Autores

Nunes, E.S. (UFMA) ; Pavão, A.S. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA) ; Marques, P.R.B.O. (UFMA)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a construção analítica de vídeos didáticos para experimentação no ensino de ciências destinada a alunos do Ensino Fundamental do 3º e 4º ciclo. Os resultados obtidos mostraram que os alunos se envolveram de forma natural e com entusiasmo nas atividades, e que os vídeos propostos tem potencial para promover a facilitação da aquisição de conhecimento cientifico e pode fomentar a alfabetização científica.

Palavras chaves

ensino de ciências; experimentação; vídeo didático

Introdução

Em vistas as rápidas mudanças com que vem tendo a sociedade contemporânea é requerida da educação, uma postura que se volte cada vez mais sobre as questões sócio-científico-tecnológicas-culturais, alcançando a linguagem do aluno para a construção de posturas crítica reflexiva e atitudinal, privilegiando-se o atual contexto no qual está inserido. Pontualmente, no campo das ciências naturais a literatura da área vem relatando nos últimos anos sobre a imprescindível necessidade de inserção da experimentação na abordagem do ensino desta área. Neste sentido, é requerido ao professor de ciências conduzir o seu trabalho docente de forma a usar efetivamente estratégias diferenciadas, para alcançar as diversas formas de linguagem e apropriação do conhecimento por parte dos discentes. É sob esta ótica que se pensa a construção de vídeos sobre experimentação no ensino de ciências de baixo custo e de curta duração que comprovadamente podem promover aos estudantes o desenvolvimento de habilidades semelhantes àquelas desenvolvidas a partir de atividades presenciais (PRETTO, 2005). Desta forma, o vídeo se apresenta como uma estratégia alternativa para apresentação de atividades experimentais que possibilita a exploração do fenômeno nas suas dimensões macro e micro, por intermédio de demonstração gravada fornecendo ao professor e aluno oportunidades constantes em espaços- tempos para discussão, avaliação e entendimento de conceitos teóricos e construção do conhecimento.

Material e métodos

O inicio das atividades deste trabalho de construção dos vídeos para o ensino de ciências seguiu sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, buscando entender, em cada etapa desenvolvida, a concepção da percepção pedagógica do uso do vídeo didático, mediante as teorias de aprendizagem e de uso de novas tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) no ensino de ciências naturais no ambiente escolar. Este trabalho foi desenvolvido por alunos do curso Licenciatura de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão, do Campus da cidade de Codó – Maranhão, durante o segundo semestre letivo do ano de 2013 na forma de um projeto de extensão. Desta forma, inicialmente começou-se o planejamento da construção de um ciclo de vídeos por um levantamento da demanda cognitiva dos alunos do 3º e 4º ciclo do Ensino Fundamental, em relação aos assuntos de ciências naturais contidos no rol de conteúdos do programa da disciplina da escola. A partir desta etapa, os vídeos foram planejados com temas experimentais correspondentes ao conteúdo do Ensino Fundamental, tratando-os como um conjunto de experimentos controlados a serem exibidos com áudio e explicações escritas adicionais, em uma duração média de 3 minutos e utilizando materiais de baixo custo. Desta forma foram produzidos, neste primeiro momento 5 vídeos, a partir de câmera digital, editados pelo programa Movie Maker®, intitulados como: i) coluna de espuma ii)extintor de incêndio caseiro iii)teste qualitativo de amido, iv)balão de CO e v)vulcão de levedura. Buscou-se trabalhar a partir da tríade da inter-relação entre o macroscópico, o microscópico e o simbólico.

Resultado e discussão

Ao final da primeira etapa da construção dos vídeos com experimentos, estes foram validados a partir da apresentação dos mesmos para um conjunto de alunos da própria universidade, estudantes do curso de licenciatura em ciências naturais, numa perspectiva de contemplar, buscando-se perceber pela percepção destes estudantes, o nível de entendimento bem como as prováveis potencialidades de aprendizagens alcançadas pelo vídeo para alunos da escola de ensino fundamental. De imediato, os alunos do curso demonstraram uma grande aceitação e entusiasmo pela temática proposta, além de afirmarem que os mesmos conseguiram alcançar os níveis de interesse para promoção da aquisição do conhecimento de ciências. Desta forma, pode-se perceber os pontos que necessitavam de melhorias em suas vertentes, tais como: questões de áudio, luz e conceitos propostos, que ainda estão em etapas finais de edição.

Conclusões

A estratégia de construção de vídeo didático proporcionou aos alunos participantes do projeto o desenvolvimento de competências didático-metodológicas a partir do uso de TIC's para desenvolvimento de material didático virtual para experimentação em ciências naturais. Os discentes participaram de todas as etapas de elaboração da experimentação e da construção do vídeo de forma coletiva. O material validado está sendo aplicado em uma escola pública e possibilita a aplicação como material de apoio ao professor.

Agradecimentos

Escola Remy Archer FAPEMA.

Referências

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b, 136p.
FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. 2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

PRETTO, N. de L. Uma Escola sem/com Futuro: educação e multimídia, 6ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.