Autores
Nascimento, T.L.A.B. (UFPI) ; Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Silva, R.L.G.N.P. (UFPI)
Resumo
Jogos didáticos podem ser utilizados como uma alternativa no processo de ensino- aprendizagem firmando conceitos de forma divertida e dinâmica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de atividade lúdica na aprendizagem de alunos de escola pública. O jogo utilizado foi palavras cruzadas sobre o tema substâncias químicas. Apesar dos alunos terem compreendido a assunto exposto durante a aula, na realização da atividade não tiveram bom desempenho. Percebeu-se dificuldades nos alunos como leitura, escrita e compreensão, uma vez que o jogo aplicado requer que o aluno dê uma resposta às afirmativas antes do preenchimento das lacunas. Logo, para um bom desenvolvimento da atividade lúdica, é necessário, em contrapartida, um bom desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Palavras chaves
Substâncias Químicas; Ensino; Palavras Cruzadas
Introdução
A atividade lúdica tem se mostrado ao longo dos anos um método eficaz, interativo e divertido, capaz de firmar conteúdos e conceitos, facilitando assim a aprendizagem do aluno, se apresenta como uma alternativa a mais para que o professor utilize como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Podem ser utilizados como auxiliares na construção do conhecimento em qualquer área do ensino (Antunes, 2010). Segundo Soares e colaboradores (2004), o desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando laboratórios, sistemas multimídia e outros recursos didáticos diversos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. Os primeiros jogos de palavras cruzadas consistiam de uma grade de 14 casas verticais e 13 casas horizontais. As casas eram preenchidas com hieróglifos que deveriam ser lidos nos dois sentidos: horizontal e vertical, esse fato ocorreu por volta de 1.350 a.C. Tratava-se de uma brincadeira de agrupar as mesmas palavras nos sentidos horizontal e vertical. No Brasil, o primeiro jogo publicado foi em 22 de abril de 1925 (Ximenes, 2014). O tema Substâncias Químicas envolve conceitos de substâncias puras e mistura. Substância pura é uma forma de matéria que tem uma composição definida e propriedades distintas. Uma mistura é uma combinação de duas ou mais substâncias em que estas conservam as suas identidades distintas. As misturas podem ser homogêneas (composição é a mesma em toda a sua extensão) ou heterogêneas (composição não é uniforme). As misturas podem ser separadas por meios físicos em seus componentes puros (Chang e Goldsby, 2013). O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de atividade lúdica na aprendizagem de alunos de escola pública.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do ensino médio (“C”) da Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo na cidade de Teresina-PI, no mês de março de 2014. A metodologia consistiu na verificação da aprendizagem do conteúdo abordado, através da aplicação do jogo Palavras Cruzadas de forma lúdica para compreensão da temática Substâncias Químicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se em duas etapas: 1) ministrou-se o conteúdo Substâncias Químicas na turma. Aplicou-se um questionário de avaliação da aula exposta, em seguida foi aplicado o jogo. Após a realização do jogo, aplicou-se um questionário de avaliação do jogo e em seguida foi aplicado o exercício de verificação da aprendizagem; 2) fez-se análise dos exercícios de verificação da aprendizagem que foi aplicado na turma. A aplicação do jogo se deu da seguinte forma: o jogo de palavras cruzadas consiste de várias linhas formadas por quadrados em branco, algumas na vertical e outras na horizontal, que se cruzam umas com as outras. Cada linha deve ser preenchida por uma palavra, e cada palavra deve ser descoberta através de dicas que acompanham as cruzadas. Ao se preencher uma das linhas, automaticamente se preenche alguns quadrados das outras linhas que a cruzam, tornando mais fácil sua resolução.
Resultado e discussão
Pode-se perceber que a exposição da aula ministrada foi satisfatória, pois
quando perguntados sobre o grau de dificuldade do assunto ministrado, a relação
da teoria com a prática e a associação com o seu cotidiano, os valores obtidos
estavam acima de 65%, onde é possível afirmar que esta etapa pode contribuir de
forma significativa para o bom andamento e desempenho dos alunos nas etapas a
seguintes.
A aplicação do jogo Palavras Cruzadas não teve o desempenho esperado dos alunos.
Do total de alunos, 25 entregaram o jogo incompleto, 02 não preencheram nenhuma
lacuna e nenhum aluno completou o jogo (Figura 1). Dos que entregaram o jogo
incompleto, 16% preencheram mais da metade das lacunas e os 84% restantes
preencheram menos da metade das lacunas. A esse fato é atribuído problemas, por
parte dos alunos, de leitura, escrita e compreensão. No jogo palavras cruzadas é
exigido que o aluno dê uma resposta às afirmativas antes do preenchimento das
lacunas. Percebeu-se pouca compreensão dos alunos diante das afirmativas do jogo
e, quando sabiam a resposta a ser dada, não sabiam escrever a palavra, ou seja,
não tinham como completar as lacunas sem saber escrever, por exemplo, a palavra
“homogênea”. Logo, apenas a dificuldade imposta pelo jogo não é fator primordial
para o insucesso da atividade, mas fatores anteriormente citados contribuem para
a baixa desenvoltura dos alunos.
Foi atribuído ao questionário de verificação da aprendizagem notas de 0 a 10. A
média da turma pesquisada ficou em torno de 2,5. Se os alunos conseguissem
preencher o jogo de forma eficiente, poderia ser uma forma de fixação do
conteúdo e posterior aplicação no questionário, o que faria a média de notas
aumentar.
Conclusões
Os jogos didáticos são atividades que criam na sala de aula uma atmosfera de motivação, que permite ao aluno ter uma participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, assimilando informações e agrupando valores. Entretanto, é necessária a contrapartida dos alunos para que os objetivos da utilização dos jogos sejam alcançados.
Agradecimentos
Os autores agradecem a Unidade Escolar Prof. Maria de Lourdes Rebelo pela oportunidade de realizar o trabalho nesta instituição de ensino.
Referências
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CHANG, R. e GOLDSBY, K. A. Química. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química (Tese). São Carlos: UFSCar, 2004.
XIMENES, S. B. História cultural das palavras cruzadas 1. Disponível em: <http://www.roteiroromanceado.com>. Acesso em: 27/02/2014.