Autores
da Silva Acácio, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Barbosa da Silva, C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Barbosa da Silva, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Gomes da Costa, J. (EMBRAPA) ; Feitosa dos Santos, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)
Resumo
Para a educação abordar a poluição da água na disciplina de química é permitir que o discente adquira uma atitude conscientizadora, diante do tema e do valor da disciplina na sua realidade. O objetivo foi desenvolver uma aula teórico-prática de poluição da água para alunos de ensino médio. A aula teórica foi contextualizada através do tema poluição da água, seguida da realização da prática de descontaminação da água. Os alunos a principio tinham pouca informação sobre o assunto, mas isso foi sanado no decorrer da aula inserindo informação e obtendo a participação ativa dos alunos, que se intensificou na realização da prática. Portanto, trabalhar questões ambientais em conjunto com o assunto disciplinar contribui para o processo de conscientização dos discentes.
Palavras chaves
Aprendizagem; Educação ambiental; Química
Introdução
O mundo vem sofrendo grandes impactos ambientais e um deles é a poluição da água, sendo que existem métodos que pode auxiliar na descontaminação da mesma. Diante disso, a escola que tem um papel fundamental na formação do aluno, pode ajudar na conscientização sobre os fatos pertinentes que afetam sua cidade, país e o mundo (MORAIS et al., 2011). Pois diante de uma realidade que abrange o fato de que muitos alunos desconhecem a importância, que muitas disciplinas abordadas na sala de aula como a química têm na preservação no meio ambiente, o processo educacional tem voltado seus olhos para aproximação da disciplina com realidade (FERNANDES, 2010, SANTOS et al., 2010). Para o favorecimento da abordagem de temas geradores do processo educacional conscientizador tem se dado relevância ao uso de dinâmicas que integram experimento de baixo custo com o tema gerador, auxiliando no fortalecimento e inserção de atitudes mais perceptivas e concisas nos discente, agregando qualidade a prática docente, numa educação que fornece formação e conscientização dentro do processo de ensino-aprendizagem (AZEVEDO et al., 2012; SANTOS et al., 2010). Desta maneira, o presente trabalho teve o objetivo desenvolver um método de descontaminação da água dentro da disciplina de química a fim de propiciar um ensino-aprendizagem conscientizador e formador de um cidadão.
Material e métodos
Foi realizada uma aula teórica prática sobre poluição da água e métodos de descontaminação da água com conteúdo de química de separações de misturas dentre outros, ministrada por graduandos de biologia e química da UNEAL, no laboratório multidisciplinar de química/UNEAL e contou com a participação de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública localizada na cidade de Arapiraca - AL. A aula compreendeu dois momentos: um teórico e o outro prático, nesse seguimento a aula teórica abordou como tema gerador a poluição e descontaminação da água, de forma contextualizada com o ensino de química no assunto de separações de misturas e episódios que compreendem a realidade do discente, isso através de slides com exemplos cotidianos. No segundo momento ocorreu realização da prática de descontaminação da água (ARAÚJO, 2012), a prática fez uso de materiais de baixo custo visto na vida diária dos discentes. Houve a aplicação de um questionário com 04 questões, aplicado antes e após a aula para analisar o conhecimento prévio e o absorvido pelos discentes sobre os conteúdos abordados.
Resultado e discussão
Foram observados que alguns dos discentes do ensino médio da Escola Pública se
mostraram a princípio sem muito interesse no conteúdo, mas foi surgindo uma
participação ao poucos, decorrente das abordagens dinâmicas do conteúdo de
poluição da água, contextualizados com situações da vida diária do aluno, que
acaba contribuindo com a poluição desse recurso natural tão fundamental para
vida. Na aula teórica os alunos se depararam com a abordagem de alguns métodos
de descontaminação da água propiciando uma visão das ações preventivas que podem
preservar este recurso natural, além de inserir a química mais precisamente o
conteúdo de métodos de separação de misturas e transporte de elétrons dentre
outros contextualizados no assunto de poluição da água. Desta maneira, foi
possível proporcionar aos alunos uma conscientização da importância da água ao
mesmo tempo em que foi instigado o beneficio da cidadania ambiental nos
discentes, além de contribuir para o ensino um de química mais próximo da
realidade do aluno. Para a realização da prática de descontaminação da água, os
alunos formaram grupos a fim de observar o processo de descontaminação da água
por eletrofloculação. Assim foi instigando um pesquisador em cada discente, que
busca soluções para os problemas ambientais do mundo, a prática fortaleceu o
despertar do aluno para a vontade de aprender mais sobre os assuntos abordados o
que beneficia a prática docente e o aprendizado do discente. O questionário
antes da aula evidenciou a dificuldades de alguns discentes sobre o assunto,
onde os acertos dos alunos por questão foram inferiores a 50%, enquanto que o a
analise depois da aula mostrou que os discentes adquiriram mais propriedade
sobre o assunto, nos quais os acertos dos alunos por questão foram superiores a
50%.
Conclusões
Pela observação dos aspectos mencionados, foi possível evidenciar a importância de se trabalhar temas geradores de opinião acerca de problemáticas ambientais no ambiente escolar interligado ao conteúdo disciplinar de química. Pois com a turma do ensino médio da escola pública trabalhada, essa atividade foi muito proveitosa, contribuindo para conscientização e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, além de favorecer o processo de ensino e aprendizagem da química.
Agradecimentos
À Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e ao Grupo de Pesquisa em Química - GRUPEQ.
Referências
ARAÚJO, G. 2012. Descontaminação da água por eletrofloculação. O universo da Química. Disponível em: http://ouniversodaquimica1.blogspot.com.br/2012/01/descontaminacao-da-agua-por.html
AZEVEDO, A. K. N.; SANTOS, M. C. D.; PIMENTA, H. C. D.; SILVA, V. P. 2012. A educação ambiental e sua influência nas atitudes de alunos de uma escola de ensino fundamental de Natal/RN. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 9, n. 4, p. 039-065.
FERNANDES, A. P. L. M.; COSTA, C. E. S.; BARROS, A. T. O.; FERREIRA, L. A.; SANTOS, L. C.; ANDRÉ, L. M.; SILVA, S. M. D. 2010. Educação ambiental voltada para coleta seletiva de lixo no ensino infantil. Um Exemplo Prático em Arapiraca-AL. In: VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 7., Anais... SEGeT, p.9.
MORAIS, M. A. S.; AQUINO, G. B.; CRUZ, M. C. P. 2011. A educação ambiental e o uso de água pelos alunos de ensino médio do colégio estadual Tobias Barreto em Aracaju-SE: possibilidades e perspectivas. In: V colóquio internacional “educação e contemporaneidade”, São Cristovão - SE/Brasil, 5., Anais... Educonse, São Cristovão - SE. p.13.
SANTOS, W. L. P.; MACHADO, P. F. L.; MATSUNAGA, R. T.; SILVA, E. L.;VASCONCELLOS, E. S.; SANTANA, V. R. 2010. Práticas de educação ambiental em aulas de química em uma visão socioambiental: perspectivas e desafios. Rev. Eureka Enseñ. Divul. Cien.,7, Nº Extraordinario, pp. 260-270.