Autores
Melquíades Lima, S. (UECE) ; Rocha da Silva, L. (UECE) ; Cristina Silva Vasconcelos, V. (UECE) ; Moura Mariano, A.C. (UECE) ; Silva Pederneiras, N.N. (UECE) ; Tavares Cavalcanti Liberato, M.C. (UECE)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma atividade lúdica para facilitar o ensino-aprendizagem, para obter um ensino mais eficiente, adicionando jogos didáticos para uma prática de aprendizagem mais prazerosa.A metodologia empregada foi realizada separando a sala em grupos, após uma ordem de participação estabelecida cada grupo jogava um dado contendo várias cores relacionadas as dificuldades das dicas, cada grupo tinha que relacionar as dicas feitas a um dado elemento da tabela periódica. Os alunos tinham o auxílio de uma tabela grande contendo espaços abertos para a localização dos elementos químicos. Como resultado se teve uma maior interação entre os alunos, fazendo com que trabalhassem em grupo para solucionar problemas, bem como maior fixação e aprendizagem.
Palavras chaves
Ensino-Aprendizagem; Atividade Lúdica; Elementos Químicos
Introdução
A Tabela Periódica dos elementos químicos é a disposição organizada dos elementos, em uma tabela, em relação as suas propriedades. É uma forma de organizar os elementos segundo a sua origem: metal, não metal, semimetal, gás nobre. A posição do elemento segue a numeração de ordem atômica, portanto elementos próximos possuem características parecidas.Os alunos têm dificuldades em entender e consequentemente aprender as propriedades da tabela periódica, portanto a valorização de métodos que auxiliem no ensino-aprendizagem são de grande relevância. Jogos educativos relacionados a tabela periódica podem ajudar no interesse do aluno sobre o assunto, fazendo com que haja uma maior interação com o tema estudado, reforçando o conteúdo aplicado. Diante da importância da tabela periódica e as dificuldades de aprendizagem este trabalho teve como objetivo apresentar uma atividade lúdica para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e dinâmica.
Material e métodos
A metodologia empregada foi realizada separando a sala em grupos, após uma ordem de participação estabelecida cada grupo jogava o dado contendo várias cores relacionadas as dificuldades das dicas, o material foi retirado do livro Química Inorgânica Não Tão Concisa e do site ptable, após as dicas o grupo se reunia e discutia qual seria o provável elemento, o grupo tinha duas chances para acertar qual era o elemento, caso errasse duas vezes a pergunta seria dirigida ao próximo grupo. Os alunos possuíam além das dicas, espaços em branco na tabela periódica, onde os espaços seriam preenchidos a medida que se acertasse o elemento relacionado ao local vazio, cada grupo teve uma cor relacionada, portanto cada elemento descoberto era marcado com a cor do grupo. O jogo proporcionou ao indivíduo que estava jogando, conhecimento de maneira gratificante, fazendo com que houvesse maior interesse e consequentemente maior aprendizagem.
Resultado e discussão
Como resultado observou-se que o jogo empregado levou os alunos a um entusiasmo
maior sobre o conteúdo trabalhado, reforçando o conteúdo já aprendido. Além da
aprendizagem sobre o assunto, tabela periódica dos elementos, houve
enriquecimento entre o relacionamento dos alunos aumentando a interação e
integração entre os participantes, também tiveram que aceitar e respeitar regras
e lidar com frustrações se portando de forma sensata. O jogo empregado auxiliou
a parte teórica, tornando o ensino mais prazeroso.A atividade foi realizada
segundo os objetivos de promover maior interesse dos alunos e obter melhor
ensino-aprendizagem envolvendo uma atividade lúdica que é um eficiente recurso
aliado do educador.
Conclusões
A aplicação de jogos educativos são capazes de trazer a atenção dos alunos para o conteúdo, provocando uma aprendizagem significante e auxiliando os educandos na transmissão de conhecimentos, como também possibilitam interação entre os jogadores fortalecendo o trabalho em equipe.
Agradecimentos
Referências
LEE, J.D.Química Inorgânica não tão concisa. 5 Ed. São Paulo: Edgard Blucher , 1999.
http://www.ptable.com/?lang=pt