Autores

Viana França, J.L. (UECE) ; José Pires Pereira, E. (UECE) ; Cavalcanti Liberato, M.C.T. (UECE) ; Silva de Almeida, J. (UECE) ; Kelly Lima Soares, A. (UECE) ; Lima Alexandre, D. (UECE) ; Ibiapina Paiva, N. (UECE)

Resumo

O consumo de drogas lícitas e ilícitas é um problema relevante e bastante pertinente em nossa sociedade. Sabe-se que o consumo desenfreado dessas substâncias, acarretam problemas em famílias de todas as classes sociais. O ensino da Química interligado com o assunto de drogas é um meio que auxilia crianças e adolescentes sobre o conhecimento acerca desse assunto e de seus efeitos colaterais e através de jogos lúdicos e educativos, o processo de ensino- aprendizagem torna-se mais acessível. O Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará tem como objetivo coordenar a construção de jogos educativos interligando a Química e as drogas, afim de auxiliar no processo de aprendizagem acerca dessa abordagem.

Palavras chaves

Drogas; Jogos educativos; Química

Introdução

Dados relativamente recentes na literatura indicam que tem ocorrido um aumento no consumo de drogas com potencial de abuso em crianças em idade escolar, e inclusive em idade pré-escolar, particularmente em meninos de rua (FRANCISCHI, 2005). Em dezembro de 2011, a presidente Dilma Roussef lançou o plano “Crack, é possível vencer”, sendo uma das ações do mesmo a criação das chamadas Unidades de Acolhimento, organizadas em duas modalidades: adulto e infanto-juvenil. Especialistas no assunto defendem que o crack precisa ser debatido nas escolas. No entanto, os docentes não estão preparados para lidar com a questão das drogas nas escolas. A preparação de professores, que têm contato diário com jovens, é essencial para um trabalho preventivo. Segundo Lisboa (2010) o ensino de Química contribui de maneira eficaz para o pleno exercício da cidadania apenas quando consegue levar os alunos a relacionar os conceitos científicos entre si e com suas implicações socioeconômicas, culturais, ambientais e tecnológicas. A utilização de atividades lúdicas, como os jogos educativos, interligando o ensino da Química com o assunto de Drogas, vem se tornando cada vez mais constante. Segundo Lima (2011) a atividade lúdica tem como objetivo propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Isso ocorre, principalmente, porque o auxílio de suportes educativos modifica as metodologias tradicionais utilizadas por educadores, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem. O uso de um jogo, como o Perfil das Drogas, visa contextualizar conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre os constituintes químicos e seus efeitos no corpo humano. Através desse jogo, o conhecimento sobre o assunto será mais facilmente abordado.

Material e métodos

O jogo é constituído de um tabuleiro, um dado, seis pinos e 90 tipos de cartas divididas em três categorias de níveis(30 cartas referentes ao "nível 1",30 cartas referentes ao "nível 2" e 30 cartas referentes ao "desafio").Os participantes terão que jogar o dado para ver quem vai dar início à partida. O objetivo de cada jogador é dar uma volta completa sobre o tabuleiro. O participante que der início a partida joga o dado e anda no tabuleiro o número que saiu.Esse procedimento se repete com todos os outros participantes.O jogador que parar nas perguntas terá que escolher entre os níveis 1,nível 2 ou desafio.Cada jogador só poderá escolher sete vezes a opção nível 1 e dez vezes a opção nível 2.O primeiro jogador que chegar ao final do tabuleiro ganha o jogo.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, com alunos do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário, ao final do jogo,o qual indicou que 78% dos participantes assimilaram melhor o conteúdo de drogas,através do jogo,68% dos alunos nunca ouviram falar dos malefícios causados no corpo pelo o uso de drogas e 89% dos participantes preferem esse método lúdico para abordar assuntos do cotidiano. O jogo permitiu a abordagem desse assunto através de uma forma lúdica e mais aprazível.

Conclusões

Conforme o observado pelo questionário, foi comprovado que o jogo obteve a aprovação tanto dos alunos do Ensino Médio,como também pelos professores de graduação em Química da UECE.

Agradecimentos

a Universidade Estadual do Ceará

Referências

FRANCISCHI, J. N. de. A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137p.
LIMA, E.C.; MARIANO, D.G.; PAVAN, F.M.; LIMA, A.A.;ARÇARI, D.P. “Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química” Games sedtoTeachChemistry.(2011)
LISBOA, J. C. F. (org). Química, 1º ano, Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2010.
RICARDO, E. C. Competência, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino de ciência,. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Disponível em: http://www.ppgect.mfsc.br/teses/01/tese.pdf. Acesso em: 20 set. 2009.