Relatório Técnico-Científico
“Agroindústria, Qualidade de Vida e Biomas Brasileiros”
O 50º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Mato Grosso, foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal, de 10 a 14 de outubro de 2010.
O Congresso, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta a partir das 15 horas para retirada de material dos pré-inscritos além de novas inscrições. À noite, ocorreu a Assembléia Geral da ABQ e logo após a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 500 pessoas entre congressistas e convidados, que ouviram uma apresentação de musicas clássica. A seguir foi composta a mesa diretora da solenidade composta por representantes da UFMT, do IFMT, do Presidente de Honra do Congresso, pelos Presidentes da ABQ e do CBQ.
Em suas palavras, o Presidente do CBQ demonstrou as razões pelo que foi convidado como Presidente do Honra do Congresso o Professor Ivo Cuiabano Scaff. A seguir ocorreram as apresentações dos membros da mesa.
Convidado a fazer uma apresentação especial o Prof. Peter Seidl informou a criação pela ABQ com lançamento previsto para início de 2011 do Premio Professor Sucupira que terá como mote o apoio financeiro a estudantes de graduação de curso de Química. O Regulamento do Premio em fase de formatação e registro será de conhecimento público a partir do inicio de 2011.
A palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Ricardo Gattas, Diretor da FINEP que falou sobre Tecnologia, Inovação e o Financiamento da Pesquisa no Brasil.
No dia 11 de outubro foi aberta a EXPOQUIMICA’2010, a área de apresentação de trabalhos, os cursos, assim como a Programação Científica como um todo.
Foram oferecidos 14 cursos sendo 10 com carga de 6 horas/aula e 4 com carga de 12 horas/aula. Destacaram-se Química Forense, ministrado pelo Prof. Valter Stefani da UFRGS com 156 inscritos; Biodiesel, ministrado pelo Prof. Evandro Luiz Dall’Oglio da UFMT com 75 inscritos; Segurança em Laboratórios de Química ministrado pelo técnico Antonio Tadachi Kumagai da AT&M Brasil Instrumentos com 52 inscritos.
Além dos cursos, o CBQ apresentou em formato de pôsteres 408 trabalhos aceitos em 14 áreas. Na Iniciação Científica tivemos 88 trabalhos. Foram enviados 476 trabalhos. Dentre os trabalhos aceitos, 36 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 36 trabalhos selecionados apenas 3 não foram apresentados.
A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar:
- Palestra: Qualidade de Combustíveis no Brasil ministrada pela Diretora de Qualidade da ANP, Rosangela Moreira de Araújo.
- Palestra: Monitoramento Ambiental proferida pelo Prof. Dr. Antonio A. Ioris da da Aberdeen University do Reino Unido.
- Palestra: Complexos de Rutênio como Transportadores de NO: Aplicações Famalocológicas, ministrada pelo Prof. Dr. Douglas Wagner Franco da USP São Carlos.
- Palestra: Educação Ambiental proferida pela Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverria da UFG.
- Mesa Redonda: Os Biocombustiveis no Brasil com a participação de Peter Rudolf Seidl da EQ-UFRJ, Paulo Teixeira de Souza da UFMT e Silvio Rangel do SINDBIO, sob a moderação de Evandro José da Silva.
Vejamos os resultados do CBQ 2010 em números:
- Congressistas: 1252.
- Cursos: 14, com um total de 603 inscritos.
- Palestras Internacionais: 2
- Palestras Nacionais: 10.
- Mesas Redondas: 3.
- Encontros Temáticos: 12.
- Comunicações Orais: 33.
- Trabalhos Recebidos: 476.
- Trabalhos Aceitos: 408.
- Trabalhos concorrentes da Jornada de Iniciação Científica: 88.
Em paralelo ao CBQ, ocorreram os seguintes eventos:
- XXIII Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química.
- XVIII Maratona de Química.
