Autores

Ventura de Queiroz, B. (UFC) ; Gonçalves Alboino, A. (UFC)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma peça denominada “O Alquimista”, que aborda a história da Química desde alquimia até a ciência do século XX, a peça inclui experimentos químicos em cena numa perspectiva de magia da ciência. A peça foi apresentada durante o 2º semestre de 2013 no museu de ciências Universidade Federal do Ceará (UFC) - Seara da Ciência, produzida pelo próprio grupo de teatro científico do museu da UFC. As apresentações cênicas ocorreram para mais de 100 estudantes do Ensino Médio de diferentes escolas que visitam a Seara da Ciência. A peça teve uma boa aceitação dos estudantes, onde muitos apontaram ser uma forma interessante de ensino de Química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Teatro Científico; História da Química

Introdução

O Ensino de Química no contexto atual exige que os educadores busquem cada vez mais novas ferramentas de ensino, a forma tradicional de usar apenas o quadro branco e o discurso ficou no passado e aqueles que insistem nesta tendência percebem-se que os alunos demonstram resistência ao ensino tradicional. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios encontrem as suas opções (Boechat, I., 2011). A questão da falta de diversidade no ensino de Química também está relacionada com o fator tempo de aula por semana, onde em muitas escolas públicas brasileiras o tempo destinado para a disciplina de Química são apenas duas aulas de 50 minutos por semana, onde o professor precisa seguir um cronograma de conteúdos e aplicar avaliações para os discentes, sobrando pouco tempo para aplicação de uma atividade lúdica por exemplo. Uma das metodologias eficientes para a divulgação científica é o teatro, pois o teatro além de ser um veículo que pode transmitir conceitos científicos é acima de tudo uma atividade integradora de valores humano. Para, além disso, o teatro, se levado às escolas, possibilita o desenvolvimento pessoal, permite ampliar o espírito crítico e o exercício da cidadania (Montenegro ET al, 2005). A proposta deste trabalho é apresentar uma peça teatral desenvolvida pelo grupo de teatro científico da Seara da Ciência em 2013, cuja temática foi a história da Química. Com isso, acredita-se que essa seja uma ferramenta que venha favorecer o aprendizado dos educandos e despertar o interesse pelos estudos.

Material e métodos

A montagem cênica da peça “O Alquimista” foi inspirada na obra “Mundos Invisíveis - Da Alquimia À Física de Partículas” de Marcelo Gleiser. A construção do texto se deu no sentido de seguir uma sequência cronológica da história da Química, desde a história e contribuições dos primeiros alquimistas, como Paracelso, passando por Lavoisier, Dalton, Mendeleyev e Marie Curie. A peça foi montada para atingir o público de modo geral, em especial aos estudantes do nível fundamental e médio. Houve uma preocupação por parte do autor em construir um texto acessível para todos e cômico. A peça é constituída de 11 experimentos científicos, são eles: Pólvora negra, fumaça, cobra, transformando vinho em água, Coca + mentos, garrafa azul, bolo químico, indicadores ácido-base, leite químico, mensagem secreta (Figura 1) e flor indicadora. Cada experimento é inserido de acordo com o contexto da peça. Esta peça foi produzida pelo grupo de teatro científico Seara da Ciência da UFC em setembro de 2013 e foi apresentada durante o período setembro – dezembro de 2013, totalizando mais de 100 pessoas, sendo na sua maioria estudantes do Ensino médio que assistiram a montagem cênica de duração de 40 minutos que possui 2 atores no elenco (Figura 2), sendo um deles químico, este realiza os experimentos em cena. Após a peça os estudantes responderam um questionário sobre a montagem cênica.

Resultado e discussão

Durante as apresentações da peça foi possível observar que a platéia esteve bastante atenta do começo ao fim da peça, o que mostra que ela foi dinâmica e atrativa. Após a apresentação cênica o público respondeu um questionário, uma das perguntas questionava se era possível aprender Química através do teatro; um respondeu: “Sim, pois além do texto científico há á encenação o que prende mais a atenção de quem assiste”, outro comentou: “Sim, pois ajuda a inserir o conteúdo a ser ensinado no cotidiano dos alunos”. Com aplicação dos questionários notou-se que 85% dos que responderam comentaram que o texto é acessível, esclarecedor para pessoas de qualquer idade e consegue ser lúdico e científico ao mesmo tempo. Outra estatística percebida no questionário foi que 52,6% da platéia, estudantes, afirmaram que tem contato apenas com a metodologia de ensino tradicional, sendo assim, a proposta cênica se tornou para estes uma demonstração que existem outras formas de ensino. Por fim quem respondeu o questionário deixou suas observações de modo geral, um deles escreveu: “A peça foi perfeita, bem elaborada, teve um bom conteúdo e não faltou uma pitada de humor”, já outro comentou: “Deveria ser apresentada mais vezes”, “Foi bastante proveitoso aprender mais sobre a história da Química”. Esses comentários mostram que a proposta cênica teve boa aceitação dos estudantes.

FIGURA 1

Experimento da Mensagem secreta

FIGURA 2

Um dos atores da peça encenando o sonho de Mendeleyev.

Conclusões

Com a realização deste trabalho, constatou-se que, além de utilizar o teatro como uma forma não tradicional de ensino-aprendizagem, é possível integrar conhecimentos de maneira lúdica e ao mesmo tempo atrativa. A peça teatral “O Alquimista” teve boa aceitação por parte dos estudantes. Esta proposta pode ser levada para alunos do Ensino Médio, bem como nível superior, uma vez que a história da Química foi passada através de uma linguagem simples e acessível.

Agradecimentos

À Rebeka Lúcio e Neves pelos conhecimentos teatrais passado para o grupo de teatro científico da Seara da Ciência da UFC.

Referências

Falconiere,A.G.F.; Souza, L.; Santos, A.G.D.; Batalha, R.R.M. Teatro químico: dez anos do Grupo Fanáticos da Química com ensino lúdico, Mossoró - RN: Fundação Vingt-um Rosado, 2011.

MONTENEGRO, B., FREITAS, A. L. P., MAGALHÃES, P. J. C., DOS SANTOS A.
A., VALE, M. R. O Papel do Teatro na Divulgação Científica: A Experiência da
Seara da Ciência. Cienc. Cult. vol.57 nº.4 São Paulo Oct./Dec. 2005