Na 9ª, a qual apenas 38,6% acertaram, constatou-se que esses alunos apresentam grandes dificuldades em identificar informações explícitas no texto. Na 10ª questão, solicitou-se aos alunos que citassem o nome de dois escritores brasileiros mais lidos por eles, ao que 54,5% dos alunos a deixaram sem resposta. Alguns deles mencionaram nomes de Álvares Cabral, Tarsila do Amaral, Ari Noronha e Renato Russo, além de Leonardo da Vinci e Nicolas Scarpo, que não são brasileiros. Esses resultados demonstram que esses alunos não apresentam as habilidades e competências necessárias ao domínio da leitura e à interpretação de textos

Conclusões

O Ensino Fundamental brasileiro, conforme observado neste trabalho, não está conseguindo desenvolver adequadamente as habilidades e as competências necessárias para que os alunos possam assumir a próxima etapa, ou seja, está contribuindo para dificultar o aprendizado das disciplinas que se aprofundam no Ensino Médio, como é o caso da Química. Se conseguirmos fazer com que nossos alunos do Ensino Fundamental adquiram essas habilidades e competências, talvez seja possível diminuir o sentimento de rejeição/aversão que quase a totalidade dos alunos do Ensino Médio dedicam à disciplina de Química

Agradecimentos

Referências

BRASIL. IDEB: resultados e metas. Disponível em <http://ideb.inep.gov.br>. Acesso em: 01 mai. 2013
DE JOU, G. I.; SPERB, T. M. Leitura compreensiva: o processo instrucional. Revista Linguagem & Ensino, v. 11, n. 1, p. 145-177, 2008.
FREITAS, L. C. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neotecnicismo. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br/seminario3/ luiz_freitas.pdf. Acesso em: 20 nov. 2011.
KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2012.
LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012.
LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, p. 72-85, 2012.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.