Autores

Silva, A.M. (UECE/UFC) ; Almeida, A.K.V. (UFC)

Resumo

Esse trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino de química no ensino médio. Assim, o processo de pesquisa inicia com um levantamento bibliográfico do tema proposto com a intenção de identificar o conjunto dos conceitos mais comuns para a elaboração da fundamentação teórica. Como metodologia foram aplicados questionários ao grupo gestor, aos professores de química e alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas públicas que foram escolhidas como campo de pesquisa. A partir dos dados coletados, foi realizada uma análise do conteúdo.

Palavras chaves

interdisciplinaridade; ensino de química; ensino médio

Introdução

A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação das disciplinas, sem desconsiderar a importância de cada uma delas. Quando falamos em interdisciplinaridade, de certo modo estamos nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Trata-se de uma possibilidade que deve ser refletida, pensada, envolvente, investigada e trabalhada em conjunto. Desta forma, vivê-la em sala de aula requer uma atitude coerente no tratamento dos diferentes aspectos dos conhecimentos. A profissão do magistério não é uma tarefa fácil, além do que, enquadra o professor em uma condição eterna de aprendiz, afinal, ele precisa acompanhar as transformações advindas no processo da educação. Pretende-se, portanto com este trabalho provocar a reflexão da escola como um todo, na esperança de que quando necessário, mudem suas posturas em prol da formação integral de seus educandos e abracem as possibilidades para o sucesso de todo processo educativo. Despertar a visão da escola sobre a importância da interdisciplinaridade como proposta de promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre escola- sociedade-conhecimentos, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e que os conteúdos ou temas geradores sejam abordados juntamente com as outras disciplinas, é um passo necessário para garantir uma coerente vivência desta prática. Assim, a pesquisa foi realizada qualitativamente a fim de explorar como a interdisciplinaridade está sendo vivenciada no ensino de química e qual grau de importância lhe está sendo atribuída na formação do aluno.

Material e métodos

Para um melhor embasamento deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a interdisciplinaridade e sua aplicação no Ensino de Química. A pesquisa foi realizada em 2 escolas públicas localizadas na cidade de Redenção - CE, EEFM Camilo Brasiliense e EEFM Padre Saraiva Leão, por meio de questionários individuais distribuídos à turmas de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, aos professores de química e ao grupo gestor das mesmas. O objetivo da metodologia adotada foi de obter dados com relação à presença e a compreensão da interdisciplinaridade no ensino de química. Os questionários aplicados possuíam perguntas objetivas e subjetivas, acerca de interdisciplinaridade, sendo que para os alunos e os professores, o questionário constituía-se de 9 perguntas, sendo 5 objetivas e 4 subjetivas e para o grupo gestor, o questionário constituía-se de 8 perguntas, sendo 5 objetivas e 3 subjetivas. Participaram da pesquisa um total de 100 alunos, sendo 48 da EEFM Camilo Brasiliense e 52 da EEFM Padre Saraiva Leão. A primeira escola citada possui dois professores que lecionam a disciplina de química. A segunda possui um professor de química que atende a demanda de todas as séries. Assim, para um resultado quantitativo, o questionário foi aplicado a três colegas do curso de Licenciatura em Química em EaD que lecionam a disciplina de química a algum tempo. Desta forma, 6 foi o total de professores questionados. Em seguida, as respostas foram separadas de acordo com o grau de coincidência e agrupadas sobre a forma gráfica.

Resultado e discussão

Foram questionados os dois grupos gestores das escolas públicas escolhidas, conforme mencionado anteriormente. Como a Coordenação promove a interdisciplinaridade na Escola? Ambos responderam que esse processo se dá quando é feito a reunião para os planejamentos das áreas. Notamos aqui certa deficiência relacionada ao tema, uma vez que se limitaram a responder como Coordenação e não como Escola. Questionado aos professores como eles utilizam práticas interdisciplinares para ministrar suas aulas, e como classificam a prática da interdisciplinaridade no ensino de Química, com exceção de um professor que relatou fazer uso raramente, todos os demais afirmaram utilizar e reconheceram a química como uma disciplina versátil, o qual facilita na inserção deste mecanismo. A fim de se obter uma primeira impressão sobre a afinidade que os alunos possuem com a disciplina de química, 63% revela claramente que não se trata de uma disciplina que os mesmos sintam-se motivados ou interessados em estudar. Sobre a identificação dos alunos em relação as disciplinas do ensino médio, a ordem foi a seguinte: português em 1º lugar (34%), biologia em 2º lugar (16%), matemática em 3º lugar (15%), educação física e história em 4º lugar (9%), química em 5º lugar (5%), língua estrangeira em 6º lugar (3%), filosofia em 7º lugar (2%), geografia e física em 9º lugar (1%). Do total dos alunos, 5% não se identificaram com nenhuma disciplina (ver gráfico 1). Questionado aos alunos sobre interdisciplinaridade, 45% afirmaram ser a relação que uma disciplina tem com as outras e 15% não souberam responder (ver gráfico 2).

GRÁFICO 1

Como os alunos do ensino médio se identificam com o elenco das disciplinas.

GRÁFICO 2

Como os alunos entendem o conceito de interdisciplinaridade.

Conclusões

Embora a interdisciplinaridade esteja bastante presente no cotidiano escolar, a sua prática ainda é pouco vivenciada, o que permite uma reflexão sobre os obstáculos na realização do trabalho interdisciplinar. Um fato a considerar neste processo é que os professores nem sempre são preparados na universidade para trabalhar interdisciplinarmente. Que não se visualizem a prática interdisciplinar como uma obrigação, mas, como uma possibilidade de fazer o novo e buscar no novo, motivação no trabalho da escola.

Agradecimentos

Referências

AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva e CALDEIRA, Ana Maria de Andrade Caldeira. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. [2007?]. Disponível em: < www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/V12_n1_a2007.pdf >. Acesso em: 21 maio 2013.

BENETI, Marcelo. A importância do trabalho interdisciplinar. Revista Brasil Escola. [200?] Disponível em: < http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/importancia-trabalhointerdisciplinar.htm >. Acesso em: 21 maio 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

OLIVEIRA, Henrique Rolim Soares de. A abordagem da interdisciplinaridade,e, contextualização e experimentação nos livros didáticos de química do ensino médio.. 2010. 1 v. Monografia (Licenciatura) - Coordenação do Curso de Licenciatura em Química, UECE, Fortaleza, 2010.