Autores

Araujo, F.F. (EEM PROFESSORA MARIETA SANTOS)

Resumo

Esse trabalho apresenta informações sobre uma análise feita no ensino de Química das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Bela Cruz. Tem como objetivo compreender a importância da utilização das Mídias (TV, Computadores, Rádio e Impresso) como uma medida para superar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos destas escolas, principalmente no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, onde é de extrema importância a metodologia aplicada à Química. O desenvolvimento desta pesquisa foi baseado em dados obtidos em três escolas, através de questionários aplicados a professores e alunos. Dentre as dificuldades que afetam a qualidade do ensino e aprendizagem está a ausência de aulas mais atrativas.

Palavras chaves

Ensino de Química; Mídias; Aprendizagem

Introdução

Revisitando minha experiência em sala de aula e em relatos por colegas professores da disciplina, a Química, apesar de importante, geralmente é vista pelos alunos como uma disciplina tediosa e que não passa de um conjunto de leis, regras e fórmulas chatas que se precisa para enfrentar um vestibular. Percebi, em minha prática docente, que a razão disso está na forma como as aulas vêm sendo ministradas. Sabe-se que, independente da disciplina, o aluno só aprende o que acha interessante para ele. É preciso criar um ambiente favorável ao ensino aprendizagem e apesar de preciso, é sabido que isso é bem mais fácil de se falar do que fazer. Estamos em constante evolução e não podemos pensar da maneira como nossos professores faziam. É preciso inovar, criar estratégias que propiciem uma aprendizagem significativa. Por exemplo: Acredito que a TV, o Rádio, a Informática e o Impresso já se fazem indispensáveis dentro de uma sala de aula. Nossos alunos estão inseridos em uma sociedade que o consome através de informações atropeladas. Vejamos como exemplo o celular, prova bem clara de uma convergência de mídias, e que faz parte da vida do nosso aluno. E o papel da escola sempre foi o de formar um cidadão capaz de interagir e mudar o meio em que está inserido. Eis a importância do professor bem preparado e aberto a novas informações. Afinal, torna-se quase impossível resistir a tantas novidades quando se fala em processo de ensino. Creio que o problema não seja simplesmente pela falta de utilização das mídias, existem outras coisas mais complexas que colaboram para isso, porém, devemos reconhecer que trabalhar esses recursos hoje significa falar a linguagem do aluno e isso minimiza bastante os problemas quanto a desinteresse do aluno frente ao conteúdo.

Material e métodos

Esse trabalho teve como finalidade: Compreender as vantagens de utilização das Mídias no combate ao problema de desinteresse do aluno pela disciplina. A investigação foi desenvolvida em três escolas públicas estaduais do municípío de Bela Cruz: EEM Marieta Santos (regular/Urbana); EEP Júlio França (profissionalizante/Urbana); e EEM Theolina de M. Zacas (Regular/Rural),por meio de pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados e qualitativa. Os dois se fazem necessários a partir do momento em que uma se refere a dados quantificáveis e, também, ao fato da existência de situações, não menos importantes, mas que não se quantificam. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionários, disponibilizados virtualmente através da ferramenta “Formulário GOOGLE DOC's”, e apresentou distinção entre professor e aluno. O questionário aplicado aos professores era formado por 12 tópicos que questionava-os sobre formação, metodologia e importância das mídias para o ensino de Química. Já para os alunos, apresentava um número menor de questões e objetivava conhecer como a Química e seu ensino eram vistos por eles, qual interesse em aprendê-la, além da forma de ensinar de seus professores. Optei por questionários por acreditar que se trata de uma forma prática e que garante uniformidade, asseguram um tempo maior para o sujeito pensar as respostas, além de manter o anonimato, visto que alguns professores se sentem constrangidos diante de tal situação. Apesar de não ser uma opção boa, quando se pensa em trabalhar com questões abertas, apresentou os critérios que mais se adequaram ao contexto de minha pesquisa. Para isso foi necessário visitar as escolas envolvidas na pesquisa, munidos de documentos de identificação.

Resultado e discussão

É muito triste ver que uma disciplina, tão rica em informações, seja vista como algo sem importância. A interpretação de vários fenômenos em nossa volta só se torna compreensível devido o seu estudo. Para modificar o meio é preciso conhecê-lo. Para essa pesquisa participaram, em cada escola, 2 professores e 40 alunos distribuidos entre as três séries do EM e nos três turnos. Foi possível identificar que 70% dos alunos não mostravam interesse em aprender Química. Número que gerou disparidade entre os resultados entre alunos e professores, já que esses apontavam que apenas 10% não tinham interesse. Sei que existem vários fatores que colaboram para esse número tão acentuado de alunos que não apresentam interesse em aprendê-la e, também acredito que estes podem ser minimizados dependendo de como esses conhecimentos vem sendo construídos com esses alunos. Quando questionados sobre as aulas de Química, a mairoria dos alunos apontavam como cansativas (Ver figura 1). E a metodologia utilizada, contribui para esse desinteresse e cansaço apresentados? Segundo os alunos, 65% das aulas eram ministradas tendo, como principal característica, o método tradicional de ensino. (Ver figura 2). Infelizmente, grande parte dos professores insiste em uma aula expositiva. Não que essa técnica deva se extinguir, afinal, ela é ainda muito útil e necessária. Apenas devemos adequá-la às exigências atuais de ensino e acredito que uma dessas exigências se refira a utilização de meios midiáticos, já que as mesmas se fazem presentes no dia a dia do aluno além de colaboarar para a construção do conhecimento que coloca o aluno como protagonista nesse processo. É preciso mudar, repensar o ensino de Química. Não se pode mais dar aula sem esses recursos midiáticos, tão presentes no dia a dia do aluno.

Conceito dos alunos sobre as aulas de Química



Metodologia Aplicada

Metodologia aplicada pelos professores, segundo os alunos

Conclusões

É preciso pensar o ensino como um processo efetivo, eficiente e eficaz. Sabe-se que não é um processo fácil, porém, possível. Pode-se concluir que planejamento e estudo pelo professor são indispensáveis, pois de nada adiantarão essas mídias se quem as utilizam, fazem isso da mesma forma como antigamente. Há uma diferença entre: (a)apresentar um slide para os alunos; (b) pedir que os construam. Apesar de serem escolas com rotinas diferentes (uma regular rural, outra regular urbana e uma profissionalizante), a utilização das mídias e o conceito sobre a disciplina pelo aluno não se distanciavam.

Agradecimentos

Referências

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