Autores
Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Lima, S.O. (UECE) ; Souza, C.A.G. (UECE) ; Cordeiro, E.M.S. (UFRN) ; Júnior, J.F.M. (UFC)
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido em turmas de Ensino Médio de uma escola estadual situada na cidade de Fortaleza-CE baseado em pesquisas de diversas literaturas. O foco de desenvolvimento é a educação ambiental e a importância desta educação na formação de um estudante cidadão que venha a preservar o nosso planeta já tão agredido por manifestação humanas a fim de um desenvolvimento desenfreado nos últimos anos. Nestes aspectos os estudantes puderam rever conceitos estudados em sala de aula no tocante a assuntos de química, bem como de biologia. Através de uma correlação com a vida cotidiana dos alunos, os mesmos puderam embasar os conhecimentos adquiridos com a vida prática facilitando ainda mais a aquisição do conhecimento e fortalecimento do senso crítico cidadão de cada um.
Palavras chaves
EDUCAÇÃO AMBIENTAL; QUÍMICA; CIDADANIA
Introdução
O constante desenvolvimento da sociedade, a partir do advento das indústrias, acarretou diversos danos para o meio ambiente no qual estamos integrados. O meio ambiente equilibrado é um direito de todos, um bem de uso comum e de fundamental importância para uma boa qualidade de vida (MORAES, 2005). O despertar da cidadania é um dos momentos mais libertários da vida de um indivíduo e deve ser expandido a todos os cidadãos (LOUREIRO, 2008). No contexto de uma sociedade insustentável torna-se fundamental o entendimento do quão prejudicial pode se encontrar um desenvolvimento que não prega a valorização da educação ambiental. A partir do intenso crescimento dos movimentos ambientalistas surgiram vários argumentos fundamentados contra hábitos consumistas, deixando evidente que estes são moralmente indefensáveis e insustentáveis. Começou-se também a considerar simples atividades, de necessidades básicas, percebidas como afetantes à qualidade do meio ambiente (PORTILHO, 2004). A educação ambiental se tornou uma premissa, pois além das inovações tecnológicas e das mudanças de comportamento, dá foco às mudanças políticas.
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido em turmas de Ensino Médio de uma escola estadual situada na cidade de Fortaleza-CE baseado em pesquisas de diversas literaturas. Os alunos receberam diversas aulas no tocante à educação ambiental, onde foram tratados temas como: cidadania e consumo sustentável, água, alimentos, biodiversidade, transportes, energia, lixo e publicidade. Foi seguido como roteiro o manual: “Consumo Sustentável – Manual de Educação” oferecido pelo Ministério da Educação – MEC em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Todos os alunos de porte deste material discutiram estes temas, suas definições, princípios e finalidades. Todas as turmas foram divididas em grupos onde cada um ficou responsável por um tópico. Cada grupo ficou com a responsabilidade de estudar o conteúdo e repassar para toda a turma o conhecimento adquirido através de um seminário. Todos os grupos fizeram uso de diversos recursos visuais em suas apresentações, como cartazes, slides, vídeos, maquetes e impressos. Pelo fato de tratar de tópicos tão cotidianos os alunos puderam relacionar os assuntos abordados com situações que eles vivem ou que já passaram em algum momento. Através de uma correlação com a vida cotidiana dos alunos, os mesmos puderam embasar os conhecimentos adquiridos com a vida prática facilitando ainda mais a aquisição do conhecimento e fortalecimento do senso crítico cidadão de cada um. Todo o material dos estudantes foi exposto nos corredores da escola divulgando a todos os interessados a importância da educação ambiental nos dias atuais.
Resultado e discussão
A utilização dessa metodologia de multiplicação de conhecimentos e de
sensibilização se mostrou bastante eficiente perante a forte aceitação dos
estudantes, pois fortaleceu ainda mais os conteudos aprendidos em sala de aula.
Entende-se que a educação para a cidadania trata não só da capacidade do
indivíduo de exercer os seus direitos, como também desenvolver ações de
integração social, conservação do ambiente, justiça social e solidariedade.
Sensibilizar discentes e docentes para uma participação mais consciente no
contexto da sociedade, questionando comportamentos, atitudes e valores, além de
propor novas práticas. Esse processo contínuo e permanente, através de ações
interdisciplinares globalizantes e da instrumentalização dos professores. O
desafio de internalizar nos espaços institucionais estruturantes do campo
educativo a formação de uma sensibilidade e de uma leitura crítica dos problemas
ambientais. Foi percebido uma interação dos grupos com o conhecimento e a
mudança de atitudes dos alunos. O desenvolvimento da consciência ambiental é
individual e bem partitular porém os multiplicadores do projeto conseguiu
sensibilizar docentes e discentes na escola de forma a ficar perceptivo a
mudança de atitudes de muitos, enfim é uma corrente do bem ecológica, social e
cidadã.
Conclusões
Com esse trabalho, manteve-se vivo um compromisso pela valorização da cidadania de jovens, refletindo na responsabilidade de cada um na construção de valores coletivos plenos e democráticos a fim de assegurar o bem estar humano e o respeito ao meio ambiente. A consolidação desse princípio como ato de cidadania , condição primordial para a construção de uma sociedade sustentável, impõe uma tarefa educacional que aproxime o cotidiano dos estudantes a questões socio-ambientais e como uma interage com a outra.
Agradecimentos
Referências
LOUREIRO,C.F.B. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania.4ed.São Paulo:Cortez,2008.
MORAES, A. de. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988.São Paulo: Atlas, 2001.
PORTILHO,F. Limites e possibilidades do consumo sustentável. Serra, 2004.