Autores
Nascimento, T.L.A.B. (UFPI) ; Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Silva, R.L.G.N.P. (UFPI)
Resumo
Jogos didáticos podem ser utilizados como uma alternativa no processo de ensino- aprendizagem firmando conceitos de forma divertida e dinâmica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de atividade lúdica na aprendizagem de alunos de escola pública. O jogo utilizado foi palavras cruzadas sobre o tema substâncias químicas. Apesar dos alunos terem compreendido a assunto exposto durante a aula, na realização da atividade não tiveram bom desempenho. Percebeu-se dificuldades nos alunos como leitura, escrita e compreensão, uma vez que o jogo aplicado requer que o aluno dê uma resposta às afirmativas antes do preenchimento das lacunas. Logo, para um bom desenvolvimento da atividade lúdica, é necessário, em contrapartida, um bom desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Palavras chaves
Substâncias Químicas; Ensino; Palavras Cruzadas
Introdução
A atividade lúdica tem se mostrado ao longo dos anos um método eficaz, interativo e divertido, capaz de firmar conteúdos e conceitos, facilitando assim a aprendizagem do aluno, se apresenta como uma alternativa a mais para que o professor utilize como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Podem ser utilizados como auxiliares na construção do conhecimento em qualquer área do ensino (Antunes, 2010). Segundo Soares e colaboradores (2004), o desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando laboratórios, sistemas multimídia e outros recursos didáticos diversos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. Os primeiros jogos de palavras cruzadas consistiam de uma grade de 14 casas verticais e 13 casas horizontais. As casas eram preenchidas com hieróglifos que deveriam ser lidos nos dois sentidos: horizontal e vertical, esse fato ocorreu por volta de 1.350 a.C. Tratava-se de uma brincadeira de agrupar as mesmas palavras nos sentidos horizontal e vertical. No Brasil, o primeiro jogo publicado foi em 22 de abril de 1925 (Ximenes, 2014). O tema Substâncias Químicas envolve conceitos de substâncias puras e mistura. Substância pura é uma forma de matéria que tem uma composição definida e propriedades distintas. Uma mistura é uma combinação de duas ou mais substâncias em que estas conservam as suas identidades distintas. As misturas podem ser homogêneas (composição é a mesma em toda a sua extensão) ou heterogêneas (composição não é uniforme). As misturas podem ser separadas por meios físicos em seus componentes puros (Chang e Goldsby, 2013). O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de atividade lúdica na aprendizagem de alunos de escola pública.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do ensino médio (“C”) da Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo na cidade de Teresina-PI, no mês de março de 2014. A metodologia consistiu na verificação da aprendizagem do conteúdo abordado, através da aplicação do jogo Palavras Cruzadas de forma lúdica para compreensão da temática Substâncias Químicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se em duas etapas: 1) ministrou-se o conteúdo Substâncias Químicas na turma. Aplicou-se um questionário de avaliação da aula exposta, em seguida foi aplicado o jogo. Após a realização do jogo, aplicou-se um questionário de avaliação do jogo e em seguida foi aplicado o exercício de verificação da aprendizagem; 2) fez-se análise dos exercícios de verificação da aprendizagem que foi aplicado na turma. A aplicação do jogo se deu da seguinte forma: o jogo de palavras cruzadas consiste de várias linhas formadas por quadrados em branco, algumas na vertical e outras na horizontal, que se cruzam umas com as outras. Cada linha deve ser preenchida por uma palavra, e cada palavra deve ser descoberta através de dicas que acompanham as cruzadas. Ao se preencher uma das linhas, automaticamente se preenche alguns quadrados das outras linhas que a cruzam, tornando mais fácil sua resolução.
Resultado e discussão
Pode-se perceber que a exposição da aula ministrada foi satisfatória, pois
quando perguntados sobre o grau de dificuldade do assunto ministrado, a relação
da teoria com a prática e a associação com o seu cotidiano, os valores obtidos
estavam acima de 65%, onde é possível afirmar que esta etapa pode contribuir de
forma significativa para o bom andamento e desempenho dos alunos nas etapas a
seguintes.
A aplicação do jogo Palavras Cruzadas não teve o desempenho esperado dos alunos.
Do total de alunos, 25 entregaram o jogo incompleto, 02 não preencheram nenhuma
lacuna e nenhum aluno completou o jogo (Figura 1). Dos que entregaram o jogo
incompleto, 16% preencheram mais da metade das lacunas e os 84% restantes
preencheram menos da metade das lacunas. A esse fato é atribuído problemas, por
parte dos alunos, de leitura, escrita e compreensão. No jogo palavras cruzadas é
exigido que o aluno dê uma resposta às afirmativas antes do preenchimento das
lacunas. Percebeu-se pouca compreensão dos alunos diante das afirmativas do jogo
e, quando sabiam a resposta a ser dada, não sabiam escrever a palavra, ou seja,
não tinham como completar as lacunas sem saber escrever, por exemplo, a palavra
“homogênea”. Logo, apenas a dificuldade imposta pelo jogo não é fator primordial
para o insucesso da atividade, mas fatores anteriormente citados contribuem para
a baixa desenvoltura dos alunos.
Foi atribuído ao questionário de verificação da aprendizagem notas de 0 a 10. A
média da turma pesquisada ficou em torno de 2,5. Se os alunos conseguissem
preencher o jogo de forma eficiente, poderia ser uma forma de fixação do
conteúdo e posterior aplicação no questionário, o que faria a média de notas
aumentar.
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Conclusões
Os jogos didáticos são atividades que criam na sala de aula uma atmosfera de motivação, que permite ao aluno ter uma participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, assimilando informações e agrupando valores. Entretanto, é necessária a contrapartida dos alunos para que os objetivos da utilização dos jogos sejam alcançados.
Agradecimentos
Os autores agradecem a Unidade Escolar Prof. Maria de Lourdes Rebelo pela oportunidade de realizar o trabalho nesta instituição de ensino.
Referências
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CHANG, R. e GOLDSBY, K. A. Química. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química (Tese). São Carlos: UFSCar, 2004.
XIMENES, S. B. História cultural das palavras cruzadas 1. Disponível em: <http://www.roteiroromanceado.com>. Acesso em: 27/02/2014.