Autores
da Costa Ramos, G. (UEPA/UFPA) ; Almeida Watanabe, L. (UFPA/ SEDUC-PA) ; Rodrigues Moura, S. (UFPA/ SEDUC-PA) ; Maria Vasconcelos de Castro, S. (UEPA)
Resumo
Os espaços não formais de aprendizagem têm disseminado o conhecimento aos diversos níveis de ensino. Por esse motivo buscou-se conhecer como estes ambientes podem contribuir para a sustentabilidade e aprendizagem científica. A pesquisa foi baseada em observações e questionários. Portanto, o CCPP (Centro de Ciências e Planetário do Pará), compõe estratégias profissionais produzindo assim diferentes padrões de envolvimento profissional entre os monitores e o meio acadêmico e é possível ensinar Sustentabilidade, proporcionando metodologias inovadoras.
Palavras chaves
CCPP; sustentabilidade; ambientes não formais
Introdução
No contexto atual baseado no avanço tecnológico, tem se notado um grande crescimento de ambientes não formais de educação entre eles estão os Museus, Centros de Ciências, Zoológicos, Parques Ecológicos, Observatórios, Planetários, entre outros. Esses ambientes se diferenciam das salas de aula por não estarem vinculados ao espaço físico e as atividades características desses espaços. Os espaços não formais de aprendizagem têm disseminado o conhecimento aos diversos níveis de ensino. Um exemplo são os Centros de Ciências e Planetário que são locais capazes de propiciar a apreciação e o entendimento das ciências por meio de ações voluntárias e individuais, popularizando o conhecimento cientifico e tecnológico (BARBA, 2005). O ensino de sustentabilidade em ambientes não formais, pode contar com uma série de atividades e metodologias tais como experimentos, softwares, representações, livros, documentários de divulgação científica, além de ambientes que proporcionam uma série de práticas relacionadas. Nessa perspectiva, buscamos conhecer como estes ambientes podem contribuir para a sustentabilidade e aprendizagem científica. Alguns estudos se voltaram para esta questão (VIEIRA, 2005; VIEIRA, BIANCONI; DIAS, 2005; CHINELLI, PEREIRA; AGUIAR, 2008) mostrando que eles proporcionam uma interatividade entre os visitantes e as exposições que o constituem, o que torna o processo de aprendizagem mais motivador.
Material e métodos
A pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo o que proporciona um maior nível de credibilidade e validade nos resultados da pesquisa evitando assim, o reducionismo por uma só opção de análise (OLIVEIRA, 2010). Essa pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de questionários que foram direcionados aos monitores do Centro de Ciências e Planetário do Pará e a outra parte da pesquisa foi a observações do espaço, e assim buscou-se conhecer como estes ambientes podem contribuir para a sustentabilidade e aprendizagem científica (SCHMIDT et al., 2000). Os monitores do CCPP são discentes das seguintes instituições UEPA (Universidade do Estado do Pará), UFPA (Universidade Federal do Pará), UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e CESUPA (Centro Universitário do Pará), dos cursos de biologia, química, física, geologia, engenharia ambiental, matemática e pedagogia.
Resultado e discussão
Descrição do espaço: O espaço do Centro de Ciências e Planetário do Pará, em uma de suas paredes de entrada tem um grande painel com o mapa do Brasil e seus principais biomas, com destaque para o bioma Amazônia. Além de uma maquete com a representação da bacia hidrográfica Amazônica. No espaço Sustentabilidade há painéis de resíduos, reciclagem e mudanças climáticas que conta também com materiais para experimentos e oficinas nesse espaço.
No espaço do CCPP há o predomínio de exposições, questionamentos e experimentação em um percentual de 36% das metodologias utilizadas. E a atividade preferida dos monitores no CCPP são as oficinas em um percentual de 21%, e o espaço referente ao meio ambiente 21%.
Segundo os monitores as contribuições do CCPP para a sociedade é exatamente aproximar a teoria da prática, desenvolver projetos sócio-educativos, popularizar a ciência, inclusão social, informar, alfabetizar cientificamente, desperta o interesse dos alunos e reforçar as informações aprendidas na sala de aula. Uma das respostas completas encontra-se abaixo:
Monitor C: O CCPP contribui fortemente com a divulgação do conhecimento científico e com a familiarização social desses saberes. Possibilitando o uso desses conhecimentos na vida cotidiana como, por exemplo, nas práticas de sustentabilidade.
Conclusões
Nesses ambientes é possível ensinar Sustentabilidade, desmistificando a complexidade das ciências, proporcionando metodologias inovadoras que estimulam a capacidade criativa e crítica dos indivíduos envolvidos. Portanto podemos afirmar que CCPP compõe estratégias profissionais produzindo assim diferentes padrões de envolvimento profissional entre os monitores e o meio acadêmico. E posteriormente gerem diferentes tipos de valores e culturas na comunidade frequentadora desses ambientes.
Agradecimentos
A Deus, ao Centro de Ciências e Planetário do Pará e a orientadora Sinaida Vasconcelos.
Referências
BARBA, M. L. P. Os serviços educativos e de popularização de ciência nos museus e centros de ciência e tecnologia: a visão do explora. Disponível em:<http://www.comciencia.br/reportagens/2005/12/14.shtml>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2014.
CHINELLI, M. V.; PEREIRA, G. R.; AGUIAR, L. E. V. Equipamentos interativos: uma contribuição dos centros e museus de ciências contemporâneos para a educação científica formal. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.30, n. 4, 4505, 2008.
OLIVEIRA, M. M.. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.
SCHMIDT, B. V.; OLIVEIRA, R.; ARAGÓN, V. A. (Orgs.). Entre escombros e alternativas: Ensino superior na América Latina. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v.57, n.4, p.21-23, Out/Dez. 2005.
VIEIRA, Valéria. Análise de espaços não-formais e sua contribuição para o ensino de ciências. Tese de Doutorado, IBqM, UFRJ, 2005.