Autores
de Matos Albuquerque, M. (UFRPE/UAST) ; Henrique de Souza, P. (UFRPE/UAST) ; Solineide Eleotério, S. (UFRPE/UAST) ; Pires Vanderley, A. (UFRPE/UAST) ; Bezerra Rodrigues, J. (UFRPE/UAST) ; Iraci da Silva, J. (UFRPE/UAST) ; Pedroza da Silva, S. (UFRPE/UAST)
Resumo
Objetivou-se levar a temática da produção do Biodiesel a partir do óleo residual de fritura e de Catolé, levantando os aspectos sociais e ambientais em salas de aula no Sertão do Pajeú. A execução do trabalho se deu em quatro momentos em escolas da rede estadual na cidade de Araripina - PE e São José do Belmonte - PE. Ao final da produção, enfatizou- se os aspectos ambientais e sociais, bem como as vantagens e desvantagens desta. A demonstração do experimento levantou curiosidade em todas as turmas e facilitou a compreensão das etapas do processo associados ao assunto. Os alunos puderam entender melhor sobre o biodiesel e a necessidade dos conceitos químicos, ficando mais atentos às questões ambientais e sociais trabalhando assim temas transversais de maneira holística.
Palavras chaves
Biodiesel; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais
Introdução
Uma das alternativas dentre as tantas que se tem discutido atualmente é o de um ensino mais contextualizado através do uso de temas do cotidiano para o desenvolvimento do conhecimento em sala de aula. Essa realidade proporciona ao aluno contextualização dos conhecimentos escolares, fazendo com que eles aprendam de forma significativa os conteúdos (OLIVEIRA, 2005). O biodiesel, biocombustível já incluído em nossa matriz energética, presente em quase todos os postos de venda de diesel no país, passou a ser um tema discutido mundialmente, presente em nosso dia a dia, devido a sua importância social e ambiental tornou-se necessário à abordagem sobre o mesmo em sala de aula. A coleta do óleo residual de frituras para produção de biodiesel é cada vez mais incentivada por ser uma matéria prima sem custos para produção e por diminuir o volume de águas contaminadas que receberiam este resíduo na cidade. O catolé (Syagrus cearensis) é um coco (coco-catolé, ou coco-ouricuri proveniente de uma palmeira, da flora brasileira presente no Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, sua amêndoa, rica em óleo vegetal (35 à 38%)(SOUSA,2013). Assim, o objetivo principal deste trabalho foi discutir através da temática da produção do Biodiesel a partir do óleo residual de fritura e do óleo de catolé, os aspectos ligados à sociedade e recursos naturais, sua valorização local e importância ambiental envolvidos nesta produção associado também aos conteúdos de Química estudados em sala de aula.
Material e métodos
A execução do trabalho se deu em quatro momentos em duas escolas da rede estadual (um 9º ano, dois 1º anos, dois 2º anos e dois 3º anos) na cidade de Araripina-PE e depois em 6 turmas de 3º do Ensino Médio na cidade de São José do Belmonte-PE. Os quatro momentos foram: A Coleta do óleo residual de fritura na cidade de Araripina, e coleta do Catolé na cidade de São José do Belmonte. A Sondagem dos conteúdos e Produção do Biodiesel em sala de aula em duas aulas de 50 minutos. A Produção do biodiesel do óleo residual de fritura e do óleo de Catolé em sala de aula, explicando desde os equipamentos de segurança utilizados na demonstração aos conteúdos de Química relacionados com cada etapa da produção do biodiesel. E discussão sobre os aspectos ambientais e sociais desta. Ao final da produção e explicação dos conteúdos de Química envolvidos, bem como atualidades sobre os combustíveis em geral, biocombustíveis e, em particular o biodiesel, enfatizou-se os aspectos ambientais e sociais, bem como as vantagens e desvantagens desta produção dentro destes aspectos.
Resultado e discussão
A demonstração do experimento levantou curiosidade em todas as turmas e
facilitou a compreensão das etapas do processo associados a assuntos, tais como
substâncias e misturas, separação de misturas, acidez e basicidade, preparo de
soluções, velocidade de reação, equilíbrio químico, reações orgânicas, entre
outros trabalhados nestas aulas, levando em consideração o nível de cada turma.
Muitos alunos participaram fazendo perguntas sobre os materiais e equipamentos,
sobre cada etapa da produção e em suas indagações foi possível observar que
aprenderam muito mais sobre o tema biodiesel, sobre os conteúdos de Química
trabalhados e se tornaram mais atentos às questões sociais e ambientais do
processo, instigando-os a ter esta avaliação crítica em diversos processos
industriais e do cotidiano em geral.
Na discussão dos aspectos ambientais e sociais, bem como vantagens e
desvantagens envolvidas no processo de produção de biodiesel foram enfatizados a
questão da contaminação das águas, das emissões de poluentes do ar a partir do
uso dos combustíveis e explicados alguns destes poluentes, além de benefícios a
sociedade a partir da produção de biodiesel tais como agricultura sustentável,
aproveitamento dos recursos naturais da localidade, fonte renovável, reciclagem
do óleo e proteção ao meio ambiente em que vivemos.
Conclusões
Os alunos puderam entender melhor sobre o biodiesel e a necessidade dos conceitos químicos inclusive para melhorar sua produção além de contribuir para o crescimento dos mesmos como cidadãos ativos de seu meio; mais atentos às questões ambientais e sociais trabalhando assim temas transversais de maneira holística; o que já vem sendo exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tornando a aprendizagem bem mais significativa.
Agradecimentos
A UFRPE-UAST, e as escolas que nos receberam.
Referências
ANDRADE, G. C. F. Biodiesel como tema gerador para aulas de química no ensino médio. Belo Horizonte. Monografia (Licenciatura em Química), UFMG, 2007.
OLIVEIRA, A. M. C. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação de sabão como tema gerador de ensino aprendizagem. Natal: UFRN, 2005.
SOUSA, P.H. Produção de biodiesel metílico de óleo de catolé por transesterificação alcalina. Serra Talhada. Monografia (Licenciatura em Química), UFRPE, 2013.