Autores
Valente, J.C. (UFPA/CAMETÁ) ; Borges, F.C. (UFPA/CAMETÁ) ; Viana, T.C.B. (UFPA/CAMETÁ) ; Lopes, F.P. (UFPA/CAMETÁ) ; Pereira, E.G. (UFPA/CAMETÁ)
Resumo
Na pesquisa de estudo verificou-se que de acordo com os Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais do Ensino Fundamental (PCN, 1997), o embrião, da bioquímica está inserido no ensino de ciências quando no segundo ciclo são abordados temas como:fotossíntese, cadeia alimentar e o corpo humano. Então o objetivo deste trabalho foi mostrar aos alunos a relevância do conhecimento científico da bioquímica para que os mesmos possam adquirir e utilizar esses conhecimentos em seu cotidiano. Avaliou-se também a eficácia do ensino tradicional da bioquímica, o qual mostrou não conferir ao aluno um aprendizado significativo, e o uso de práticas alternativas que são ferramentas essenciais para prender a atenção e a motivação para o aprendizado da bioquímica.
Palavras chaves
Bioquímica; Ensino; Proposta
Introdução
A bioquímica é conceituada como a ligação das duas ciências, química e biologia que é designada como interdisciplinar e multidisciplinar (VALLE, 2004), é mencionada como ciência que informa a vida quimicamente. E ainda constatou-se que o aluno não percebe que a bioquímica está presente no dia a dia, como no momento que os alimentos entram no organismo, passam por uma série de transformações químicas necessárias para que possam formar e renovar biomoléculas e estruturas celulares, envolvendo o consumo de energia útil para a célula, e outros processos bioquímicos. Por isso a importância em apresentar aos alunos do ensino fundamental (8º ano) de forma prática e experimental o valor do conhecimento da bioquímica a fim de que estes possam usar em suas vidas com bastante propriedade e assim contribuir para melhor qualidade de vida.
Material e métodos
O desenvolvimento do projeto constou de duas aulas, na EMEF Santa Terezinha em Cametá- Pará, com alunos do 8º ano do ensino fundamental, no turno da tarde. A primeira aula foi expositiva-dialogada consistindo em especificar o que é a bioquímica o objetivo da mesma, onde ela está presente em nossa vida. Na segunda aula foi utilizada metodologia de ensino através de práticas que é fundamental para o desenvolvimento e habilidades relacionadas ao aprendizado do aluno. Nesta primeira prática foi trabalhada a montagem= estrutural da célula, sendo que a turma foi dividida em oito equipes de cinco alunos que utilizaram os seguintes materiais: papel EVA e massinha de modelar. A intenção era que cada equipe montasse uma célula com suas principais organelas. Na segunda atividade experimental que foi realizar com material alternativo com aproximadamente dez clipes coloridos um grudado no outro para formar uma corrente que representava a estrutura primária, secundária, terciária e quaternária de determinadas proteínas, os clipes unidos um no outro tinham como objetivo representar a estrutura da proteína e cada cor de clipe representava um aminoácido. Na última atividade experimental mostrou-se como ocorre a atividade enzimática de extrato vegetal no rompimento da proteína colágeno presente na gelatina, essa prática tem como objetivo mostrar como as frutas são importante em nossa alimentação, ricas em nutrientes e fibras para o nosso corpo, e auxilia na digestão do alimento, no entanto as frutas possui uma enzima essencial que ajuda a digerir os alimentos.
Resultado e discussão
De acordo com a pesquisa realizada na EMEF Santa Terezinha, com alunos do 8º
ano, utilizou-se dois tipos de questionários, o primeiro sobre o ensino
tradicional da bioquímica e o segundo questionário sobre o ensino através de
experimentos.
No ensino tradicional constatou-se com os questionários que 89% dos alunos não
sabem o que é a bioquímica, e 21% dos alunos afirmam não saber a importância
dessa ciência, isso deve-se ao fato da mesma ser uma disciplina nova e que ainda
não é trabalhada na referida escola e não é mostrada pelos professores de
ciência.
Sobre o ensino da bioquímica através de experimentos obteve-se a seguinte
resposta dos alunos, você gostou da aula prática de bioquímica? 94% responderam
que sim, e 74% descreveram que a cor de cada clipe é representada por um tipo de
aminoácido na corrente da proteína, 90% dos educandos afirmaram que os sucos das
frutas quebram a proteína colágeno presente na gelatina, por meio dessa resposta
observa-se que as aulas práticas são muito significativas.
Conclusões
O ensino tradicional de bioquímica limita a visão do aluno sobre o assunto explanado pelo professor que deposita conhecimento no aluno esperando que o decore e o transcreva nas avaliações. Constatou-se que o ensino através de práticas é uma ferramenta essencial para prender a atenção para o aprendizado, pois os educandos manipulam os materiais baseados na realidade possibilitando investigações sobre o experimento executado, abrindo um leque de perguntas para a busca respostas e acumulo de conhecimentos pelos alunos que terão uma visão crítica daquilo que é proposto pelo professor nas aulas, dando um significado real ao aprendizado, propiciando um ambiente saudável e prazeroso.
Agradecimentos
Universidade Federal do Pará-Campus Tocantins/Cametá EMEF Santa Terezinha, Cametá-Pa Laboratório Multidisciplinar de Ciências Naturais – UFPA/Cametá
Referências
DRIVER, R, ASOKO,H; LEARCH, J.;MORTIMER, E,;SCOTT, Construindo conhecimento científico na sala de aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, são Paulo, v.1, n.9, p.32-40, 1999.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS : ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.
VALLE, Cecília. Ser humano e saúde, 7ª.série. -1.ed- Curitiba: Positivo,2004.