- VIII Feira de Projetos de Ensino Médio – FEPROQUIM.
- Expoquímica’2010 – Show room de serviços e produtos.
Análise do CBQ:
O CBQ transcorreu dentro da normalidade. Infelizmente a resposta de participação em numero de trabalhos enviados foi a menor dos últimos 10 anos. Entretanto a do numero de participantes não foi diferente dos anos anteriores, tendo inclusive um numero maior que Porto Alegre no ano anterior.
O CBQ recebeu participantes de quase a totalidade dos estados brasileiros, notadamente de estados do centro-oeste e do norte.
Mais uma vez o resultado do sistema de inscrições e envio de trabalhos on line foi perfeito, com pouquíssimos problemas, deixando claro que o software desenvolvido foi acertado. O banco de dados está sendo atualizado e melhorado a cada ano e já está alcançando o seu ponto de otimização. Este ano pela primeira vez foi possivel aos participantes pagarem suas inscrições com cartão de crédito. A avaliação dos trabalhos foi feita rapidamente possibilitando aos participantes ter seu aceite em tempo hábil. É uma repetição do que houve no ano anterior e com algumas melhorias.
Recebemos algumas reclamações sobre as poucas alternativas de hospedagem a baixo custo. Pousadas e hotéis baratos são poucos em Cuiabá. A Comissão permanente da ABQ ficará atenta a este item nos próximos eventos para que possamos atender com alternativas sempre que isso for observado.
Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:
01 - Química Orgânica.
02 - Química Inorgânica.
03 - Físico-Química.
04- Analítica.
05 - Ambiental.
06 – Ensino de Química.
07 – Produtos Naturais.
08 – Nanociências e Nanotecnologia.
09 - Química Tecnológica.
10 - Alimentos.
11 - Bioquímica e Biotecnologia.
12 - Materiais.
Foram apresentadas 33 Comunicações Orais selecionadas. A apresentação dos autores nos dois auditórios sempre contou com grande numero de interessados.
Análise dos Eventos Paralelos:
XXIII Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:
Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 109 trabalhos, sendo aceitos 88 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pelo Prof. Luiz Both do IFMT, “visitaram” todos os trabalhos (pelo menos dois membros avaliaram cada trabalho), selecionaram 10. Estes autores apresentaram seus trabalhos em forma oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo argüidos por dois membros da banca. Um dos trabalhos foi desclassificado pois faltou a apresentação oral. Após essa segunda avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Quatro alunos foram classificados como Menções Honrosas e os outros cinco Certificados com a designação da Classificação. Os cinco primeiros colocados receberam prêmios especiais, brindes, DVD’s e Netbook (1º colocado). O que chamou atenção é que pela primeira vez uma Instituição se destacou classificando 5 entre os 10 e premiando 4 entre os 5 primeiros. Trata-se de um trabalho especifico da coordenação do curso voltado a participação no Jornada de IC.
A relação de vencedores foi:
1º lugar:
Rodrigo Henrique de Oliveira Montes da UFU (Minas Gerais) – Determinação de peróxido de hidrogênio em leite empregando um microdispositivo eletroquímico acoplado a sistema de análise por injeção em fluxo.
2º lugar:
Ameliana Cristina Guirelli Silva da UFU (Minas Gerais) – Preparação de filmes de PVC quimicamente modificado visando a aplicação em processos de separação.
3º lugar:
Bruno Pereira Garcês da UFU (Minas Gerais) – Aditivos lipossomais na fotoinativação de macrofagos utilizando ftalocianina de zinco e diodos emissores de luz.
4º lugar:
Lidiane Jorge Michelini da UNUCET-UEG (Goiás) – Uma metodologia de extração de cobre de circuito eletrônico derivado de e-lixo.
5º lugar:
Mariana Alves Henrique da UFU (Minas Gerais) – Estudo da hidrolise acida das fibras de celulose de caroço de manga para produção de whiskers.
