Autores

Silva, G.O. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Cunha Filho, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Falcão, A.P.S.T. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Souza Neto, E.G. (FAINTVISA) ; Teixeira Filha, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Santos Júnior, O.P. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, M.M. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O estudo tem como objetivo mostrar como a Química está sendo trabalhada no Programa Mais Educação, a fim de despertar no educando o interesse pela investigação científica. Participaram do trabalho 22 alunos do Programa Mais Educação. Foram apresentados dois pratos, com pedras de gelo, mas em apenas um foi adicionado sal. Foi solicitado que eles observassem o fenômeno e descrevessem o que acontecia. Com o desenvolvimento do experimento foi possível demonstrar as etapas do conhecimento cientifico.

Palavras chaves

química; ensino fundamental; mais educação

Introdução

A Química pode ser vivenciada de diversas formas na educação básica, e uma delas é a introdução da disciplina a partir da realização de experimentos, a fim de proporcionar aos alunos a consumação das etapas do método científico: observação, formulação de perguntas, formulação de hipóteses, realização da experiência, verificação das hipóteses (aceita ou rejeita). Assim a realização de experimentos no ensino fundamental é de suma importância, pois revela o mundo cientifico para os alunos com o intuito de despertar o interesse pela investigação à ciência. Para Farias, Basaglia e Zimmermann (2009) devido a contextualização em sala de aula, pode-se perceber que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos de química, pode ser superada/minimizada através da utilização de aulas experimentais, que o auxilia na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no cotidiano, já que proporcionam uma relação entre a teoria e a prática. Foi trabalhado com os alunos as propriedades coligativas da matéria, especificamente a crioscopia que para Atkins e Jones (2006) o abaixamento do ponto de congelamento (crioscopia) é a diminuição do ponto de congelamento do solvente provocado por um soluto não volátil. O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2013). O estudo tem como objetivo mostrar como a Química está sendo trabalhada no Programa Mais Educação, com o propósito de despertar no educando o interesse pela investigação científica.

Material e métodos

Participaram do trabalho duas turmas (uma de manhã e outra à tarde) com 22 alunos do Programa Mais Educação da Escola Municipal Dr. Ivo Queiroz Costa localizado no município de Vitória de Santo Antão – PE. Os estudantes têm idades entre 10 e 17 anos e cursam o Ensino Fundamental. Inicialmente foi apresentado aos estudantes dois pratos, ambos com pedras de gelo, mas em apenas um foi adicionado sal. O experimento foi realizado com a turma da manhã e com a turma da tarde. Foi solicitado que eles observassem o fenômeno e descrevessem o que acontecia explicando os motivos (figura 1) (figura 2). Em seguida foi realizado o mesmo experimento, mas, alterando o soluto, para açúcar.

Resultado e discussão

Os alunos ficaram intrigados com a proposta do experimento, muitos afirmaram de imediato que não haveria diferença no descongelamento do gelo. No entanto, ao passar alguns minutos e iniciar o descongelamento do gelo, perceberam que o gelo com sal derretia mais rápido do que o gelo puro. A monitora da oficina questionou o motivo pelo qual aquele fenômeno ocorria. Na tentativa de responder, as hipóteses começaram a ser lançadas. “O sal está comendo o gelo” (Fhernanda Kayllane, 7º ano). “O gelo com sal está derretendo mais rápido porque há uma reação química contra o gelo” (Tarcisio Esmerino, 7º ano). “O gelo esta derretendo porque o sal suga o gelo (Anathielle Maria, 7º ano). Durante as observações os estudantes questionaram o que aconteceria se invés de sal colocassem açúcar, no gelo. Se ele derreteria também mais rápido do que o puro. A fim de responder a essas questões foi repetido o experimento, adicionando açúcar ao gelo. Assim como o sal o açúcar também fez com que o gelo derretesse mais rápido. No final da oficina a monitora explicou a partir das mudanças de estado físico da matéria que o fenômeno ocorria porque o sal e o açúcar, por ser um soluto não volátil abaixavam o ponto de fusão da água. Fazendo com que o gelo com soluto fundiu-se a uma temperatura inferior à do gelo puro (crioscopia). Foi mencionando também a aplicação desse conceito no cotidiano (descongelamento da neve nas ruas, fabricação do picolé).

Figura 1

Alunos da manhã investigando o experimento

Figura 2

Alunos da tarde observando e descrevendo o experimento.

Conclusões

Na realização da atividade houve bastante participação das turmas. Com o desenvolvimento do experimento foi possível demonstrar as etapas do conhecimento científico aos alunos do Programa Mais Educação e assim, estimular o interesse pela química. Foi possível trabalhar a química no ensino fundamental de forma prazerosa, contextualizada e experimental, servindo de ferramenta para explicar, problematizar e discutir os conceitos envolvidos.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Deus e ao Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão.

Referências

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. São Paulo: Bookman. 5ª ed., 2012, 339 p.

FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. In: 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf. Acesso em: 27 de maio de 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Mais Educação passo a passo. 2013.