Autores
Lins, F.F.T. (UECE/FACEDI) ; Magalhães, A.S.G. (UECE/FACEDI) ; Feitosa, M.E.A. (UECE/FACEDI) ; Oliveira, B.P. (UFC-CE)
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem de química, professores e estudantes tomam parte em uma série complexa de atividades intelectuais, tais como: observar fenômenos; entender modelos e teorias; desenvolver habilidades de raciocínio e examinar a epistemologia química. Assim, foram desenvolvidos projetos nos quais a linguagem teatral, é uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem. Com objetivo de divulgar e desmistificar conteúdos no ensino de química, minimizar o problema na aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pela Química, o presente trabalho pretende chamar a atenção da comunidade escolar do município de Itapipoca e adjacentes, para a química, através de encenações teatrais envolvendo experimentos químicos. Para referida finalidade criou-se o Grupo Tubo de Ensaio.
Palavras chaves
Teatro Científico; Divulgação Científica; Ensino de Química
Introdução
O Grupo de teatro científico Tubo de Ensaio, criado há 14 anos e atualmente com 15 membros, alunos de Licenciatura em Química da FACEDI/UECE, é um grupo que utiliza a linguagem teatral para divulgar e disseminar os conhecimentos químicos. Este grupo foi criado por iniciativa de professores que sentia no município de Itapipoca e adjacências um desconhecimento do papel central da Química. Através de apresentação de peças teatrais, o grupo pretende despertar o interesse pela Química em particular, e pela vivência universitária em geral. Nos espetáculos, as reações químicas são inseridas no contexto da cena, sendo as responsáveis pelos “efeitos visuais”, pois são usadas aquelas demonstrações que deixem a platéia admirada com a “mágica” da química: inofensivas explosões que liberem luz, fumaça, cores variadas, ou ainda diversas cores diferentes aparecendo a partir de uma mesma solução de origem, ou então um texto que aparece escrito milagrosamente após um pedaço de tecido branco ser borrifado com uma solução transparente. Os executores do projeto são responsáveis pela seleção do tema e das reações, desenhos de cenários e figurinos, iluminação, sonoplastia, atuando, portanto, como projetistas, químicos e atores. Cabe aos docentes coordenadores do grupo a organização geral do grupo, o estabelecimento de contatos e escolha das viagens para os locais onde o grupo se desloca, controle e estoque de produtos químicos e outros itens pertinentes à coordenação de um grupo desta natureza. A receptividade da platéia, o número de pessoas que assiste cada espetáculo, assim como o aumento do número de candidatos inscritos para os vestibulares no curso de licenciatura em Química da FACEDI, sugere que a divulgação tem atingido seus objetivos e que o Grupo Tubo de Ensaio tem sua contribuição.
Material e métodos
A metodologia do Grupo Tubo de ensaio, visando apresentar a química sob uma visão ótica prático-experimental, consiste inicialmente na busca por experimentos químicos com grande apelo visual em literatura especializada através de levantamento bibliográfico, selecionar e testar os experimentos e adequar uma roupagem textual e audiovisual. Após adequação dos experimentos em textos teatrais, realizam-se os ensaios e por fim fazem-se as apresentações quando solicitado pelas instituições de ensino ou eventos científicos e educacionais. Os experimentos são escolhidos com base em critérios como: visibilidade de efeito versus quantidade de material; tipo de material versus toxidade; tempo reacional versus velocidade da reação; dentre outros. Em seguida, os experimentos selecionados serão testados e, após triagem, poderão ser indicados para feiras de ciências em escolas ou para peças teatrais. Os roteiros teatrais ou esquetes nas quais serão encaixados os experimentos são elaborados e apresentados aos alunos/atores que compõem o grupo Tubo de Ensaio. Estes são os responsáveis pelos ensaios e possíveis adaptações no roteiro para posteriores apresentações em escolas e feiras escolares bem como em eventos de divulgação científica. Ao final de cada apresentação são feitas discussões com a platéia e neste momento faz-se as explicações detalhadas dos experimentos quimicos apresentados na peça. Para fins de avaliação do projeto como das apresentações, ao final de cada apresentação aplica-se um questionário com a plateia, com perguntas objetivas e subjetivas com intuito de verificar a receptividade do público. Buscamos também ouvir relatos dos participaram do grupo Tubo de Ensaio para averiguar a influência da participação no grupo quanto o conhecimento científico e acadêmico.
Resultado e discussão
O Grupo Tubo de Ensaio produziu ao longo dos seus nove anos e quatro formações
diferentes, sete peças teatral que foram apresentadas em escolas de ensino
fundamental e médio de Itapipoca e região, universidades e eventos científicos
estimando um público de mais de 3000 pessoas entre alunos e comunidade geral.
Podemos perceber a receptividade da plateia e o aumento na quantidade de pessoas
presentes nos espetáculos e desde 2006 a maior procura dos alunos pelo curso de
Licenciatura em Química da FACEDI indicando que o Grupo Tubo de Ensaio vem
alcançando seus objetivos na divulgação e contribuição do conhecimento
científico.
O impacto do teatro químico como recurso de divulgação da Química, pode ser
refletido através dos resultados obtidos e da participação do público. A análise
do questionário aplicado ao final das apresentações, permitiu constatar que
cerca de 81 % dos entrevistados conceituaram a apresentação do grupo Tubo de
Ensaio como ótimo e bom e 19% conceituaram como regular e 100% dos alunos
entrevistados conceituaram a apresentação como interessante.
Podemos perceber pelos relatos dos alunos/membros que a participação no grupo
Tubo de Ensaio foi de grande importância no desenvolvimento de vários aspectos
importantes para o futuro licenciado em Química. Através da participação no
grupo os alunos conheceram a química de forma aprofundada e lúdica, despertando
a paixão pela ciência reforçando a escolha pelo curso de Química. Os alunos
relatam o crescimento no conhecimento em Química através da busca dos
experimentos e nas explicações dos fenômenos ocorridos. Também destaca-se que a
participação dos alunos no grupo colabora para que eles trabalhem o aspecto da
oratória e de falar em público sem inibições, um requisito importante para um
futuro licenciado em química.
Conclusões
O uso do teatro científico como recurso pedagógico, funciona como uma maneira informal e prazerosa de divulgação da Química, pois estimula a percepção e a memória audiovisual facilitando a forma de aprendizagem e despertando o interesse dos alunos/espectadores. Através da união do lúdico e a experimentação os alunos podem reconhecer a Química como uma ciência interativa e motivadora. Os experimentos promovem o desenvolvimento das habilidades de observação e o interesse dos alunos pela Química, uma vez que estes buscam conhecer mais sobre a teoria envolvida nos experimentos apresentados.
Agradecimentos
UECE, CNPq, CAPES, FUNCAP, pelo investimento financeiro e bolsas; a todas escolas, IES e eventos pelos convites das apresentações e a todos do grupo TE.
Referências
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