Racismo Científico.
LETÍCIA DOS SANTOS PEREIRA
RICARDO FERREIRA MACHADO
JORGE CARDOSO MESSEDER Mediador
Empreendedorismo. Um caminho para o mercado de trabalho.
ANA CAROLINE ARAÚJO DUARTE DA SILVA
ROCHEL MONTERO LAGO
LEANDRO ROSA CAMACHO Mediador
Química do futuro: Preparando a próxima geração de cientistas.
FABIO H. RIBEIRO
PENILDON SILVA FILHO
CAIO LUIS SANTOS SILVA Mediador
LETÍCIA DOS SANTOS PEREIRA
Licenciada em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, com realização de Doutorado Sanduíche (PDSE CAPES) na Universidade de Rostock, Alemanha.
Atualmente é professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA-UEFS.
RICARDO FERREIRA MACHADO
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS.Pesquisa temáticas sobre a história do racismo científico no brasil, o ensino de biologia e em particular sobre o ensino de evolução. Em seu doutoramento, realizou pesquisas sobre o papel da ciência na legitimação de ações racistas contra os povos indígenas do Brasil entre os séculos XIX e XX.É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Baiano, campus de Xique-Xique
JORGE CARDOSO MESSEDER
É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN).
É Presidente da Federação Latino-Americana de Química (mandato 2022/2024). Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5836221673817388
ANA CAROLINE ARAÚJO DUARTE DA SILVA
Atual Presidente da Associação Brasileira de Química Regional Amazônia Ocidental – ABQ/AO.
Licenciada em Química no Centro Universitário do Norte e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniDomBosco. Possui Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação- IPOG, e Especialização em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal do Amazonas -IFAM.
Exerce o cargo de Relações Institucionais do CRQ XIV Região.
É professora de Química na Escola Sesi e faz parte do Núcleo de Formação Docente e Mentoria do Sesi.
Possui 14 anos de experiência como professora e tem se destacado em importantes eventos científicos e educacionais, como CBQ ,ASAD, FEBRACE, OBSAT, OBR e Torneio SESI de Robótica.
ROCHEL MONTERO LAGO
Rochel possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), uma especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica - University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canada, no tema Empreendedorismo Tecnológico.
Atualmente é Professor Titular da UFMG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856471030624999
LEANDRO ROSA CAMACHO
Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008).Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e Colégio Leonardo da Vinci Gama. Exerce o cargo de Diretor Secretário na Associação Brasileira de Química - Seção Regional do Rio Grande do Sul onde Coordena o Projeto das Olimpíadas da Área de Química(OQdoRS) e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V). É atualmente Diretor Regional Sul da ABQ (Associação Brasileira de Química) .Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica.
FABIO H. RIBEIRO
Is the W. Nicholas and Elizabeth H. Delgass Distinguished Professor in Chemical Engineering and Director of the National Science Foundation Engineering Research Center on the Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources (CISTAR), Purdue University.
The nationwide CISTAR is a successful five-university and 32 industry partner collaboration to develop transformative technological innovations in catalysis, separations, and process enhancements and build a new diverse and innovative workforce to reduce carbon footprints.
Ribeiro is also passionately engaged in leveraging these findings to tackle the opportunity and challenge of our century: Energy Transition. He is the co-director of, LEAPS, Purdue Engineering Initiative on Energy Transition. His research, with over 165 publications in scholarly journals, is in the field of catalysis and reaction engineering.
PENILDON SILVA FILHO
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (2000). Completou o Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação, ambos também pela Universidade Federal da Bahia.Foi fundador da Organização não Governamental Oficina de Cidadania, da qual se licenciou em janeiro de 2007.Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Básica, Educação Superior, Cidadania, Ações Afirmativas, acesso à Educação Superior e Extensão.É professor efetivo da UFBA desde julho de 2006.Exerceu de janeiro de 2007 a fevereiro de 2011 o cargo de Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira, Órgão Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, onde realizou funções de gestão e pesquisa, encarregada da formação dos professores do Estado e da experimentação estratégica em Educação da Secretaria.Atualmente é vice-reitor da UFBA.
CAIO LUIS SANTOS SILVA
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2012) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2018). Durante o doutorado, realizou estágio no exterior na Purdue University (West Lafayette-IN, EUA) através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vice-Diretor do Instituto de Química-UFBA, Coordenador da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr).Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: catalisadores para a geração de hidrogênio; abatimento de corantes e metais pesados em efluentes industriais; transformação do glicerol, valorização da biomassa e cinética de processos catalíticos heterogêneos.