Autores
Silva e Silva, F. (UFMA) ; Matos de Souza, R. (UFMA) ; Virgínia Vieira Carvalho O. Marques, C. (UFMA)
Resumo
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a aplicação de algumas intervenções didático-pedagógicas em um clube de ciências aplicadas a alunos do Ensino Fundamental do 3º e 4º ciclo. Os resultados obtidos mostraram que os alunos se envolveram de forma natural e com entusiasmo nas atividades, e que promoveu a facilitação da aquisição de conhecimento cientifico e pode fomentar a alfabetização científica.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Aprendizagem Significativ; Alfabetização Científica
Introdução
Segundo Carvalho (1992), se o ensino de ciência for agradável, se fizer sentido para os alunos desde as séries iniciais, os alunos gostarão de ciências e terão maior possibilidade de serem bons alunos nos anos posteriores. Dai emerge a atenção para os processos de formação inicial da docência, pois como salienta CARVALHO et al (2005), o preparo do professor para atender de forma bem sucedida sua função, deve apresentar estratégias diferenciadas no campo da didática das ciências, para poder atender as exigências no novo perfil do professor de ciências, bem como conseguir atender todas as diversidades dos discentes. Nesta perspectiva, o professor tem a possibilidade de utilizar o fator curiosidade do aluno, para transformar em busca e construção de conhecimento das ciências, transformando o aluno como mero agente passivo no seu aprendizado, para ativo, não só no aspecto cognitivo, mas também nas relações sociais, dentro e fora da sala de aula. O clube de ciências promove aos estudantes momentos de exposição de suas ideias, suas curiosidades e busca de conhecimentos, através da metodologia científica.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Codó – Maranhão durante o segundo semestre letivo do ano de 2013 na forma de um projeto de extensão aplicado por alunos do curso de Licenciatura de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão. As atividades foram planejadas mediante uma verificação da demanda cognitiva dos alunos do 3º e 4º ciclo, sobre assuntos de ciências naturais contidos no rol de conteúdos do programa da disciplina da escola, através de um diagnóstico resultado de observatório guiado. As principais atividades desenvolvidas neste período foram: i) Discussões sobre História da Ciência para o entendimento da construção, evolução e importância dos cientistas e do método cientifico; II) Construção da célula animal e criação de objetos com materiais alternativos III) Calculando o pH com uso de indicadores alternativos.
Resultado e discussão
Entre as atividades que se destacaram por ser uma das mais citadas pelos alunos, pontua-se a encenação dos personagens científicos que foi representado pelos próprios alunos, onde estes puderam vislumbrar sobre a vida e obra de alguns cientistas naturais em uma conversa informal e contextualizada, o que também proporcionou demonstrar o caráter indissociável da interdisciplinaridade nas ciências da natureza, desde a sua questão histórica, possibilitando uma visão de ciência como uma construção humana. Observou-se que as estratégias propostas e desenvolvidas conseguiram envolver intensamente a participação dos alunos, motivando-os a perceberem situações próprias das ciências que comumente são apresentadas na sala de aula de forma tradicional e descontextualizadas, como também despertou por parte dos próprios a sugestão de alguns temas de debates para os encontros seguintes. Percebeu-se que estas primeiras atividades puderam despertar interesse e motivação entre os alunos, lembrando que estes foram convidados a participar do clube de forma voluntária e o número de alunos interessados no clube aumentava de forma exponencial. É importante ressaltar que essa metodologia de ensino permite ligação para continuação de conteúdos seguinte.
Conclusões
A estratégia de um clube de ciências proporcionou aos alunos participantes - clubistas uma visão de discussão mais ampla no campo das ciências da natureza, além de proporcionar criticidade, criatividade e participação destes nas várias possibilidades de realizarem atividades contextualizadas de ciências da natureza com ferramentas diferencias comumente utilizados no ensino tradicional, que com certeza facilitarão o entendimento e evolução da apropriação cientifica em suas disciplinas no cotidiano da escola.
Agradecimentos
Universidade Federal do Maranhão Escola Modelo Remy Archer
Referências
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2ª ed. Ijuí:Unijuí, 2002. 440p.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciênciasnaturais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b, 136p.