Autores
Rafaela Silva Ibiapina, B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Fernandes Dias, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Mendes dos Santos, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL ESTADUAL DO PIAUÍ)
Resumo
O presente trabalho,realizado por alunos de Graduação do 3°bloco do Curso de Licen.Plena em Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI tem finalidade investigar e avaliar como a disciplina de Química,diante dos mitos acerca das dificuldades,é ministrada e avaliada na atualidade.A pesquisa parte de uma abordagem psicológica com enfoque nas representações sociais,feitas através de entrevistas realizadas com a coordenação,professores e alunos do 2°ano do Ensino Médio no total de 29 entrevistados da U.E.Prof.Joca Vieira localizada na Zona Sudeste da capital Teresina/PI.Como conclusão geral,abrimos uma discussão a cerca da representação social sobre a Química Interessante.Por fim,o que se pode comprovar previamente foi a importância dessa abordagem para a compreensão e evolução da Química.
Palavras chaves
QUÍMICA; ENSINO APRENDIZAGEM ; REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Introdução
O presente projeto parte da necessidade de se identificar as dificuldades de se ensinar química no ensino médio, pois os métodos pedagógicos estão ultrapassados e precisa-se de novas metodologias que realmente surtam efeito. Pois o processo pedagógico limita-se em passar conteúdos para os alunos e a pouca interação entre professor aluno. E também mostrar as dificuldades que os professores enfrentam no dia-a-dia para demonstrar com clareza a importância de se ensinar química sem as ferramentas adequadas para que haja um processo de ensino- aprendizagem de qualidade, tendo em vista as deficiências das escolas. Tendo como objetivo mostrar à comunidade científica as dificuldades que se tem para ensinar química no ensino médio e também buscar soluções para o problema do processo ensino- aprendizagem.Baseado nisso a proposta foi/será avaliar o ensino numa escola pública da Zona Sudeste da cidade de Teresina, e entender como acontece as inter- relações no ensino da Química, ou seja, como os alunos percebem e avaliam o ensino da Química na atualidade, na sua realidade.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada Na Unidade Escolar Professor Joca Vieira, localizada na Rua Padre do Conde S/N, Bairro Noivos, Zona Sudeste da capital Teresina/Piauí. A mesma foi organizada utilizando os moldes do método qualitativo para colher dados. A respeito da percepção dos coordenadores, professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio, bem como da Representação Social do Ensino Aprendizagem de Química no cotidiano escolar e suas dificuldades. Os mesmos questionamentos foram feitos através de entrevistas estruturadas, no período de 28 de novembro do ano de 2013. Após organização e catalogação dos resultados os mesmos foram tabulados e divididos em três categorias: Relação com a Química, Dificuldades de Aprendizagem e Melhorias de Ensino.
Resultado e discussão
A presente pesquisa teve os seguintes resultados:
• Quando se pergunta aos alunos o que eles acham da química?
39% acham a disciplina interessante, 28% difícil, 23% boa, 5,7% ótima, 5,7%
complicada e 2,8% importante para a vida cotidiana.
• Em relação às maiores dificuldades de aprender química os alunos
responderam:
60% cálculos, 16% formulas químicas, 6,7% assuntos complicados, 6,7% falta de
atenção nas aulas, 3,4% ligações químicas, 3,4% aprender química, 3,4%
experiências.
• Referente a outra pergunta de que eles enquanto alunos o que eles
gostaria que melhorasse na disciplina ?
39,1% disseram que deveria ter praticas, 34,8% a metodologia do professor, 26%
disseram nada.
Baseado nos dados coletados sobre a representação social da química e na análise
dos discursos dos mesmos. O que se pode concluir previamente é que mesmo a
química sendo uma disciplina difícil e complicada, ela pode ser ao mesmo tempo
uma disciplina interessante, dependendo da metodologia aplicada pelo professor.
O que se percebeu também foi um grande interesse por parte de alguns alunos que
não gostavam da disciplina em anos anteriores depois da mudança da metodologia
aplicada pelos professores, uma porcentagem de alunos mudaram a maneira de ver a
disciplina, tendo como base o índice de alunos que disseram que não precisa
melhorar em nada. Em relação às dificuldades o que se pode perceber foi que
existe uma grande deficiência na parte dos cálculos, ou seja, a experiência
desses alunos com a matemática não são positivas, pois eles não foram preparados
adequadamente para noções básicas de regras matemáticas, então não depende
apenas do professor da disciplina de química para que haja um entendimento dos
alunos a partir dessas dificuldades.
Conclusões
A conclusão do projeto será feita através da coleta de dados nas quatro Zonas da cidade de Teresina – PI, para que futuramente possamos traçar um perfil tanto do aluno que recebe e assimila a química como também das práticas pedagógicas do professor que repassa tais conteúdos. Ao final do projeto será lançada uma cartilha para que possa ser trabalhada nas Universidades nas disciplinas Pedagógicas no curso de Licenciatura em Química, com o intuito de fomentar as discussões acerca do Ensino Aprendizagem satisfatório e adequado baseados nos anseios e perspectivas dentro da atualidade.
Agradecimentos
Agradecer ao Professor Renato Mendes pela orientação,apoio e motivação,agradecer ao meu parceiro de pesquisa José Fernandes Dias.
Referências
CASTAÑO, J. Bases Neurobiológicas del Lenguaje y Sus Alteraciones. Revista Neurol.. Buenos Aires: Argentina, 2003; 36 (8): 781-785.
NUTTI, J.Z. Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem: algumas definições e teorias explicativas. São Carlos, 2002.
MARQUES, S.A .Proposta para torna o ensino de Química mais atraente; RQI- 2°Trimestre 2011