Autores
Bastos Almeida, J.S. (UFMA) ; Lopes de Sousa, A.A. (UFMA) ; Frazão Olanda, R. (UFMA) ; Haidar Ribeiro, F.F. (UFMA) ; Paiva da Silva, F. (UFMA) ; Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA)
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta baseada na construção de um jogo lúdico destinado aos alunos do Ensino Fundamental, promovendo a compreensão dos conteúdos de química interligados a problemas que envolvem trânsito, com o objetivo de levar o entendimento dos efeitos e causas dos gases tóxicos para saúde e ao meio ambiente além de identificar os elementos químicos presentes no álcool que alteram o metabolismo humano. A atividade foi desenvolvida em três etapas: introdução teórica; prática do jogo e o debate avaliativo. Os resultados obtidos demonstraram uma potencialidade na assimilação de conteúdos de química além de fomentar a criticidade nos alunos. Concluiu-se que a metodologia aplicada através dos jogos lúdicos aproxima a contextualização teórica com a prática.
Palavras chaves
Estratégia Lúdica; Química; Trânsito
Introdução
Vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram (SANTANA, 2006). Por outro lado, quando o estudo da Química permite aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta, pois lhes são dadas condições de perceber e discutir situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos, contribuindo para a possível intervenção e resolução dos mesmos (SANTANA, 2006). Segundo a retórica da literatura, uma das propostas que vem contribuindo para a mudança desse ensino tradicional é a utilização de jogos e atividades lúdicas. São instrumentos, motivadores e estimuladores do processo de ensino e aprendizagem e da construção do conhecimento (LEAL, 2009 P.99). O conhecimento químico têm implicações diretas sobre nosso cotidiano, sendo assim, contextualizar o conhecimento químico pode ser um viés significativo para a abordagem de temas socioambientais, tendo como objetivo principal pontuar aos alunos a relação direta dos conteúdos adquiridos em aulas teóricas com situações do dia-a-dia. No caso da educação do trânsito utilizada como tema transversal para o ensino da química ao mesmo tempo em que leva conhecimentos da química adquiridos na escola poderá proporcionar a prática para o exercício da cidadania nas vias pública, como atitude crítica e participativa. Ressalta-se que a cidade de Codó tem dados alarmantes de acidentes de trânsito como no resto do país, o que segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) acidentes desta natureza vem causando 1,3 milhões de pessoas mortas por ano.
Material e métodos
O jogo idealizado teve sua primeira aplicação para os alunos do curso, simulando o público alvo que serão os alunos da escola de ensino fundamental. Nesta ótica, inicialmente foram pré-estabelecidos um conjunto de regras que fazem alusão e correlação as normas de trânsito e ao conteúdo de química, nas quais foram apresentadas e validadas durante a aplicação do jogo na disciplina. A idealização do jogo seguiu os seguintes critérios: (i) Etapa Estrutural Física: Simulação vias rodoviárias públicas devidamente sinalizadas com variadas placas do código nacional de trânsito, privilegiando o uso de materiais alternativos; (ii) Etapa Estrutural pedagógica: O jogo propriamente dito seguiu um modelo de tabuleiro e foi dividido em três etapas: apresentação teórica; prática do jogo e o debate avaliativo. No decorrer da atividade, foram divididos três grupos com seus representantes, as regras do jogo foram repassadas a todos, houve a distribuição de cartilhas para consultas das placas de trânsito e os representantes do seguinte trabalho simulavam o papel de guardas de trânsito. Uma das tarefas do jogo era responder perguntas relacionadas aos conteúdos de química apresentados na introdução teórica: álcool, combustão dos veículos, elementos químicos encontrados nas sinalizações e identificação das placas. De acordo com erros e acertos os representantes das equipes eram multados ou pontuados. A equipe vencedora seria a que conseguisse chegar ao final da pista devido ao maior número de acertos nas perguntas solicitadas bem como terem cometidos o menor número de multas e infrações adquiridas. No final do jogo foi promovido um debate para avaliar o grau de aprendizagem dos alunos.
Resultado e discussão
Dos resultados obtidos destaca-se primeiramente que a atividade lúdica teve uma
enorme aceitação por parte dos alunos da disciplina, o que sugere dizer que essa
ferramenta didática poderá ampliar o ensino na vertente da motivação além da
possibilidade de correlação e contextualização sobre conteúdos de química e a
educação no trânsito, fortalecendo a aprendizagem dos conceitos presentes nestas
duas vertentes de ensino: Educação no Trânsito e Educação nas Ciências Exatas.
Durante a aplicação da atividade percebeu-se certa dificuldade por parte dos
alunos em relação ao reconhecimento e postura frente às regras de trânsito, uma
vez que, estes constantemente fizeram uso da cartilha de trânsito distribuída
para auxiliá-los na logística da atividade. Essas dificuldades ressalta a
postura frente ao real do cotidiano do trânsito que se vê na cidade de Codó-
Maranhão, onde entre várias problemáticas identificadas diariamente, tem-se que
a maioria das pessoas/condutores não possui carteira de habilitação-CNH sendo um
agravante maior a percepção de muitas motocicletas, serem conduzidas por
indivíduos menores de idade – de 10 a 15 anos. Em contra partida, os alunos
souberam relacionar muito bem a química com o trânsito, principalmente quando
questionados sobre o conteúdo desta nas perguntas que se sucederam. Portanto,
uso dessa instrumentação metodológica em sala de aula permite ao aluno
participar do processo de construção de conhecimento, percebendo a relação entre
a teoria e a prática, o que pode ser de grande valia, uma vez que é notório que
nas escolas públicas da cidade não se faz alusão aos problemas relacionados ao
trânsito local, embora o grau de desrespeito e de acidentes é altíssimo,
atingindo todas as classes sociais da cidade.
Conclusões
As questões do trânsito nas cidades precisam ser discutidas bem como outros assuntos que a escola não pode deixar a margem, enquanto instituição com função social. O uso de atividades lúdicas pode ser um viés de possibilidade de ligação entre várias disciplinas com os temas sociopolítico-culturais. Diante dos resultados obtidos percebeu-se que a aplicação do jogo lúdico na educação básica é uma excelente ferramenta para a maior absorção dos conteúdos trabalhados na qual, torna-se uma boa estratégia para o ensino de química fortalecendo a educação básica como educação para a vida.
Agradecimentos
Universidade Federal do Maranhão-UFMA-Campus Codó. Disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais
Referências
LEAL, Murilo Cruz. Didática da Química-Fundamentos e praticas para o Ensino Médio-Belo Horizonte imensão, 2009.ed.1
SANTANA, Eliana Moraes de. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/ TerxaTema1Artigo4.pdf> Acesso em: 04 de junho 2014
(OMS). Organização Mundial de Saúde. Disponível em: <http://www.who.int/eportuguese/publications / pt/> Acesso em: 05 de junho de 2014.