Autores
Augusto, N.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Marques, S.M.P.A. (UNIVERSIDADESESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Meneses, M.G.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
O aspecto lúdico de jogos de tabuleiro foi usado em aula de Química com o objetivo de tornar mais produtivo e prazeroso o ensino da disciplina. Essa maneira de ensinar a Química por meio de jogos pode ser utilizada como instrumento pedagógico já que desperta o interesse e motiva os alunos. Através da aplicação do jogo Dominó das Funções Orgânicas, a participação bem como a aprendizagem dos alunos tornou-se mais fácil, já que o jogo promoveu a interação entre os mesmos, socializando conhecimentos de uma forma divertida e facilitando principalmente a apreensão dos conteúdos ministrados em aula.
Palavras chaves
Ensino-aprendizagem; Química; Jogos Lúdicos
Introdução
A Química Orgânica é uma área da Química de grande importância, pois estuda os compostos do carbono presentes na composição dos seres vivos, dos alimentos etc. Porém é de extrema dificuldade para alguns alunos a aprendizagem dessa disciplina, devido à sua abrangência, apresentando grande desinteresse por parte dos mesmos. Jogos educativos representam um excelente recurso para melhorar o aprendizado em sala de aula. O jogo é uma atividade que possui duas funções: a lúdica e a educativa (KISHIMOTO, 1994). A utilização de jogos educativos ajuda a melhorar o processo ensino-aprendizagem e proporciona ao aluno uma maneira lúdica de aprender (CUNHA, LIBERATO e VERAS, 2006). O objetivo do jogo é ordenar todas as peças do dominó em pares, relacionado às peças de acordo com a estrutura e a sua função orgânica para no fim dar o nome à molécula. Deste modo o aluno terá contato direto com as estruturas para relacionando-as com sua função e exercitando a nomenclatura da mesma, ou seja, o lúdico estará inserido no ensino de maneira pratica e funcional.
Material e métodos
O dominó contem vinte e oito peças, apresentando no lugar dos números uma variação de seis funções orgânicas e suas respectivas estruturas. Os alunos devem unir corretamente as peças e depois nomear a estrutura. O final do jogo ocorre quando o primeiro jogador não apresentar mais peças nas mãos. Ao aluno que relacionar corretamente função e estrutura é atribuído um ponto, ao aluno que além de relacionar corretamente as peças nomear a estrutura são atribuídos dois pontos e ao que finalizar suas peças primeiramente atribuí-se cinco pontos. Ao final ganha o jogador que somar o maior número de pontos.
Resultado e discussão
Ao final do jogo foi aplicado um questionário para avaliar o que os alunos acharam do jogo. Os seguintes resultados foram obtidos, 97% dos alunos gostaram do jogo, 98% testaram seus conhecimentos de Química Orgânica, 65% tinham dificuldades em aprender as funções orgânicas e suas respectivas nomenclaturas, 90% acham importante o uso de jogos para o Ensino de Química. A maioria dos alunos achou o jogo empolgante e divertido, destacando como uma boa iniciativa para a assimilação dos conteúdos empregados em sala de aula.
Conclusões
O uso de jogos lúdicos dentro da sala de aula é de extrema importância para a construção do conhecimento, pois desperta a curiosidade e atenção do aluno contribuindo favoravelmente para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o exercício e a compreensão dos conteúdos escolares.
Agradecimentos
Referências
CUNHA, A. P.; LIBERATO, M. C. T. C.; VERAS, A. O. M. Aprenda Química Brincando. Vol 1. Fortaleza: SEDUC, 2006.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.