Autores
Watanabe, L.A. (UFPA/SEDUC-PA) ; Ramos, G.C. (UEPA/UFPA) ; Moura, S.R. (UFPA/SEDUC-PA) ; Freitas, A.M.L. (UFPA/SEDUC-PA) ; Santos, A.M.B. (UEPA/UFPA)
Resumo
As grandes dificuldades dos alunos em assimilar os conteúdos de química é consequência de um ensino caracterizado pela falta de contextualização dos conhecimentos dessa disciplina.Com base nessa constatação, o presente trabalho teve por objetivo proporcionar um ensino contextualizado das funções orgânicas através dos frutos amazônicos, açaí e cupuaçu. A metodologia utilizada consistiu de dois momentos: aulas e aplicação de questionário. Os resultados revelam que a contextualização do conteúdo através do tema gerador escolhido contribuiu para identificação e nomeação de compostos orgânicos pelos alunos.
Palavras chaves
açaí; cupuaçu; contextualização
Introdução
As funções orgânicas é um dos conteúdos escolares em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem (GERMANO et al., 2010), uma vez que a falta de aulas contextualizadas na prática pedagógica não proporciona uma aprendizagem real (BRASIL, 1999;2002). Com a aplicação das frutas regionais como tema gerador nas aulas de química orgânica, o rendimento da aprendizagem pode ser potencializado, uma vez que os alunos poderão compreender as funções orgânicas de forma interativa (GERMANO et al., 2010). Para os PCNs, a Química pode ser contextualizada através de temas cotidianos existentes nas vivências dos alunos para se construir e reconstruir conhecimentos químicos significativos (BRASIL, 1999; 2002). Considerando este aspecto, o presente trabalho teve como objetivo a utilização das frutas açaí (Euterpe oleracea Mart.) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum) como tema gerador e facilitador da aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas. Estas frutas apresentam em suas composições químicas substâncias que contém número considerável de funções orgânicas, mostrando-se viável para a abordagem dessa temática (GERMANO et al.,2010). Além disso, a utilização de elementos presentes nos hábitos e costumes das populações locais nas aulas de química amplia a prática pedagógica e estreita os caminhos do aprendizado do conhecimento científico (BRASIL, 1999; 2002).
Material e métodos
Este trabalho foi realizado em dois momentos: no primeiro ocorreu a ministração de aulas contextualizadas (duas no total, com duração de 90 minutos cada uma) e no segundo a aplicação de questionário para verificar se os alunos conseguiram assimilar as funções orgânicas. O público alvo desta pesquisa foram 16 alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões, em São Miguel do Guamá, estado do Pará. A aula 1 consistiu na introdução do tema gerador para mostrar sua relevância ao aluno, possibilitando o mesmo a levantar conhecimentos que possui a respeito da questão e assim inseri-lo realmente no processo de ensino-aprendizagem. Em seguida discutiu-se em sala de aula sobre as características gerais, a importância, os aspectos nutricionais e a composição química do açaí e do cupuaçu. A partir dos conhecimentos adquiridos anteriormente, na aula 2 enfatizou-se os principais componentes orgânicos presentes nas frutas, destacando seus benefícios à saúde, as fórmulas estruturais químicas e as funções orgânicas presentes. Os alunos optaram também por uma discussão sobre a nomenclatura oficial dos compostos orgânicos. A segunda fase consistiu na aplicação do seguinte questionário com perguntas específicas de múltipla escolha: 1) A cianidina-3-glicosídeo (Figura 1) é uma das antocianinas responsáveis pela coloração roxa avermelhada do açaí. Esta substância contem a função orgânica: a) Cetona b) Ácido carboxílico c) Fenol d) Éster e) Aldeído; 2) Os responsáveis pelo aroma agradável da polpa de cupuaçu são, principalmente, ésteres, destacando-se em maior quantidade a substância abaixo (Figura 2). Você nomearia esse composto como: a) propanoato de etila b) butanoato de metila c) etanoato de de etila d) butanoato de etila e) propanoato de metila.
Resultado e discussão
O questionário final mostrou resultados interessantes (em porcentagem) e permitiu fazer algumas análises: 1) A questão 01 teve por finalidade identificar a função orgânica presente no composto devidamente representado. A análise da estrutura permite reconhecer o grupo funcional hidroxila ligado ao anel aromático, o que caracteriza a função fenol. Portanto, alternativa correta é a “C”. O desempenho dos alunos nesta questão mostrou que 62,5% dos alunos acertaram a questão, enquanto 37,5% a erraram. Esses percentuais revelam que a maioria dos educandos conseguiu reconhecer a função orgânica presente ao analisar a estrutura, enquanto uma parcela menor não conseguiu. A partir dos resultados, pode-se dizer que o desempenho dos alunos foi satisfatório. 2) A questão 02 teve por objetivo nomear o principal composto responsável pelo aroma do cupuaçu a partir de sua estrutura química. A análise da estrutura associada às regras de nomeação de compostos orgânicos da IUPAC permite identificar um éster denominado butanoato de etila. Assim, a alternativa correta é a “D”. O desempenho dos estudantes mostra que 68,75% dos alunos acertaram a questão, enquanto 31,25% a erraram. Esses percentuais demonstram que a maioria dos educandos conseguiu lidar com as regras de nomeação de compostos orgânicos, enquanto uma parcela menor ainda possui dificuldades em tal aspecto. A partir dos resultados, o desempenho dos estudantes pode ser considerado bom.
Conclusões
O tratamento contextualizado do conteúdo revelou que os alunos podem ter um bom desempenho na resolução de questões específicas, uma vez que os percentuais de acerto nas questões 01 e 02 foram 62,5% e 68,75%, respectivamente. Assim, é possível afirmar que a utilização de temas geradores para abordagem contextualizada de tópicos do programa de química é uma estratégia metodológica que contribui para aprendizagem.
Agradecimentos
A Deus e aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
GERMANO, Carolina M. et al.. Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.