Relatório Técnico


O 6º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na cidade de Maceió, Alagoas, nos dias 28 a 30 de agosto de 2013, sob o Tema Central: Tecnologia de Tratamento e Recuperação de Fluidos (Foto 4).

Dando seguimento a proposta de programação apresentada no ano anterior, a Comissão Organizadora manteve a aproximação com as empresas no sentido de proporcionar a oportunidade aos participantes de receber informações sobre mercado de trabalho, o que os contratantes esperam encontrar naqueles que procuram empregos, além de balcão de oportunidades e troca de conhecimento e vivencia com autores de livros do segmento.

No dia 28 de agosto foram realizados três cursos pré-evento, a saber: Briquetes de Bagaço de Cana-de-Açúcar: uma alternativa tecnológica com maior rendimento, ministrado pelo professor Luís Roberto Paschoal, pesquisador da UNICEP/SP; Tratamento de Águas Industriais do Setor Sucroenergético ministrado pelo Engenheiro Alder Flores, Consultor Independente; Requisitos Legais Usados na Avaliação da Poluição das Águas Superficiais e Subterrâneas ministrado pela Engenheira Verônica Santos Menezes, Gerente da Qualidade da Qualitex Engenharia e Serviços. Após os cursos os inscritos foram convidados para um coffee-break onde puderam confraternizar.

Na parte da noite o Presidente da ABQ, Newton Mario Battastini, abriu o evento que teve como momento chave a homenagem ao Presidente de Honra do ENTEQUI, Dr. Luiz Roberio Silva Ramos, Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas da PETROBRAS.

Em seguida o Dr. Francisco M. Miller do CENPES-Petrobrás proferiu a palestra de abertura “Implantação de Tecnologia mais Limpas e seus Reflexos na Ecoeficiência da PETROBRÁS – Um Panorama Nacional”. Após a palestra foi servido um coquetel.

Nos dois dias seguintes a Programação Científica com palestras e painéis, seção de apresentação de trabalhos (Foto 6 e Foto 7) e comunicações orais (Foto 8), foram intensamente procuradas.

As palestras foram ministradas por nomes representativos como Artur Mergulhão da Algás que falou sobre Gás Natural como Integração Energética; Júlio Inácio Holanda Tavares Neto da Braskem que falou sobre Eteno Petroquímico: um motor da indústria do plástico no Brasil; Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim da UFAL que falou sobre Biohidrogênio como Futura Fonte Complementar de Energia Sustentável; Eduardo Cassel, da Faculdade de Engenharia da PUC-RS que falou sobre Tecnologia de Fluidos Supercríticos Aplicada ao Processamento de Produtos Naturais; Rafael Tadeu Acconcia do Grupo Curimbaba (Foto 1) que falou sobre Propantes na Estimulação de Poços de Óleo e Gás; André Luiz Lopes Sinoti da ANVISA que falou sobre Sistemas de Tratamento e Distribuição de Água Tratada para Serviços de Hemodiálise.

Nos painéis, representantes de empresas discorreram sobre casos de sucesso e o encaminhamento dado por suas instituições em  Tecnologia de Tratamento e Recuperação de Efluentes Industriais (Foto 5 – André Sinoti da ANVISA e Klecio Santos da Pindorama).

No “Momento com o Autor” o professor Geraldo Lippel Sant’anna Junior (Foto 2) da UFRJ falou sobre algumas de suas obras e autografou livros. Dez livros foram sorteados entre os presentes.

Uma mesa redonda sobre A Revolução de Xisto e os Impactos no Desenvolvimento Sustentável das Indústrias e da Matriz Energética Brasileira teve a presença dos professores Alexandre Camacho da Agência Nacional de Petróleo-ANP, de Fabio Bello da Braskem e Arthur Schmidt Nanni da UFSC contando com a participação da moderadora Tereza Neuma de Castro Dantas da UFRN (Foto 3).

Alguns números importantes do ENTEQUI:

O Encontro fechou sua permanência em Maceió, cumprindo com os dois anos de realização. Conseguiu abrir um canal de ligação com as empresas e mostrar aos participantes algumas obras publicadas no Momento com o Autor que com certeza será mantido para as próximas versões.

O 7º ENTEQUI teve confirmada sua realização da de 10 a 12 de setembro de 2014 na cidade de Vitória, Espírito Santo, sob o tema central “Tecnologia para o Desenvolvimento”.