Relatório Técnico
O 7º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Bristol Century Plaza, na cidade de Vitória, Espírito Santo, nos dias 17 a 19 de setembro de 2014, sob o Tema Central: A tecnologia que Impulsiona o Desenvolvimento.
Neste ano a ABQ teve como parceiros na realização do evento o Conselho Regional de Química da XXI Região e as Faculdades Integradas de Aracruz – FAACZ.
No dia 17 de setembro foram realizados dois mini-cursos pré-evento com 4 horas aula cada um, sob os temas: Água para fins de reuso e Segurança química em laboratórios. O primeiro foi ministrado pela professora Mônica Maria Perim de Almeida, Presidente da Regional Espírito Santo da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. O segundo foi ministrado pelo Engenheiro Químico Roberio Fernandes Alves de Oliveira, Vice-Presidente da ABQ e especialista no setor.
Na parte da noite ocorreu a abertura oficial do ENTEQUI. Na mesa, além do Vice- Presidente da ABQ, Roberio Oliveira; o Presidente do Conselho Regional de Química da XXI Região, Alexandre Vaz Castro; a Diretora das Faculdades Integradas de Aracruz, Vera Lucia Cuzzuol; o Presidente da ABIQUIM – Associação das Indústrias Químicas, Fernando Figueiredo; o Presidente do SINDIQUIMICOS – Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Espírito Santo, Elias Cuco Dias. Após as palavras pela abertura, o Dr. Fernando Figueiredo proferiu palestra (Foto 1) sob o tema A importância da tecnologia para o desenvolvimento: a Química como ciência de alta tecnologia fechando a noite com chave de ouroao abordar temas atuais e polêmicos.
No dia 18 de setembro a programação iniciou-se com uma das Sessões de Pôsteres em que a metade dos trabalhos aprovados foram expostos. Momento de congraçamento entre autores e participantes. Após essa sessão foi ministrada a palestra Novas tecnologias de proteção anticorrosiva com revestimentos orgânicos. O orador foi Victor Solymossy pesquisador do CENPES-Petrobras. Fechando a parte da manhã seguiu-se uma Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de 4 trabalhos selecionados (Foto 2) e (foto 3).
No período da tarde ocorreram duas palestras seguidas. Na primeira, definida como Momento com o Autor, Beatriz Vahan Kilikian da USP (foto 4) falou sobre seu livro Purificação de Produtos Biotecnológicos. Na segunda, Mauricio Estrada da Chocolates Garoto falou sobre o tema Garantia da qualidade de alimentos na cadeia de distribuição e venda.
Após realizou-se a mesa redonda sob o tema Investimentos em ciência e tecnologia do pré-sal que reuniu Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, Pró-Reitor de Pesquisa da UFES, Tarcísio José Föeger, Presidente do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Wilson Mantovani Grava, pesquisador do CENPES-Petrobras no Rio de Janeiro. Como moderador, Alexandre Vaz Castro do CRQ-XXI (foto 5).
No dia 19 de setembro, novamente a primeira atividade foi a Sessão de Pôsteres com a outra metade dos trabalhos aprovados (foto 6). A palestra que se seguiu foi ministrada por Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin da UNIFESP - Campus Diadema (foto 7) que falou sob o tema A diversidade de processos baseados em adsorção: novas perspectivas tecnológicas. Após, nova Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de 3 trabalhos.
Após o intervalo para o almoço, seguiu-se a palestra Recursos Renováveis com Estevão Freire da Escola de Química da UFRJ e Empregabilidade - Empreendedorismo, uma Nova Visão Profissional com Frederico Leal da EHVUS Coaching (foto 8).
Para fechar o evento ocorreu o painel de empresas sob o tema Reaproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de novos materiais com a presença de Flávia Pereira Puget da FAACZ, Luciana Secolo Morgan da ArcelorMittal e Umberto Cinque da Fibria - Unidade Aracruz. A moderação ficou a cargo de Roberio Fernandes Alves de Oliveira (foto 9).
Alguns números importantes do ENTEQUI:
- Participantes: 168.
- Palestras: 7.
- Painel: 1
- Mesa redonda: 1.
- Minicursos: 2
- Trabalhos Recebidos: 55.
- Trabalhos Aceitos: 46.
O Encontro muito bem recebido no estado do Espírito Santo, mantendo praticamente os mesmos números alcançados no ano anterior em Maceió. Com isso abre-se mais uma porta para a realização de eventos da ABQ uma vez que este estado não tem uma Regional da Associação. O sistema de formar parcerias com Entidades afins permitirá que a ABQ possa "caminhar" por estados onde não existem regionais constituídas. A experiência foi muito bem sucedida. Continuará no ano de 2015, uma vez que o 8º ENTEQUI realizar-se-á na cidade de Vitória novamente. Confirmado de 16 a 18 de setembro de 2015 sob o tema central "Inovação na Indústria: o que podemos esperar para o futuro?"