Autores

Carvalho, M.M.B. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Lavra, T.C.C. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Silva, E.A. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo utilizar novas metodologias para o ensino por meio de uma oficina de micro-aulas de química, na perspectiva de facilitar a compreensão no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. A oficina foi realizada pelos alunos do curso de licenciatura em química, durante o estágio, com acompanhamento da professora da disciplina. Para avaliar os resultados, utilizou- se para a análise de dados um questionário aberto, onde foram sintetizadas as observações e relatos dos alunos. De acordo com a pesquisa observou-se que os métodos utilizados nas aulas contribuíram para uma melhor compreensão acerca dos assuntos abordados na oficina. As aulas foram avaliadas positivamente pois despertou curiosidade e um maior interesse para estudar química.

Palavras chaves

Ensino-aprendizagem; Oficina de química; Materiais alternativos

Introdução

O ensino da química tem sido um dos grandes desafios para os docentes devido à dificuldade de tornar a disciplina mais atraente e menos difícil a sua compreensão. Além disso, observa-se que muitos professores ainda apresentam uma postura conservadora em sala de aula, onde a aprendizagem passa a ser compreendida pelo aluno como uma simples recepção de informações ditas pelo professor. O conteúdo é passado de forma objetiva sem haver uma preocupação com a metodologia utilizada e nem mesmo com a aprendizagem significativa dos alunos. Desse modo a química passa a ser vista como uma disciplina maçante e meramente decorativa (FILHO, 2011). As pesquisas voltadas para o ensino de química tem tido fundamental importância para o desenvolvimento de novas metodologias para serem utilizadas em sala de aula. Estes métodos inovadores utilizam recursos didáticos, experimentos e aulas ministradas de formas diferentes das convencionais, permitindo que o aluno faça uma associação do que aprendeu na teoria com a prática e possa visualizar de outra forma os fenômenos observados, facilitando a aprendizagem e melhorando o interesse pela disciplina (SCHNETZLER, 2004). Neste intuito o presente trabalho visa contribuir, através de uma oficina de micro-aulas de química, para o processo de ensino-aprendizagem, facilitando assim a compreensão acerca dos conceitos químicos, e consequentemente despertando o interesse dos alunos. As aulas foram ministradas pelos alunos da disciplina de estágio II (Graduandos em Licenciatura em química do IFMA) para alunos dos cursos técnicos em química e segurança do trabalho do Instituto Federal do Maranhão.

Material e métodos

A oficina foi realizada para alunos do 1º ano do ensino médio dos cursos técnicos em química e segurança do trabalho do IFMA. Inicialmente foi realizada uma entrevista com estes alunos para verificar os assuntos em que os mesmos apresentavam maior dificuldade. Posteriormente foi feito um cronograma das aulas que seriam ministradas, sendo duas aulas por semana com duração de aproximadamente duas horas. As aulas foram ministradas pelos alunos de licenciatura em química da disciplina de estágio II, acompanhados pela professora da disciplina, e os assuntos abordados em cada aula foram: soluções, separações de misturas, modelos atômicos, alotropia, tabela periódica, propriedades periódicas, ligações químicas, reações químicas, balanceamento de equações químicas, fórmula percentual, mínima e molecular, e cálculo estequiométrico. Os alunos de licenciatura utilizaram métodos de ensino inovadores para as aulas, através de recursos didáticos como, data show e lousa interativa com apresentações em slides ricas em imagens e vídeos e, jogos lúdicos e experimentos feitos com materiais alternativos como, papéis reciclados, copos descartáveis, cartolinas, e recipientes de plástico.

Resultado e discussão

De acordo com a pesquisa realizada, se observou que houve um grande interesse por parte dos alunos, principalmente dos alunos do curso técnico em segurança do trabalho devido a maior dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de química, apontados por eles mesmos. Todos os alunos aprovaram os métodos de ensino utilizados, pois segundo eles facilitou o entendimento dos conteúdos apresentados nas aulas. Assim percebe-se que o papel do professor em sala de aula é principalmente auxiliar o aluno na construção do conhecimento (FILHO, 2011). As demonstrações feitas durante as aulas, através das apresentações de slides, vídeos, experimentos e jogos lúdicos proporcionou aos alunos um melhor entendimento acerca dos conteúdos abordados, pois permitiu que eles fizessem uma conexão da química teórica com a química do cotidiano (CARDOSO, 2000). De acordo com o relato dos discentes, a realização da oficina de micro- aulas de química, sobretudo utilizando recursos didáticos diversos, permitiu a percepção do conteúdo de uma forma prática e mais compreensível, em relação ao que é visto no dia-a-dia com o professor em sala de aula, utilizando apenas o livro didático. Dessa forma os alunos deixaram de serem apenas receptores de informações, conceitos e teorias, e passaram a participar das aulas, mostrando interesse e curiosidade acerca dos conteúdos, relacionando-os com o dia-a-dia e apresentando suas dúvidas, o que facilitou o entendimento dos assuntos ministrados nas aulas, os quais foram apontados por eles como sendo os de maior dificuldade.

Conclusões

Observou-se que todos os alunos participantes da oficina de micro-aulas de química consideraram este trabalho muito importante, visto que proporcionou uma nova visão da disciplina. A eficácia desta atividade refletiu no aumento do interesse dos alunos em estudar química. Assim espera-se que os resultados deste trabalho, possam servir de exemplo e base para a reflexão dos novos docentes, para a utilização de aulas diferenciadas que facilitem a compreensão e despertem o interesse para a química, bem como para a realização de novas oficinas.

Agradecimentos

Ao IFMA, aos alunos do curso de licenciatura em química, e aos alunos dos cursos técnicos em química e segurança do trabalho.

Referências

CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova. v.23, p.401-404, 2000. FILHO, F.S.L. CUNHA, F.P., CARVALHO, F.S., SOARES, M.F.C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia biosfera, Centro científico conhecer. v.7, nº12, p.166-173, 2011. SCHNETZLER, R.P. A pesquisa no ensino de química e a importância da química nova na escola. Química nova na escola. Nº 20. Novembro, 2004.