Autores

Oliveira, E.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Silva, C.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Acácio, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, K.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Costa, J.G. (EMBRAPA) ; Santos, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)

Resumo

O sistema educacional tem dado importância à inserção de temas transversais em conjunto com conteúdos disciplinares, que fortalecem a atuação da educação ambiental e do CTSA na formação da capacidade conscientizadora do discente no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho foi realizar uma aula teórico-prática de problemáticas ambientais no ensino de química. O conteúdo foi desenvolvido expondo as problemáticas ambientais que afetam solo, ar e água, seguidos da realização de práticas de química sobre os temas abordados. Com isso, pode-se observar que na aula teórico-prática os alunos conseguiram absorver de forma significativa o conteúdo. Contudo, torna-se viável integrar a educação ambiental na disciplina de química favorecendo o ensino-aprendizagem formador de um cidadão.

Palavras chaves

Química; Meio ambiente; Educação

Introdução

Nos dias atuais o mundo vem sofrendo grandes problemas ambientais causados por diversas atividades humanas, o que tem acarretado numa imensa preocupação em torno da ação do homem no meio ambiente, assim é evidenciado a grande necessidade do sistema educacional direcionar-se para a formação de sujeitos mais decisivos e conscientes perante a preservação do meio ao qual eles pertencem, a fim de melhorar as condições de meio ambiente o que acarreta numa melhor qualidade de vida (MARQUES et al., 2013). Desta maneira a educação deve dar atenção à inserção de temas transversais nas disciplinas abordadas na sala de aula, dentre elas a química contextualizada com questões ambientais, que acaba propiciando ao aluno de ensino médio uma aula que instiga a aprendizagem e o exercício íntegro da cidadania, além do desenvolvimento de valores que os façam atuarem de forma sustentável (AZEVEDO et al., 2012). Assim também se considera a importância do educador como mediador de um ensino, que atua na formação de um educando que será capaz perceber as necessidades do ambiente, além dos muros da escola. Logo, o ensino quando voltado para Educação ambiental e a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente - CTSA é o percussor de um processo educacional formador de um cidadão capaz ser um individuo otimizador da preservação do meio ambiente (SILVA e ARAÚJO, 2012). O presente trabalho teve o objetivo de realizar uma aula focando problemáticas ambientais e o CTSA no ensino de química para alunos do ensino médio.

Material e métodos

A aula teórica - prática contextualizada foi desenvolvida com uma turma do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, localizada na cidade de Arapiraca – AL. A aula foi ministrada por graduandos do curso de licenciatura em biologia e química da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL no laboratório multidisciplinar de química - UNEAL. No decorrer na aula teórica foram abordados temas transversais em torno do solo, ar e água. Neste contexto foram relatados problemas e possíveis soluções para a preservação destes recursos naturais, através da aula teórica que mostrou as ações benéficas e maléficas do homem sobre o meio ambiente através de problemas como: gases do efeito estufa e poluição do solo e rios, também foram abordados conteúdos de química como: pH, gases e métodos de separação de misturas, isso numa linguagem clara e dinâmica demonstrando várias situações que relacionam a química com as questões ambientais. As práticas desenvolvidas foram três: pH do solo, gases do efeito estufa e tratamento da água por decantação, mostrando os problemas ambientais e a química focando nas possíveis soluções para preservação do meio ambiente.

Resultado e discussão

No primeiro momento foi observado que os discentes não tinham uma noção consistente das problemáticas ambientais, mais através de uma contextualização de questões ambientais sobre efeito estufa e poluição de solos e rios entrelaçados a conteúdos de química, foram inseridas informações mais sólidas aos discentes. Assim com essas abordagens foi possível inserir uma visão ampla, da conscientização e preservação que o discente deve ter com o meio ambiente. Foi possível fazer o aluno interagir na aula de forma que os mesmos começaram a citar exemplos de ações, que podem contribuir com um mundo mais sustentável melhorando a qualidade de vida. Desta forma, também foi contribuído para uma melhor interação do professor - aluno e do aluno – conteúdo, o que edifica o processo de ensino e aprendizagem conscientizador do meio ambiente. Os discentes do ensino médio demonstraram uma evolução significativa no decorrer da aula, através de uma discussão sadia sobre o assunto, o que propiciou uma aprendizagem e interesse pelo conteúdo disciplinar. Enquanto que na prática o conhecimento teórico foi edificado, pois os grupos de discentes interagiam para melhor desenvolver as praticas, e estas fortaleceram tudo que foi mencionado de forma teórica, contribuindo de forma satisfatória para formação de um senso critico e perceptivo das questões ambientais através do processo educacional.

Conclusões

Portanto, com a realização dessa aula foi possível perceber que o processo de consolidação do ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo após a aula teórico-prática. Sendo assim foi possível evidenciar que há possibilidades de construir um aprimoramento do conhecimento coletivo conscientizador no meio educacional.

Agradecimentos

A Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e ao Grupo de Pesquisa em Química - GRUPEQ.

Referências

AZEVEDO, A. K. N.; SANTOS, M. C. D.; PIMENTA, H. C. D.; SILVA, V. P. 2012. A educação ambiental e sua influência nas atitudes de alunos de uma escola de ensino fundamental de Natal/RN. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 9, n. 4, p. 039-065.

MARQUES, C. A.; SILVA, R. M. G.; GONÇALVES, F. P.; FERNANDES, C. S.; SANTIAGO, F. A. 2013. A abordagem de questões ambientais: contribuições de formadores de professores de componentes curriculares da área de ensino de química. Quim. Nova, Vol. 36, No. 4, 600-606.

SILVA, P. A. V. B.; ARAÚJO, M. S. T. 2012. Abordagem de temas de educação ambiental sob o enfoque CTSA no ensino médio no município de Barueri - SP. In. II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, 2., Anais... p. 431-443.