Autores
Santos, V.A. (IFPE) ; Souza, D.O. (IFPE) ; Silva, A.L. (IFPE) ; Nascimento, A.M.S. (IFPE)
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em química, baseada na contextualização relacionada ao tema. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da analise de uma aula no laboratório de química da Escola da Rede Estadual de Pernambuco, situada em Vitória de Santo Antão – PE. Trata-se de descrever como os professores realizam uma aula contextualizando o tema de forma problemática em um laboratório de química, tendo como objetivo a aprendizagem do aluno.
Palavras chaves
Ensino de Química ; Experimentação; Práticas de Laboratório
Introdução
A Ciência é uma disciplina que se faz presente no programa curricular do Ensino Médio. Tendo como um dos ramos da Ciência a Química que possibilita aos alunos melhor compreensão dos fenômenos em seu cotidiano. No ensino da química ocorrem duas atividades a prática e a teórica, sendo a prática realizada em laboratório, onde ocorrem manuseio e transformações de substâncias e a teórica abarca à explicação da matéria, em nível microscópico. Este trabalho busca analisar como os professores de química realizam uma aula no Ensino Médio em um laboratório de química, porque se entende que o ensino da química não se deve limitar só aos conteúdos teóricos de forma prévia, entretanto, a aula prática possibilita a imaginação do aluno com seu cotidiano, facilitando sua aprendizagem. É justamente esta questão, que este trabalho buscou analisar, o uso de nova perspectiva de aula prática para aprendizagem, no processo de ensino-aprendizagem da química, onde há contextualização nos experimentos nas aulas práticas.
Material e métodos
A utilização de laboratório para uma experimentação é essencial para que todo o trabalho desenvolvido não tenha um caráter apenas ilustrativo, mas sim esclarecedor do acontecimento. Os professores de Química e de Ciências Naturais, de modo geral, mostram-se amiúde pouco satisfeitos com as condições infraestruturais de suas escolas, principalmente aqueles que atuam em instituições públicas (SILVA; ZANON, 2000). A aula analisada foi no laboratório de química da Escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, situada em Vitória de Santo Antão – PE, onde ocorreu a insatisfação descrita referente ás condições do laboratório. Embora as atividades experimentais sejam raramente realizadas, as mesmas trazem contribuições relevantes para o aprendizado do aluno. Inicialmente amparado nas contribuições de Richardson (2009), foi aplicado um questionário no primeiro ano do ensino médio, para esclarecimento a respeito do interesse dos estudantes pelas aulas em laboratórios, quais eram suas contribuições para seu aprendizado, e a partir do resultado foi analisada a aula no laboratório.
Resultado e discussão
O resultado deste questionário apresentou um ponto positivo, pois os alunos
destacaram a importância da experimentação para melhor compreensão do ensino da
química. A aula no laboratório realizada pelo professor X mostrou da parte dos
alunos interesse e motivação para aprender sobre o assunto, titulado
“Substâncias e Misturas”. O professor X fez o experimento e logo após começou
uma discussão a respeito do experimento e depois iniciou uma discussão a repeito
do experimento, criando uma problemática e fazendo com que os alunos criassem
uma linha de pensamento clara e objetiva interligados a teoria. A turma
participou da aula com bastante entusiasmo, pois conseguiram relacionar o
conhecimento teórico e prático-cotidiano. A analise e discussão fundamentaram-se
em Romanelli (1996). Logo após a construção do conhecimento a respeito do
assunto, solicitou-se que os alunos expressassem seus conceitos sobre Substância
e Mistura, a partir de um desenho ou de uma frase. Os resultados apresentados
evidenciaram que os alunos lembraram do experimento, em seguida interligaram-no
com a teoria e seu cotidiano, conforme proposta de Moreira (1996). A proposta do
questionário visou analisar a construção do aprendizado do aluno em uma aula com
experimentação no laboratório, como também investigar a forma que o professor
transmite para o aluno o conceito sobre Substâncias e Misturas. Percebeu-se que
a maioria dos estudantes encontrou facilidade de si expressar, demorou pouco
tempo para concluir a resposta a respeito da atividade (menos de 20 minutos).
Portanto a aula experimental permite a facilidade de aprender o ensino da
química, pois realizando o experimento faz com que os alunos se aproximem e
esclareça a teoria que lhe é aplicada.
Conclusões
A aula prática torna-se uma maneira eficiente de se ensinar química para melhor entendimento dos conteúdos, facilitando a aprendizagem. As aulas com experimentos em laboratórios facilitam a compreensão da química corelacionada com o cotidiano do aluno, de forma que auxiliam o desenvolvimento do mesmo. Além de motivar e despertar o interesse no aluno pela química.
Agradecimentos
Agradeço ao IFPE Campus Vitória de S. Antão pelo apoio. Agradeço também ao meu orientador Assis Leão da Silva pelo apoio e conhecimento compartilhado.
Referências
1 SILVA,l.H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. IN: SCHNETZLER, R. P. ARAGÃO, R. M. R. Ensino de ciências: Fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.p. 120-153.
2 ROMANELLI,L.I. O papel mediador do professor no processo de ensino aprendizagem do conceito de átomo. Química Nova na Escola, nº 03, São Paulo:2006.
3 MOREIRA, M. A. Modelos Mentais. Investigações em Ensino de Ciências.1996.
4 RICHARDSON, R. J et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.