Autores
Rocha, G.C. (UVA)
Resumo
Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e a montagem de uma tabela periódica confeccionada por capas de CD, abordando os elementos químicos e suas propriedades, para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Sendo a tabela periódica um dos assuntos de química que requer habilidade, memorização e conhecimento lógico, é interessante confeccioná-la, pois incentiva o trabalho em equipe e facilita o aprendizado. A montagem de uma tabela periódica é uma forma viável e sustentável, além de despertar o conhecimento dos alunos por alguns elementos do cotidiano. Esse projeto mostrou se uma boa alternativa, levando os alunos a interagir com a química, havendo uma interação entre professor e aluno, além de preservar o meio ambiente através da coleta de CD transformando em uma tabela periódica.
Palavras chaves
Método de Ensino; Sustentabilidade; Tabela Periódica
Introdução
O estudo da tabela periódica no ensino fundamental tem se mostrado um grande desafio para os professores, devido à memorização de símbolos e elementos, onde o aluno procura memorizar a família e o período de cada elemento, desvalorizando os conceitos, a formação, as propriedades dos elementos, sua classificação e a importância desses elementos no nosso cotidiano. Para tornar as aulas de química mais atrativa e valorizada o educador precisa ser o mediador na construção de uma tabela periódica, conscientizando-os da importância de se conhecer a origem de cada elemento químico, despertando o interesse da turma a preservar o meio ambiente por meio de reciclagem de capas de CD, transformando em capas que retratem o símbolo, elemento, massa e número atômico, e dentro da capa do CD retratar as propriedades periódicas e aperiódicas da tabela periódica. Segundo Valadares (2001) citado por Benite & Benite (2009) um dos maiores desafios do ensino de química, nas Escolas de Nível Fundamental e Médio, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos. Confeccionar uma tabela periódica interativa é uma proposta de ensino eficaz e simples de ser manuseada pelos alunos e professores para se entender as informações nela contida de forma divertida e satisfatória.
Material e métodos
A metodologia aplicada foi desenvolvida no mês de outubro do ano de 2013, na Escola Gladys Beviláqua (da Rede Particular de Ensino), no município de Viçosa do Ceará, do estado do Ceará, apresentada pela professora da turma (autora deste trabalho), com o objetivo de despertar o interesse da turma em aprender os elementos químicos de forma dinâmica. O projeto foi desenvolvido com 12 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no turno da tarde trabalhado em quatro momentos. A primeira etapa foi realizada uma campanha para coletar capas de CD, onde a turma conseguiu arrecadar 108 capas para a confecção da tabela periódica e nesse intervalo de tempo foram ministradas duas aulas abordando o assunto da tabela periódica. A segunda etapa consistiu em dividir a turma em 04 grupos, para se trabalhar a montagem da tabela. Utilizando-se EVA, os alunos fizeram os símbolos, nome dos elementos, número de massa e número atômico para encaixar na capa do CD; neste segundo momento, foram confeccionadas as capas das famílias 1A, 2A, 3A e 4A e coladas no TNT. Em outro encontro, foram confeccionadas as famílias 5A, 6A, 7A e 8A; no penúltimo encontro, a turma concluiu a confecção da tabela periódica com os metais de transição, com explicações sobre as propriedades e a importância dos elementos, ao final do projeto foi aplicado um questionário, cujos resultados foram satisfatórios.
Resultado e discussão
Os alunos mostram-se interessados em desenvolver o projeto, e os dados obtidos
pela a análise do questionário aplicado aos 12 alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental, mostraram o aprendizado e o entendimento do conteúdo ao longo da
montagem. Analisando o questionário: Será que a construção da tabela periódica
está associada ao contexto ambiental e que podemos aprender os elementos
químicos de forma interativa, 91,6% dos alunos responderem que sim, e somente
8,4% responderam que não. Em relação ao conceito que os alunos dariam para o
projeto da tabela periódica reciclada, 75% dos alunos acharam ótimo, e 25%
acharam bom. Os alunos sentiram-se incentivados pelo professor ao desempenhar
esse projeto, sendo que as notas dos alunos em relação a tabela periódica foram
satisfatória, e a turma passou a identificar as famílias e os grupos da tabela
periódica com maior facilidade. O aprendizado melhorou, pois com o conhecimento
que tiveram sobre os elementos, facilitou para os novos conteúdos, e como o
projeto mostrou ser uma alternativa eficaz e de entusiasmo para os alunos, está
sendo aplicados em outras turmas.
Conclusões
Essa tabela elaborada com materiais de baixo custo despertou o interesse dos alunos em transformar algo que iria para o lixo em algo que serviu para seus respectivos aprendizados, fato que marcou a interatividade da turma, e os motivou a ter prazer em química. Esse projeto ajudou muito compreender os elementos químicos de forma rápida e de cunho sustentável.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, a minha família pelo incentivo, aos meus alunos do 9ºano da Escola Gladys Bevilaqua pelo parceria.
Referências
BENITE A. M. C., e BENITE C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiencia no ensino público brasileiro, in: Revista Iberoamericana de Educación, n.º 48/2, 2009.
VALADARES, E. C.(2001): “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade”, in: Química Nova na Escola, n.º 13, pp. 38-40