Autores

Nascimento, T.L.A.B. (UFPI) ; Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Silva, R.L.G.N.P. (UFPI)

Resumo

O jogo caça palavras é uma atividade lúdica que pode ser empregada nas diversas áreas de ensino a fim de propiciar ao aluno fixação e/ou aprendizagem do conteúdo. O objetivo deste trabalho foi mostrar a influência da atividade lúdica na fixação do tema substâncias químicas por alunos do ensino médio. Os alunos compreenderam o assunto exposto e o jogo teve boa aceitação, onde a grande maioria resolveu dentro do tempo estipulado. A turma considerou o jogo dinâmico e eficaz para sua aprendizagem. Contudo, a atividade lúdica possibilita aos alunos uma construção significativa de conceitos de forma dinâmica e divertida.

Palavras chaves

Ensino; Substâncias Químicas; Caça Palavras

Introdução

Era creditado à repetição a forma de aprendizagem eficaz. Os estudantes que não aprendiam eram os únicos responsáveis pelo insucesso. Hoje, o insucesso dos estudantes também é considerado consequência do trabalho do professor. Para Antunes(2010), a educação através da atividade lúdica tem sido um método eficaz, interativo e divertido, com o grande objetivo de firmar conteúdos e conceitos, facilitando a aprendizagem do aluno, e que se apresenta como uma alternativa a mais para que o professor utilize como ferramenta no processo de ensino- aprendizagem. Para Cunha(2012) é importante ressaltar a presença dos aspectos lúdicos e educativos, mas, sobretudo, a presença de regras claras e explicitas para orientar o jogo. O caça palavras é um passatempo que consiste de letras arranjadas aparentemente aleatórias em uma grade quadrada ou retangular com o objetivo de encontrar e circundar as palavras escondidas na grade. Segundo Shimoda(2014), o caça- palavras tem menos de 50 anos de idade, e surgiu bem depois da criação de vários outros jogos populares relacionados, tal como as palavras cruzadas. O tema Substâncias Químicas envolve conceitos de substâncias puras e mistura. Substância pura é uma única substância com composição característica e com um conjunto definido de propriedades (Russel, 1994). A mistura consiste em duas ou mais substâncias fisicamente misturadas e podem ser homogêneas(moléculas ou íons componentes estão tão dispersos que a composição é a mesma em toda a amostra) ou heterogêneas (as partículas são tão grandes que é possível reconhecê-las com a ajuda de um microscópio ou mesmo a olho nu) (Atkins e Jones, 2012). O objetivo deste trabalho foi mostrar a influência de atividade lúdica(caça palavras)na fixação do tema substâncias químicas por alunos do ensino médio.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do ensino médio (“D”) da Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo na cidade de Teresina-PI, no mês de fevereiro de 2014. A metodologia consistiu na verificação da aprendizagem do conteúdo abordado, através da aplicação do jogo Caça Palavras de forma lúdica para compreensão da temática Substâncias Químicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se em duas etapas: 1) ministrou-se o conteúdo Substâncias Químicas na turma. Aplicou-se um questionário de avaliação da aula exposta, em seguida foi aplicado o jogo. Após a realização do jogo, aplicou-se um questionário de avaliação do jogo e em seguida foi aplicado o exercício de verificação da aprendizagem; 2) fez-se análise dos exercícios de verificação da aprendizagem que foi aplicado na turma. A aplicação do jogo se deu da seguinte forma: foi lido pelos alunos o texto auxiliar do caça palavras analisando os destaques, que foram as palavras a serem encontradas no diagrama, de forma aleatória, utilizando-se do tempo de 20 minutos. Dessa forma o aluno estava se familiarizando com as palavras-chave e com os conceitos abordados durante a exposição do conteúdo.

Resultado e discussão

Pode-se perceber que a exposição da aula ministrada foi satisfatória, pois quando perguntados sobre o grau de dificuldade do assunto, a relação da teoria com a prática e a associação com o seu cotidiano, os valores obtidos estavam acima de 80%, onde é possível afirmar que esta etapa pode contribuir de forma significativa para o bom andamento e desempenho dos alunos nas etapas a seguintes. Na etapa seguinte foi aplicado o jogo Caça Palavras que teve seu objetivo alcançado uma vez que, 63% (Fig. 1) do jogo foi respondido em sua totalidade, sendo que destes, 59% responderam no tempo estipulado de 20 minutos. É importante salientar esses dois pontos, pois demonstra que os alunos tiveram interesse em concluir a atividade que veio reforçar o conteúdo ministrado. Foi aplicado um questionário a fim de avaliar o nível de compreensão do conteúdo ministrado. Perguntou-se sobre a eficácia da aplicação dos jogos para a aprendizagem dos alunos, onde mostrou-se que a grande maioria dos alunos considera que o jogo é uma forma eficaz de melhorar sua aprendizagem. Tal posicionamento pode ser atribuído à diversão proporcionada pelo jogo, levando os alunos a uma melhor fixação das palavras-chave da temática abordada; 37% dos alunos afirmaram que com a utilização do jogo houve uma mudança no processo de ensino aprendizagem. A maioria (67%) dos alunos (Fig. 2) acharam o jogo dinâmico e divertido, mostrando que a atividade lúdica é uma metodologia que foge ao tradicional, motiva os alunos e desperta nos mesmos o interesse de aprender. A parcela de alunos que avaliaram os jogos como cansativos e chatos foram aqueles que desde o princípio da aplicação das atividades demonstraram pouco interesse, tem pouca participação na aula e reclamam de qualquer tipo de atividade proposta.







Conclusões

O uso dos jogos como uma metodologia alternativa e facilitadora da aprendizagem, possibilitou aos alunos uma atividade diferenciada, descontraída e dinâmica. A realização de atividades como essas, possibilita uma construção significava de conceitos. Mesmo ressaltando a grande importância da atividade lúdica, a mesma não substitui os métodos tradicionais de ensinos e aulas experimentais, mas atividades como essas, merecem ser observadas e inseridas nas metodologias de ensino e aprendizagem dos professores e dos alunos, incluindo-os como mais um recurso didático estimulador da aprendizagem.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Unidade Escolar Prof. Maria de Lourdes Rebelo pela oportunidade de realizar o trabalho nesta instituição de ensino.

Referências

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

ATKINS, P e JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, v. 34, p. 92-98, 2012.

RUSSEL, J. B. Química Geral. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994.

SHIMODA, D. The history of word searches. Disponível em: < http://ezinearticles.com/?The-History-of-Word-Searches&id=6263826>. Acesso em: 27/02/2014.