Autores
Dias, A.C.S. (UFPA) ; Pinheiro, E.A.A. (UFPA) ; Vera, G.W.G. (UFPA) ; Pontes, A.N. (UFPA)
Resumo
A presente pesquisa objetivou realizar um estudo sobre a aprendizagem de conceitos fundamentes de química, por alunos do curso de licenciatura plena em química da Universidade Federal do Pará. Para tanto, selecionou-se 60 alunos, sendo 20 do primeiro ano (2014), 20 do segundo ano (2013) e 20 do terceiro ano (2012). Depois, aplicou-se uma avaliação somativa, com cinco questões, na perspectiva de identificar os conteúdos de química aprendidos pela amostra ao longo dos anos. Para análise de dados empregou-se estatística descritiva, teste de Shapiro-Wilk, ANOVA e teste de Tukey. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa entre a aprendizagem dos conteúdos pelos três grupos da amostra.
Palavras chaves
Formação acadêmica; domínio dos conceitos; química
Introdução
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (LDB / 96, Art. 22). A escola por intermédio dos professores deve favorecer o entendimento da Química como uma matéria que se faz presente na vida das pessoas. A desmistificação dessa matéria aumentará o interesse dos estudantes em aprender cada vez mais um conteúdo que tem tudo a ver com o seu cotidiano (SILVA, 2008). Para tanto, o professor deve desenvolver em seus alunos a percepção da importância e o universo de aplicabilidade dos conhecimentos de química no cotidiano. De acordo com Silva (2003), “torna-se necessário por parte dos docentes da educação básica, o domínio dos conceitos fundamentais que norteiam o sucesso no aprendizado desta ciência”. Esses autores também argumentam que “uma vez que somente a partir desses entendimentos é que se poderá efetivamente contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem deste nível de ensino”. Neste contexto, o presente trabalho objetivou realizar uma análise do desempenho acadêmico de graduandos em química da Universidade Federal do Pará (UFPA) baseada em domínio de conceitos fundamentais da referida disciplina.
Material e métodos
Primeiramente, houve a realização de uma pesquisa bibliográfica com base em materiais já elaborados para a identificação de conceitos fundamentais que norteiam a formação de um profissional de Química, bem como o aprendizado de seus alunos. Em seguida, foram formuladas 10 questões sobre esses conceitos, inseridos nas principais áreas da química (orgânica, inorgânica, analítica e físico-química), totalizando 40 questões. Após isso, foi escolhido aleatoriamente 5 das 40 questões e a posterior aplicação de uma avaliação somativa com uma amostra de 60 graduandos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFPA. A primeira e a segunda pergunta referem-se à nomenclatura de compostos orgânicos; a terceira pede-se para definir a Segunda Lei da Termodinâmica; na quarta pergunta-se sobre a definição de eletroafinidade e na quinta pede-se para calcular o pH do vinagre a partir da concentração do íon hidrônio de valor igual a 1,6 10-3 mol/l. A amostra de 60 graduandos foi dividida igualmente em 20 alunos do 1º semestre (ano de 2014), 20 do 3º semestre (ano de 2013) e 20 do 5º semestre (ano de 2012) do referido curso da UFPA. A coleta de dados foi realizada no mês de abril de 2014. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para o estabelecimento de médias e frequências para a construção de gráficos e tabelas. Depois, procedeu-se um teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados. Verificada a normalidade dos dados, realizou-se a Análise de Variância (ANOVA), fator duplo, sem repetição, e o teste de Tukey, a fim de identificar diferenças entre as médias da amostra. O software utilizado para a análise dos dados foi o BioEstat 5.3 (AYRES, 2007).
Resultado e discussão
Os resultados da coleta de dados estão disponibilizados na Tabela 1. Para tanto,
a aplicação do teste de normalidade de Shapiro-Wilk indicou valor de p > 0,05
para todos os dados da amostra, evidenciando assim a normalidade dos dados. Com
isso, procedeu-se a realização de uma ANOVA e os valores para tratamentos e
blocos foram respectivamente iguais a p > 0,05 e p < 0,05. Esses resultados
indicam que não há diferença significativa nos tratamentos, isto é, o nível de
aprendizado dos conteúdos dispostos nas questões é semelhante para os três
grupos da amostra: 1º ano (1º semestre), 2º ano (3º semestre) e 3º ano (5º
semestre). Esses resultados indicam que, dentro da amostra considerada, não
houve ampliação de conhecimentos destes conteúdos ao longo de três anos. Em
termos de blocos, verifica-se que há diferença significativa, pois p < 0,05.
Neste caso, efetuou-se um teste de Tukey para identificar onde estava essa
diferença e verificou-se que a mesma se encontrava nas questões 1 e 3. A questão
1 foi a que teve mais acertos e a 3 foi a que teve menos, indicando que em
termos de nomenclatura os alunos estão com um bom nível de aprendizagem, mas na
parte conceitual de termodinâmica ainda há muito que avançar. Nas demais
questões não houve diferenças significativas.
Conclusões
Na pesquisa verificou-se que os estudantes da amostra do curso de Licenciatura Plena em Química da UFPA apresentam dificuldades no domínio de conceitos fundamentais. Essa situação precisa ser revertida em função da qualificação profissional desses graduandos. Identificou-se também que não houve diferença significativa entre a aprendizagem de conceitos fundamentais de química entre os alunos do 1º, 2º e 3º anos, evidenciando-se assim que não houve evolução dos conhecimentos adquiridos ainda no ensino médio. Essas evidências precisam ser aprofundadas por meio de uma pesquisa mais ampla, que envolva a investigação de novos conceitos e também de uma maior amostra, a fim de que se tenha um quadro mais fidedigno desses futuros profissionais de química.
Agradecimentos
Referências
AYRES, M.; AYRES JR., M.; AYRES, D. L.; SANTOS, A. de A. S. dos; BioEstat: Aplicações Estatísticas nas Áreas das Ciências Bio-Médicas. BioEstat. 5 ed. Belém, PA. 2007.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Reforma Curricular do Ensino Médio. Disponível em: http://www.mprs.mp.br/infancia/legislacao/id3140.htm. Acesso em: 15 de maio de 2014.
SILVA, S. M.; EICHLER, M. L.; PINO, J. C. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. As percepções dos professores de química geral sobre a seleção e a organização conceitual em sua disciplina. volume 26, nº 4, 2003.
SILVA, A.M.; RIBEIRO, F.A.C. ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA. 2008. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2008/trabalhos/44-102.htm. Acesso em: 15 de maio de 2014.