VIII Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:
No dia 11 de outubro, de 8 às 12 horas, os Projetos foram apresentados a comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.
A Comissão Avaliadora foi coordenada pelo professore Oalas M. dos Santos do IFMT.
Os Projetos foram apresentados em forma de pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.
Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações e o primeiro colocado recebeu o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00.
Os Projetos vencedores foram:
1º) A extração e quantificação da cafeína em alimentos.
Autores: Carolina Calixto de Jesus, Larissa de Mattos Sarmento, Guilherme Camargo Alevate, Guilherme Soares, Julianne Magalhães Andrade, Marcio das Neves Palumbo, Thalita Melo Teixeira Porto da Silva do Colégio Lumiere de São Paulo.
2º) Construindo a tabela periódica dos elementos 3D: destacando as propriedades periódicas.
Autores: Guilherme Gomes Trellese, Enrico Magalhães Cherbino, Raí Eduardo Hassan de Souza, Marcio das Neves Palumbo, Thalita Melo Teixeira Porto da Silva do Colégio Lumiere de São Paulo.
3º) Biodiesel – uma proposta para a cidade de Cuiabá - MT.
Autores: Theresa Lomeu Portella, Alessandra Emiko Matana, Ana Luiza Passos Couto, Hugo Luis Gonçalves de Melo do CSSG de Cuiabá.
XVIII Maratona de Química:
Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados alunos de escolas do Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Foram recebidas 102 redações versando sob o tema do CBQ. Houve uma seleção previa e destas, 44 foram selecionadas e convidadas a participar do evento, tendo 37 participado.
A Comissão preparou em experimento que foi apresentado aos alunos em forma de vídeo. Em seguida tiveram que explicar por escrito quais as reações e resultados que haviam sido obtidos. Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada pelo Prof. Oalas M. dos Santos do IFMT.
Ao final todos foram classificados recebendo Certificados alusivos a sua colocação conforme listagem abaixo.
Os três primeiros colocados, receberam ainda prêmios em dinheiro: primeiro colocado, R$ 600,00; segundo, R$ 300,00; terceiro, R$ 150,00.
As inscrições na Maratona tem valores simbólicos de R$ 40,00 e R$ 20,00 (para alunos da rede municipal e estadual de ensino). O objetivo da ABQ é incentivar o estudo da química.
Os premiados foram:
1º) Ana Beatriz Catel do Colégio Bem Me Quer de Tatuí, São Paulo.
2º) Renan Souza Mâncio do Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá, Mato Grosso.
3º) Amanda Munhoz Serra do Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá, Mato Grosso.
Conclusões:
O 50º CBQ atingiu seus objetivos. O Centro de Eventos do Pantanal permite aos participantes ter uma ótima estrutura a disposição ficando numa área verde bastante interessante aos visitantes. No aspecto da formatação do CBQ, ocorreram algumas alterações na formatação que vinha sendo apresentada desde 2006. Pelos questionários de avaliação entregues, a Comissão Organizadora entendeu que deve retornar ao formato anterior. O CBQ apresentou neste ano 14 cursos, sendoque 4 mantidos com 12 hora/aula. Estes tiveram uma excelente resposta e serão mantidos. O numero total voltará a ser de 12 cursos.
Os Encontros Temáticos voltados às áreas de apresentação de trabalhos possibilitou o agrupamento de profissionais e estudantes das áreas específicas sendo sempre muito concorrido. O resultado tem sido interessante e está em estudo a possibilidade de ampliação do horário para que um maior numero de trabalhos possa ser apresentado em forma de Comunicações Orais.
O próximo CBQ será na cidade de São Luís, Maranhão. O CBQ esteve lá em 1998. Desta feita, será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva que tem uma ótima localização e espaços convenientes ao CBQ. Sob o tema.
“Energia e Meio Ambiente” o evento que estará comemorando o Ano Internacional da Química será de 9 a 13 de outubro de 2011.