Autores

Oliveira, M. (UECE) ; Ibiapina, A. (UECE)

Resumo

Motivado pela busca de novas formas de se ensinar Química, o presente trabalho consiste na avaliação da eficácia do uso da música como recurso didático na promoção do conhecimento científico; e na elaboração de um levantamento bibliográfico das publicações que relatavam experiências com a utilização de algumas atividades lúdicas: jogo, software educativo,experimentação, teatro e música. Esse levantamento foi realizado a partir de monografias e artigos científicos publicados em congressos e periódicos. A pesquisa de campo foi realizada com 59 alunos das três séries do ensino médio de uma escola particular de Fortaleza – CE. Foram apresentadas quatro canções inéditas e autorais envolvendo assuntos de Química Geral: modelos atômicos, ligações químicas e funções inorgânicas.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; ATIVIDADE LÚDICA; MÚSICA

Introdução

Muitas são as dificuldades encontradas pelos professores dentro e fora da sala de aula. A primeira é o baixo salário e a pouca valorização por parte da sociedade que a cada ano produz menos docentes. A segunda é a falta de infraestrutura de algumas escolas públicas e o pouco investimento na educação por parte dos governantes. Isso desestimula o profissional da educação que entra em sala de aula com pouca ou nenhuma vontade de adequar a sua didática ao nível dos alunos e que na maioria das vezes utiliza o método tradicional de ensino: somente lousa e pincel apoiado no livro didático. É evidente que isso não acontece com todos os professores, pois há profissionais que diante da dificuldade encontram outros meios de ensinar e inspirar seus alunos. Encontrar uma estratégia de ensino capaz de transmitir de maneira fácil e significativo o conteúdo aos alunos é a principal dificuldade no contexto da sala de aula, pois cada sala possui um perfil diferente que necessita de uma metodologia diferente. Por isso, é requerido do professor uma mente criativa capaz de refletir e avaliar a sua prática docente. Um outro obstáculo que surgiu atualmente é o uso de equipamentos eletrônicos, como smartphones, pelos estudantes durante a aula. Tais tecnologias desviam a atenção do aluno por promover um entretenimento fácil e acabam prejudicando o aprendizado. O professor se vê um concorrente dessas novas tecnologias que precisa elaborar aulas cada vez mais atraentes para competir com esses equipamentos além de combater o seu uso. Quanto às dificuldades no ensino da Química, pode-se apontar alguns pontos que colaboram para a sua desaprovação entre os alunos e, consequentemente, o baixo rendimento dos mesmos: a maioria dos conceitos são abstratos; há a necessidade de memorizar fórmulas e regras.

Material e métodos

A presente pesquisa foi realizada com 59 estudantes do ensino médio de uma escola particular de Fortaleza. Do total, 26 alunos cursavam o 1º ano, 17 alunos cursavam o 2º ano e 16 alunos cursavam o 3º ano. A faixa etária compreendia entre 15 e 18 anos. O teste foi realizado com cada turma separadamente em sala de aula durante duas aulas de 50 minutos. Foram apresentadas, uma única vez, quatro canções inéditas com letras que abordavam assuntos de Química Geral: teorias atômicas, ligação iônica, ácidos e bases. O professor utilizou um microfone, uma caixa amplificada e um violão como instrumento de acompanhamento para as apresentações musicais. As letras das canções foram expostas no quadro branco por meio do datashow e um dos alunos contribuiu na transição dos slides. Os alunos tiveram a liberdade quanto à organização das carteiras na sala.Antes de cada apresentação o professor explicou as informações contidas nas letras e houve a possibilidade dos alunos sanarem as dúvidas quanto a algumas informações. Logo após as apresentações musicais, foram aplicados questionários inerentes aos temas abordados nas canções. Não houve controle do tempo para responder os questionários, porém, o tempo aproximado para as respostas foi de cinco minutos. Letra da canção O Átomo Refrão: A matéria é formada por moléculas,As moléculas são formadas por átomos E os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons Segundo Dalton, o átomo é uma esfera indestrutível, indivisível, totalmente preenchida Segundo Thomson, o átomo é uma esfera positiva que contém partículas negativas A matéria é formada por moléculas, As moléculas são formadas por átomos E os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons Segundo Rutherford, o átomo é dividido em duas regiões: núcleo e eletrosfera...

Resultado e discussão

A primeira canção apresentada aos alunos foi a “O átomo” que abordava, em ordem cronológica, a descrição simplificada dos modelos atômicos associando-os aos respectivos idealizadores. A canção não relata as experiências realizadas pelos cientistas nem contextualiza as características do átomo com as propriedades da matéria como, por exemplo, explicar a origem das cores dos fogos de artifício através dos saltos quânticos. Isso foi explicado no decorrer do ano letivo. A função dessa canção era de resumir as informações aprendidas nas aulas para que houvesse uma maior facilidade de assimilação e memorização. Assim, o aluno não teria dúvidas em associar o cientista ao modelo atômico, ou seja, o aluno saberia que a ideia do átomo ser maciço, indivisível e indestrutível foi Elaborada por John Dalton e que o conceito dual do elétron foi proposto por Louis De Broglie. A segunda música intitulada “A ligação iônica” apresenta de forma animista e descontraída as informações básica acerca da ligação iônica. Por exemplo: esse tipo de ligação ocorre entre um metal e um ametal; o metal cede elétrons e o ametal ganha elétrons; há a formação de íons e esses íons se mantêm atraídos. Foi possível perceber um rendimento satisfatório na resolução das questões sobre ligação iônica. Quando perguntado sobre quais os tipos de elementos que fazem ligação iônicA, todos os alunos responderam corretamente que ocorre entre metais e ametais. No entanto, há uma limitação na música, pois a letra não ensina como reconhecer um metal e um ametal. Portanto, fica à cargo do professor fazer essa explanação.O rendimento do grupo experimental foi satisfatório quando comparado com o rendimento do grupo controle, pois a porcentagem de acerto foi bastante próxima.

Conclusões

É extremamente importante que o professor possa refletir e avaliar constantemente a sua prática docente, pois a sua didática é a principal responsável pelo sucesso do aluno. É recomendável que ele se atualize com o desenvolvimento de novas tecnológicas e seja criativo na utilização de atividades complementares que visem a melhoria do ensino.A utilização de atividades que possam gerar um ambiente prazeroso e divertido, como as atividades lúdicas, é bem visada no ensino e serve como uma ferramenta capaz de quebrar a rotina escolar. o lúdico é uma proposta para tornar a Química mais atraente.

Agradecimentos

Ao Colégio seletivo que proporcionou a aplicação dessa metodologia lúdica em nossas aulas.

Referências

CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar Química.
Química Nova na Escola, v. 23, n. 2, 2000.
CARVALHO, R. et. al. O uso de jogos didáticos lúdicos como importante ferramenta para o ensino de Química, 2009. Disponível em: http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepianais/
artigos/227_934_78.pdf. Acesso em: 30 nov. 2013.
FRANCISCO JÚNIOR; W. E.; LAUTHARTTE, L. C. Música em aulas de Química: uma
proposta para avaliação e a problematização de conceitos. Ciência em Tela, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0112_junior.pdf. Acesso em:
30 nov. 2013.