Autores

Ribeiro Junior, J.B. (COLÉGIO 7 DE SETEMBRO) ; Marinho, M.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Marinho, E.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Para avaliar educacionalmente, é necessário utilizar diversas estratégias, uma delas é a utilização de avaliações simuladas Este trabalho tem o objetivo de analisar a utilização de habilidades no processo de avaliação. Esta análise parte de uma pesquisa realizada com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular de Fortaleza (Ce).Como ferramenta para coleta de dados foi aplicada uma avaliação estilo ENEM, na área de ciências da natureza. Através das análise dos resultados, com foco nas habilidades relacionadas a química, podemos observar a precisão da avaliação, indicando esta como uma poderosa ferramenta no processo de ensino, identificando habilidades desenvolvidas pelos alunos, caracterizando com isso a avaliação como sendo um processo e não um fim.

Palavras chaves

Ensino de Química; habilidades ; avaliação

Introdução

A prova escrita, mesmo não sendo o único instrumento de avaliação para aprendizagem de ciências, ainda persiste como o método mais utilizado em avaliações em larga escala no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino de Médio (Enem) ,que tem como objetivo analisar os estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio (Brasil, 1998, 2005), que utiliza os dados como forma de avaliar o desempenho pessoal. Também são usados pelo governo para definir políticas públicas educacionais. Atualmente, muitas universidades públicas e privadas estão utilizando os resultados do ENEM em seus sistemas de seleção. Este exame propõe mensurar modalidades estruturais da inteligência, denominadas competências (BRASIL , 1998, 2000, 2001). Decorrente das competências adquiridas surge o conceito de habilidades que referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências (INEP, 1999,2000). Segundo ALINE e TOMIO (2011) as comissões elaboradoras dessas avaliações, definem um conjunto de habilidades consideradas essenciais e a partir delas, constroem os instrumentos de avaliação. O Enem é considerado um exame que segue uma referência teórica construtivista, suas avaliações tem como prioridade a resolução de problemas, valorizando a capacidade dos alunos em relacionar as informações dispostas pelo próprio item, priorizando assim a capacidade do aluno de estabelecer novas conexões para resolver situações problemas (FINI, 2005,MACEDO,2005). O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de habilidades no processo de avaliação, utilizando para isso um conjunto de questões que utilizem conteúdos tradicionalmente ensinados na química do ensino médio.

Material e métodos

O estudo se classifica como descritivo e reflexivo, cuja natureza é quantitativa. Tem ainda como proposta o estudo de caso e levantamento de dados, utilizando como técnica de coleta de dado um avaliação contendo 45 questões, padronizadas no formato do exame nacional do ensino médio. A população do estudo abrange os estudantes regularmente matriculados na 2ª série do ensino médio, de um colégio da rede particular, que possui duas sedes, ambas situadas na cidade de Fortaleza (Ce). Dentre estas 45 questões foram escolhidas 4 questões, como alvo de um estudo mais detalhado, questões estas que trabalhem predominantemente a mesma habilidade, e que explorem conteúdos tradicionalmente trabalhados pela química.

Resultado e discussão

A avaliação continha 45 questões de múltipla escolha seguindo o modelo ENEM, para ciências da natureza. De um total 345 alunos matriculados , 287 alunos realizarão a avaliação, obtendo assim uma participação efetiva de 83,18% da população. A avaliação em ciências da natureza procura avaliar as competências através de 30 habilidades. Observando o gráfico 1, podemos observar uma média de 2, 5 questões por habilidade, mas no entanto se considerarmos as habilidades mais trabalhadas foram a Habilidade 14 com 5 questões e as Habilidades 3,17 e 24 com 4 questões cada.A habilidade 24 de ciências da natureza está inserida no eixo cognitivo de domínio de linguagens, e pertence a competência da área 7, (Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas).As questões 47,48,57 e 59 foram previamente classificadas como questões de nível de dificuldade Regular, e trabalham predominantemente a habilidade 24. Observando o gráfico 2, podemos observar que na questão 47 teve um desvio muito grande em relação as outras,com 60% de acerto, ou seja, 60% dos alunos desenvolveram esta Habilidade, quando comparamos com as outras 3 questões que também foram classificadas previamente com questões Regulares, no obtemos 40,48 e 46% de acertos tendo uma média de acertos de 45%, com um desvio padrão( σ) de 4,1% entre elas indicando que as mesmas realmente possuem o mesmo grau de dificuldade, já a questão 47 pode ser classificada com uma questão com dificuldade menor do que as outras, analisando agora as questões 48,57 e 59, podemos inferir que a avaliação com relação a habilidade 24 foi precisa, podendo assim afirmar que em média 45% dos alunos desenvolveram esta habilidade.

Gráfico 1:Relação Quantidade de Questões por Habilidade

Relação Quantidade de Questões por Habilidade

Gráfico 2:Percentual de Acertos x Erros

Gráfico 2:Percentual de Acertos x Erros

Conclusões

Ao elaborar uma avaliação, nos moldes do ENEM observamos a complexidade de se trabalhar 30 habilidades em 45 questões, necessitando assim, uma reflexão em relação ao número de questões. Observamos a precisão obtida desta avaliação, pois o perfil se manteve em relação a habilidade estudada. Concluímos que trabalhando a avaliação de forma a expor as habilidades desenvolvidas pelo aluno, esta será o ponto de partida para prover meios para trabalhar o desenvolvimento das habilidades desejadas, considerando assim a avaliação um processo, no qual ele pode acompanhar o desenvolvimento do aluno.

Agradecimentos

À Coordenação dos Curso de Licenciatura Plena em Química da FAFIDAM/UECE, pelo apoio prestado para a realização desse trabalho.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem: documento básico. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraI(INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (1999).Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000.Brasília: INEP.
MACHADO, N. J. Interdisciplinaridade e contextuação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. rasília, 2005a.
MACEDO, L. de. Competências e habilidades:elementos para uma reflexão pedagógica.In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio(Enem): fundamentação teórico-metodológica.Brasília, 2005a.
FINI, M. E. Erros e acertos na elaboração de itens para a prova do Enem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica.Brasília, 2005.