Autores
Silva, C.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Oliveira, E.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Acácio, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, K.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Costa, J.G. (EMBRAPA) ; Santos, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)
Resumo
O professor tem tido dificuldades para desenvolver os conteúdos de bioquímica no ensino médio, pois os alunos acham os assuntos complexos, o que torna relevante que estratégias pedagógicas como aula teórico-experimental possa ser realizada para melhorar o ensino-aprendizagem. O objetivo foi realizar uma aula teórico- experimental de bioquímica para aprimorar o ensino-aprendizagem. Foi realizada uma aula teórico-experimental sobre DNA, proteínas e osmose para alunos do 1º ano médio da rede estadual. No início da aula notou-se pouca participação dos alunos, mas no decorrer da aula isso foi minimizado e ficou evidente o entusiasmo dos alunos na aula. Portanto, usar metodologias que permitem melhor compreensão dos assuntos de bioquímica é essencial para prática docente e aprendizado do aluno.
Palavras chaves
Aula teórico-experimental; Aprendizagem; Bioquímica
Introdução
Atualmente trabalhar assuntos de bioquímica voltados para a realidade cotidiana dos discentes é fundamental para a formação de um cidadão, mas trabalhar neste enfoque tem sido um desafio para muitos docentes, que ainda se prendem a um ensino conservador (PINHEIRO e POMPILHO, 2011). Desta forma, acaba-se perdendo a oportunidade de adotar modelos pedagógicos alternativos que aproximam a bioquímica da vida dos discentes, que acham os assuntos desta disciplina complexos, o que tem dificultado o processo de ensino-aprendizagem. Adotar metodologias de ensino que contribuam como recurso didático pedagógico, pode aperfeiçoar a prática docente melhorando o ensino, propiciando uma melhor aprendizagem, através da inserção de uma aula teórico-experimental contextualizada com o cotidiano (ANDRADE e MASSABNI, 2011). No cenário escolar é fundamental o uso de ferramentas pedagógicas, que possam tornar o ensino mais compreensível e acessível à aprendizagem dos conteúdos de bioquímica nos seus vários níveis de ensino, favorecendo o âmbito educacional e a qualidade da formação atribuída aos discentes (ALBUQUERQUE et al., 2012). Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de realizar uma aula teórico-experimental de bioquímica para alunos do ensino médio para analisar sua relevância no aprimoramento do ensino-aprendizagem.
Material e métodos
Foi realizada uma aula teórico-experimental no Laboratório Multidisciplinar de Química da UNEAL, localizada na cidade de Arapiraca - AL. As aulas foram ministradas por graduandos dos cursos de química e biologia da UNEAL, para uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino. A aula teórico-experimental teve inicio com a abordagem teórica de conteúdos da disciplina de bioquímica como: osmose, DNA e proteína, que foram contextualizados de forma interativa e estimulante com o cotidiano. Depois da abordagem teórica ocorreu à aplicação dos 03 experimentos, que fizeram uso de materiais de baixo custo e fácil aquisição. Houve a disponibilização de protocolos experimentais que serviu como guia de orientação para os discentes, sendo que antes da realização dos experimentos houve a leitura deste material. A turma foi dividida em grupos para melhor realização dos experimentos: transporte e translocação, extração do DNA da cebola e desnaturação da proteína albumina. No final os grupos apresentaram os resultados para os colegas.
Resultado e discussão
A princípio foi observado que os discentes tinham dificuldades em compreender os
assuntos de bioquímica osmose, DNA e proteína. Diante disso, no decorrer da aula
a teoria foi abordada, através de uma linguagem simples e os discentes começaram
a opinar sobre os assuntos aos poucos, tornando a aula interativa. No momento de
realizar os experimentos os discentes estavam entusiasmados em visualizar o que
foi abordado na teoria, ou seja, os assuntos osmose, DNA e proteína, através de
materiais como cebola, ovo e cenoura dentre outros usados nos experimentos, com
o intuito de aproximar à bioquímica do cotidiano, promovendo uma melhor fixação
dos conteúdos abordados. Foi observada a interação dos grupos para realizar os
experimentos transporte e translocação, DNA da cebola e desnaturação da
albumina. A aula propiciou ao professor trabalhar o assunto de forma dinâmica e
próxima da realidade do discente. Na apresentação dos resultados dos
experimentos pelos grupos, foi observado que os discentes conseguiram absorver o
conteúdo ministrado, além de relacioná-lo com sua realidade. Essa aula teórico-
experimental foi um suporte relevante para o desenvolvimento dos assuntos de
bioquímica abordados com os alunos do 1º ano médio, evidenciando também o quanto
essa metodologia pode auxiliar o professor para desenvolvimento do conteúdo
disciplinar de forma favorável. O sistema educacional aberto às transformações
pedagógicas propõe de forma promissora o aprimoramento do processo de ensino e
aprendizagem (FERNANDES, 2011). É indispensável evidenciar a importância de
novas metodologias pedagógicas de ensino que atribuem mais qualidade a educação
proposta para formação do discente e aperfeiçoamento da prática docente.
Conclusões
Portanto, utilizar metodologias de ensino que visam o cotidiano do discente e que possam usar materiais de baixo custo, pode ser benéfico ao aperfeiçoamento do ensino de bioquímica, através de uma abordagem teórico-experimental, repercutindo positivamente no aprimoramento do ato de ensinar os conteúdos por parte do professor e de aprender por parte dos alunos do ensino médio.
Agradecimentos
A Universidade Estadual de Alagoas pelo apoio e ao Grupo de Pesquisa em Química- GRUPEQ.
Referências
ALBUQUERQUE, M. A. C.; AMORIM, A. H. C.; ROCHA, J. R. C. F.; SILVEIRA, L. M. F. G. NERI, D. F. M. 2012. Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência. Rev. bras. educ. med. [online].vol.36, n.1, pp. 137-142. ISSN 0100-5502.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. 2011. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru) [online], vol.17, n.4, pp. 835-854. ISSN 1516-7313.
FERNANDES, C. C. M. 2011. A pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógico: considerações para sua inclusão na prática pedagógica. Diálogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 74-82, ISSN: 2179-9989.
PINHEIRO, A. W.; POMPILHO W. M. 2011. O ensino de enzimas: uma abordagem experimental de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. ISSN: 1677-2318, No. 01.