Autores

Ibiapina Paiva, N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Silva de Almeida, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima Alexandre, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Viana França, J.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima Soares, A.K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pires Pereira, E.J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Tavares Cavalcanti Liberato, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

A destinação dos jogos educativos vai além de inovar o método de ensino, atuam como um facilitador para o melhor entendimento do aluno sobre o conteúdo de maneira simples e dinâmica. O jogo “Vencendo as Drogas” desenvolvido pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará aborda além do conteúdo de disciplinas de Química envolvidas no assunto “drogas de abuso”, um alerta para os males causados por tais substâncias, tanto para o ser individual quanto para a sociedade. Sendo, portanto os objetivos no processo ensino- aprendizado do jogo o entendimento químico do conteúdo assim como a compreensão relacionada a saúde da sociedade em geral.

Palavras chaves

jogos educativos; ensino de química; drogas de abuso

Introdução

Com a necessidade de tornar mais interessante o aprendizado nas aulas de Química a utilização de jogos educativos tende a ser um auxílio de grande importância aos educadores, facilitando o ensino-aprendizado bem como a relação professor- aluno. Com o conteúdo disciplinar apresentado de maneira a fugir do cotidiano de aulas teóricas, os alunos tendem a um maior interesse pelo assunto já que como é de conhecimento dos professores a Química muitas vezes sofre rejeição por parte dos alunos que não visualizam de imediato o objetivo do estudo das fórmulas, funções etc. De acordo com NETO (1992) o ensino através da ludicidade propicia situações desafiantes que se prolongam fora da escola, tornando os assuntos interessantes, fazendo o estudo do texto, ir muito além do objetivo de se sair bem em um exame. PAULO FREIRE (2007) aponta que educar é mais que transmitir conhecimentos, e ao transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico promove-se um amesquinhar do que há de fundamentalmente humano no exercício educativo que é o seu caráter formador. Desta forma a educação deve ser participativa, o que implica em que docente e discente construam juntos o conhecimento. Com o emprego da contextualização do conteúdo de uma forma que torne mais espontânea a relação aluno-disciplina ocorrerá quebra das barreiras na dificuldade de compreensão, finalizando com o fim da rejeição da disciplina em questão. Segundo CHASSOT (2003) o conhecimento químico tal como é usualmente transmitido, desvinculado da realidade do aluno, significa muito pouco para ele. O tema drogas vem atuar na ligação da disciplina de Química com a sociedade, desse modo o aluno não só aprenderá a Química envolvida nas substâncias como também compreenderá os malefícios acarretados pelo consumo das drogas. A rele

Material e métodos

O jogo é constituído de um tabuleiro, um dado que mostrará o direcionamento dos participantes a avançar ou retornar pinos e cartas de perguntas relacionadas aos efeitos das drogas e a Química das drogas. O número mínimo de participantes do jogo são duas pessoas. Caso o número de jogadores seja grande é possível haver formação de duplas. Primeiramente, para que o jogo possa ser iniciado é preciso escolher o primeiro a jogar o dado e seguir as jogadas no sentido horário. Ao ser jogado o dado indicará quantas casas o participante caminhará caso acerte a pergunta da carta que ele escolher. A pergunta da carta será feita pelo adversário que está à direita do jogador da vez. O objetivo de cada jogador é levar seu pino ao centro do tabuleiro, avançando pelos degraus da cor semelhante ao pino escolhido. O degrau só poderá ser avançado se o dado indicar que o participante pode avançar acertando a carta pergunta.

Resultado e discussão

O jogo “Vencendo as Drogas” foi aplicado com alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Onélio Porto. Observou-se que através dessa metodologia, os alunos passaram a compreender melhor o conteúdo abordado e como as drogas atuam no corpo humano modificando suas funções vitais e acarretando doenças.

Conclusões

A metodologia foi aplicada com êxito, os resultados esperados quanto à disposição dos alunos em aprender e se interessar mais pelo conteúdo foi claramente percebido pelos questionamentos por eles feitos no decorrer da aplicação do método.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceará – UECE

Referências

CHASSOT, A. 2003. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3 ed. Ijuí: UNIJUÍ.
FREIRE, P. 2007. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz e Terra.
NETO, E. R. 1992. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, p. 44-84
MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P.; REBELLO, S. M., Educação e prevenção e drogas: Resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo, Educ. Soc., v. 24, n. 83, p. 659-678, 2003.